Benefícios da erva-mate para a saúde

A erva-mate é uma das plantas com maior número de benefícios combinados para a saúde dos seres humanos. Conheça os benefícios da erva-mate para a saúde e tudo que a planta pode oferecer…

9 benefícios da erva-mate para a saúde

1 – Diminui o cansaço físico e mental
2 – Acelera o metabolismo
3 – Diminui o colesterol e triglicérides
4 – Ajuda na digestão
5 – Fonte de vitaminas e minerais
6 – Possível ação anti-diabética
7 – Propriedades antioxidantes
8 – Efeito diurético
9 – Propriedades afrodisíacas

1 – Diminui o cansaço físico e mental

Muito se fala sobre a utilização da erva-mate para a redução do cansaço físico e mental. A planta age como um estimulante natural para o sistema nervoso central. Este é um dos grandes benefícios proporcionados pela planta, que neste caso pode ser uma boa alternativa para outros estimulantes, como o café.

A erva-mate é rica em alcalóides, principalmente a cafeína. Estas substâncias provocam a redução da fadiga física e mental, aumentando a concentração do indivíduo.

Contudo, a erva-mate possui efeitos colaterais muito menores do que o café, devido à concentração mais branda de cafeína. Estudos apontam que em 100 ml de chimarrão, a quantidade de cafeína é cerca de 13 vezes menor que na mesma dose de café.

Assista ao vídeo sobre os benefícios da erva-mate.

YouTube video

2 – Acelera o metabolismo (efeito termogênico)

Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia estudaram a erva-mate atuando como um fator anti-obesidade. O objetivo foi a verificação do consumo agudo da planta como sobre o gasto energético de indivíduos saudáveis.

Eles constataram o efeito termogênico da planta. Segundo eles, a ingestão da erva-mate provocou o aumento da taxa metabólica basal em adultos saudáveis.

Isso comprova que a planta pode sim ser usada como substância termogênica, para fins de consumo energético. Portanto, o consumo da erva-mate pode levar ao emagrecimento.

3 – Diminui o colesterol e triglicérides

Entre os principais princípios bioativos da erva-mate podemos citar a saponina. As saponinas são glicosídeos de esteróides. Este tipo de estrutura possui característica lipofílica, e determina a propriedade de redução da tensão superficial da água e também a ação detergente e emulsificante.

Em bom português, a ação das saponinas podem reduzir a concentração plasmática de colesterol, o que já foi demonstrado por estudos anteriores. O mecanismo de ação da saponina em detrimento da redução de colesterol pode ser explicado pela diminuição da absorção intestinal de gorduras (colesterol) e também pelo aumento da excreção dessas mesmas gorduras.

Em seres humanos, estudos já demonstraram que a erva-mate pode reduzir o LDL (colesterol ruim) além de auxiliar na redução do peso corporal e de gordura abdominal.

4 – Ajuda na digestão

A erva-mate possui propriedades que combatem a constipação intestinal. Esta é referente ao mau funcionamento do intestino, o que posterga a digestão do “bolo alimentar”.

Tomar um chimarrão após o consumo de uma comida pesada, como um churrasco por exemplo, pode imediatamente dar uma sensação de bem estar intestinal. O que por si só, torna a digestão facilitada e mais agradável.

5 – Fonte de vitaminas e minerais

Diversas vitaminas e sais minerais são encontrados na erva-mate e podem ser aproveitados nas mais variadas formas de consumo. Os principais minerais encontrados são o Manganês, Ferro, Potássio e Fósforo. As principais vitaminas encontradas são A, B1, B2, C e E.

6 – Possível ação anti-diabética

A ação da erva-mate para combate ao diabetes é apontada por vários pesquisadores. O consumo do chá de erva-mate provocou uma redução de 10% a 12% nos níveis de colesterol ruim. É o que aponta uma pesquisa realizada pela UFSC

A argumentação ou estudos que corroboram com a tese apontam que a ingestão do chimarrão reduz tanto a concentração de glicose plasmática quanto a insulina.

Por outro lado, um estudo feito por, apontou que a utilização de erva-mate não alterou a quantidade de glicose plasmática e também não alterou significativamente a taxa de insulina encontrada no plasma sanguíneo. Entretanto, o mesmo estudo observou que a ingestão da erva pode reduzir a absorção de glicose.

7 – Propriedades antioxidantes

Assim como o tomate e a maioria das frutas vermelhas, a erva-mate também é rica em antioxidantes. Estas substâncias, auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce, pois atuam combatendo a presença de radicais livres, responsáveis por acelerar o envelhecimento.

A erva-mate auxilia na prevenção de rugas e linhas de expressão. Além disso, pesquisas apontam que a quantidade de antioxidantes presentes na Ilex é maior até que a quantidade presente no chá-verde, que até então foi um grande conhecido remédio na prevenção do envelhecimento.

Segundo Edson Luis da Silva, pesquisador da UFSC e um dos principais nomes na área, “é possível acreditar que, a longo prazo, ocorra uma redução das doenças crônico-degenerativas pelo uso da planta como alimento funcional”.

8 – Efeito diurético

As substâncias diuréticas atuam em benefício dos rins, aumentando a eliminação de fluidos (água e outras substâncias), o que consequentemente aumenta a eliminação de sódio. Isso faz com que também seja diminuída a quantidade de fluidos nos vasos sanguíneos, diminuindo também a pressão arterial.

Confira o vídeo comparativo entre a erva-mate e café:

YouTube video

9 – Propriedades afrodisíacas

Em um outro estudo, a Ilex Paraguariensis foi identificada como uma planta de potencial afrodisíaco, podendo ser utilizada para combater a infertilidade e impotência sexual.

Calma, a planta não possui superpoderes, mas certamente ajudará com o seu bem estar e aquele “empurrãozinho” extra de vigor.

Como consumir a erva-mate?

Infusão quente – Chimarrão

A erva-mate é uma planta muito versátil, pode ser consumida de diversas maneiras. Certamente, a maneira mais popular de consumo é a infusão em água quente. No Brasil essa infusão é popularmente conhecida como o “chimarrão gaúcho”.

Está a procura de um Kit completo para o Chimarrão? Nós podemos ajudar:

Kit com erva-mate especial
Kit especial com os melhores Blends de erva-mate orgânica

Aprenda a preparar o chimarrão.

Por sua vez, o chimarrão é preparado com a erva própria para chimarrão. Ela é basicamente composta por folhas de erva-mate frescas, com moagem mais fina.

Saiba mais e conheça diferentes tipos de erva-mate.

No Brasil, anualmente são consumidos cerca de 100.000 toneladas de erva-mate para chimarrão. Contudo, estudos apontam que a tradição da erva-mate está ganhando força em outros estados e regiões do país, e este número deverá aumentar consideravelmente nos próximos anos.

Outras infusões de erva-mate quente vem ganhando espaço: o Mate. Como sabemos, o chimarrão é um dos tipos de bebida quente de Mate existentes, que como dissemos é preparado com erva específica para esta bebida.

Mate é um termo mais abrangente, que pode englobar outras bebidas de erva-mate. Infusões com erva-mate pura-folha ou então a infusão de mate ao estilo argentino e mate uruguaio.

Infusão fria – Tereré e chá mate gelado

De maneira similar, outra opção amplamente difundida é a infusão fria. Em grande parte do nosso país, principalmente na região centro-oeste, o Tereré é a bebida sensação. Ele é preparado com folhas de erva-mate frescas com moagem de cerca de 2mm – 4mm. Água fria ou gelada deve ser adicionada.

Muitas pessoas gostam de saborizar o Tereré e adicionam suco de alguma fruta ao invés de água. Outras preferem simplesmente espremer um limão junto da água. De qualquer maneira, esta também é uma ótima bebida onde você pode aproveitar todos os benefícios da erva-mate.

Na região sudeste, uma outra bebida ganhou muita popularidade: o chá-mate gelado. Este é preparado com folhas de erva-mate tostadas, que são fervidas para preparo do chá, e depois colocadas na geladeira. Diversas pessoas adicionam açúcar à bebida, mas caso prefira uma opção mais saudável, ele também fica ótimo sem açúcar.

Utilização na alimentação – Erva-mate ultra-refinada (Kõ’gõi)

Recentemente, algumas indústrias do setor lançaram a erva-mate ultra-refinada, o Kõ’gõi. Este produto consiste nas folhas da erva-mate secas e trituradas em uma granulometria tão fina que a mesma pode ser utilizada em receitas culinárias.

Na verdade, o produto é composto por nano-partículas de erva-mate. Assim, mesmo em uma mistura com água (para fazer um suco, por exemplo), não é possível perceber a presença da erva mate.

Dessa forma, a mistura fica verde, possui gosto de erva-mate, mas a erva não é percebida na composição do alimento. Simplesmente incrível!

Adicionalmente, a erva-mate ultra-refinada pode ser utilizada em diversas receitas como sorvetes, bolos, pães, massas e batidas diversas. Você aproveita todos os benefícios deste alimento funcional, ao mesmo tempo que consome sua comida favorita.

 

#vivaomate #aprendino80C #mateoutbox #mateinbox

 

Referências bibliográficas

[1] É verdade que o chá mate tem mais cafeína que o café? Super interessante. <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/e-verdade-que-o-cha-mate-tem-mais-cafeina-que-o-cafe/>, 2018.

[2] Klein, G., Efeito do consumo da erva-mate, associada ou não à intervenção dietética, no perfil glicêmico e lipídico de indivíduos pré-diabéticos e diabéticos tipo 2. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.

[3] Taketa AT, Breitmaier E, Schenkel EP. Triterpenes and triterpenoidal glycosides from the fruits of Ilex paraguariensis (Maté). Journal of the Brazilian Chemical Society. 2004 Apr;15(2):205-11.

[4] Lynch JJ, Long JM, Thomas SA, Malinow KL, Katcher AH. The effects of talking on the blood pressure of hypertensive and normotensive individuals. Psychosomatic Medicine. 1981 Feb.

[5] Kim HJ, Ko J, Storni C, Song HJ, Cho YG. Effect of green mate in overweight volunteers: a randomized placebo-controlled human study. Journal of functional foods. 2012 Jan 1;4(1):287-93.

[6] Arçari DP, Bartchewsky Jr W, Dos Santos TW, Oliveira KA, DeOliveira CC, Gotardo ÉM, Pedrazzoli Jr J, Gambero A, Ferraz LF, Carvalho PD, Ribeiro ML. Anti-inflammatory effects of yerba maté extract (Ilex paraguariensis) ameliorate insulin resistance in mice with high fat diet-induced obesity. Molecular and cellular endocrinology. 2011 Mar 30;335(2):110-5.

[7] GIL, Felipe. No rastro de Afrodite: plantas afrodisíacas e culinária. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. ISBN 85-7480-232-8.