was successfully added to your cart.

Carrinho

Entenda quais são os benefícios do Tereré gelado e sua forma de preparo. Aprecie a bebida e entenda o que ela pode trazer de bom para a sua vida.

Os Benefícios do Tereré Gelado para a Saúde

Assim como o chimarrão, o tereré é uma outra forma de apreciar a bebida feita com a erva-mate. Nesse caso, ao invés de beber com água quente, esta outra versão é conhecida por tereré gelado.

Se quiser saber um pouco mais sobre os benefícios da erva-mate para a saúde, é só clicar aqui.

Ao contrário do Chimarrão, o tereré é servido com água gelada e ganha espaço principalmente durante os meses mais quentes do ano. A temperarura da água, aliás, é a grande diferença entre o Tereré e o Chimarrão.

Uma das versões preferidas dos consumidores do tereré gelado, é o tereré com limão. Esta mistura dá muito certo e pode também fazer bem para a sua saúde.

Contudo, existem muitas pessoas que mesmo no verão, não deixam de beber o seu sagrado chimarrão.

Por sua vez, o tereré tem sua origem no Paraguai, e por lá é a bebida preferida, assim como em muitas regiões brasileiras.

O que é o Tereré

Antes de listar os benefícios do tereré gelado, e ensinar a sua forma de preparo, é importante entender o que é o tereré e a sua origem.

O tereré é uma bebida muito parecida com o chimarrão gaúcho. Contudo, a erva-mate utilizada no seu preparo possui composição e granulometria específica para este tipo de bebida.

Como dissemos anteriormente, o Tereré é servido com água gelada. Existem opções de tereré com limão e também com outros sucos de frutas.

Para saber mais sobre os tipos der erva-mate, é só clicar. 

Como o tereré é servido com água gelada, é de certa forma mais fácil de ser consumido do que o chimarrão. Além disso, a opção de adoçar a água com um suco, por exemplo, vem fazendo cada vez mais sucesso.

O tereré gelado é bastante consumido no Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Santa Catarina, além de outros estados brasileiros.

Outros países da América Latina como Uruguai e Argentina também têm o hábito de consumir o tereré, mas o consumo é muito popular mesmo no Paraguai.

Aliás, em terras paraguaias, existe um dia comemorativo para a bebida. A comemoração acontece no último sábado do mês de fevereiro, todos os anos.

Existem diferentes teorias para a origem do tereré. A primeira delas afirma que o tereré surgiu na região do Paraguai, Mato Grosso do Sul e Argentina antes mesmo do Brasil colônia. 

Nesta teoria, os criadores da bebida foram os povos guaranis, e depois da colonização pelos portugueses e espanhóis, os jesuítas passaram a bebê-la também. O principal influenciador nesta decisão foi a observação dos benefícios para a saúde e estética que os povos indígenas tinham por consumir o tereré.

A segunda teoria é que o tereré tenha surgido bem depois, entre 1932 e 1935 durante a Guerra do Paraguai. Neste caso, a teoria diz que os soldados não podiam acender fogueiras para esquentar a água e beber o mate quente. Por isso, começaram a consumir a bebida em sua versão gelada.

Além destas, existem outras teorias também. Contudo, o que é unânime é a região do surgimento da bebida. Seria em um território que hoje pertence ao estado do Mato Grosso do Sul, mas que já foi parte do Paraguai.

Powered by Rock Convert

Como preparar o tereré gelado

O preparo do tereré gelado é bastante prático. Contudo, é preciso ter cuidado para a bomba não entupir, utilizar a erva-mate correta e o tipo de cuia adequado.

Quanto ao tipo de cuia utilizada, ela é diferente das utilizadas no chimarrão brasileiro, ou no mate Uruguaio por exemplo. 

Ainda que existam pessoas que preparem o tereré gelado em um simples copo, o ideal é servir a bebida no tipo de cuia indicado.

A cuia para o tereré é chamada de guampo e é feita normalmente com chifre de boi. Além disso, você deve buscar no supermercado ou loja especializada a erva-mate específica para o tereré.

Aprenda como preparar o seu tereré gelado:

Caso queira aprender a preparar o Tereré de várias maneiras diferentes, fáceis e práticas, preparamos um vídeo para você:

De maneira geral, preparar o Tereré é muito fácil. Segue um passo-a-passo muito simples:

  • Adicionar a erva na guampa (ou copo de tereré), de modo que atinja ¾ do volume;
  • Deitar a guampa 45º, deixando a erva em apenas um lado do recipiente;
  • Molhar a erva com um pouco de água, para que ela fique inchada. Continuar com o copo inclinado durante esse passo, que deve durar de 30 segundos a um minuto;
  • Despejar água gelada, colocar a bomba no guampa e servir-se.

A procura de uma boa erva-mate para tereré? Confere esse post que mostra porque os Blends do Mate in Box são a melhor erva para tereré.

Ou caso queira ir direto para a página da Loja, clique aqui.

Tereré com limão

Uma das formas mais famosas de consumir o tereré é com suco de limão misturado à água gelada.

O tereré com limão dá um gostinho especial à bebida, e é apreciado por muitas pessoas. A quantidade de limões que você usar para fazer um suco natural vai depender do seu gosto. Existem pessoas ainda que usam sucos comerciais para facilitar.

O importante é apreciar o tereré gelado da forma que preferir. Prepare entre 1 e 2 litros de suco, misture com gelo ou água gelada, reúna a sua roda de amigos ou familiares e aprecie esta deliciosa bebida.

Contra-indicações do tereré

Apesar dos diversos benefícios para a saúde, não só de glórias vive o tereré gelado. Na verdade, assim como boa parte dos alimentos e bebidas, o tereré também possui alguns malefícios e contra-indicações.

A ingestão da erva-mate por pessoas com anemia deve ser evitada ou pelo menos não deve ser feita em excesso. Isso pois ela diminui a absorção de ferro pelo corpo.

Um dos principais benefícios do consumo do tereré gelado está justamente associado ao fato da erva-mate possuir  certo teor de cafeína.

A cafeína auxilia no aceleramento do metabolismo, fornecendo maior energia para o metabolismo e consequentemente para atividades físicas.

Porém, sabemos que a cafeína em excesso não faz bem para o corpo humano. Por isso, preparamos um vídeo comparando a erva-mate ao café. Confira:

aliadas ao consumo excessivo podem levar a um aumento da pressão arterial. Por isso, quem tem problemas com pressão alta deve evitar exagerar na quantidade de tereré consumido.

Grávidas devem evitar o consumo

A erva-mate possui diversos anti-inflamatórios, e a ingestão destes compostos pode prejudicar a criança, tanto durante a gravidez quanto no nascimento. Por isso, o ideal é evitar ao máximo o tereré e o chimarrão nos 9 meses de gravidez

Outro composto presente na erva-mate é a cafeína, e por isso em algumas pessoas o consumo da bebida pode até gerar insônia. Por isso, prefira consumir o Tereré durante o dia. Dessa forma, você evita o possíveis insônias à noite.

Esperamos ter contribuido.

Um grande abraço e viva o mate!

Selen Sousa

Author Selen Sousa

More posts by Selen Sousa

Leave a Reply