Benefícios do Tereré Gelado para a Saúde

Benefícios do Tereré Gelado para a Saúde - Erva Mate in Box Verde Pura Folha
[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/12″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”11/12″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]Conheça os benefícios do Tereré gelado para a saúde. Aprenda como preparar a bebida e entenda porque a erva-mate é um super alimento funcional.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]
  1. O Tereré
  2. Os benefícios do Tereré gelado para a saúde
  3. Como preparar o Tereré gelado
  4. Tereré com limão
  5. Contra-indicações do Tereré
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]

O Tereré

O Tereré é uma bebida fria feita a partir da a erva-mate. O seu consumo é caracterizado pela presença de: cuia para tereré, bomba, erva-mate e água fria. 

O Tereré, que ganha espaço principalmente durante os meses mais quentes do ano, também pode ser servido com outros líquidos gelados, como sucos e a mistura de água com limão, por exemplo. A temperatura da água, aliás, é a grande diferença entre o Tereré e o Chimarrão.

whey protein helps with muscle weight gain 10ml vial of testosterone these ‘landmine’ arm exercises are practically guaranteed to get you huge

Existem diferentes teorias sobre a origem da bebida. Contudo, é bastante aceita a tese de que o seu consumo foi iniciado em terras Paraguaias.

Por lá o Tereré é a bebida nacional, e existe até um dia comemorativo para a bebida no calendário hermano. A comemoração acontece no último sábado do mês de fevereiro, todos os anos.[/vc_column_text][image_with_animation image_url=”26285″ alignment=”center” animation=”Fade In” hover_animation=”none” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”75%” max_width_mobile=”default”][vc_column_text]

Benefícios do Tereré Gelado para Saúde

Agora que entendemos o que é de fato o tereré, suas diferentes teorias de origem, vamos aos benefícios para a saúde e estética.

1. Estimula o corpo e mente

Ainda que a erva específica para o tereré gelado seja mais grossa do que a do chimarrão, os benefícios equivalem aos benefícios da planta: erva-mate.

Como a erva possui cafeína e existe um efeito termogênico no corpo, o tereré aumenta levemente o ritmo cardíaco, o que leva a melhores resultados na prática de exercícios físicos.

2. Auxilia na perda de peso (emagrecimento)

É verdade, a erva-mate auxilia no emagrecimento. Isso é verdade tanto para o Tereré quanto para o Chimarrão.

Isso se deve principalmente ao fato de a planta ter um leve efeito termogênico, que leva à elevação da “taxa metabólica basal”. Seu corpo portanto, passa a gastar mais calorias naturalmente.

O efeito estimulante também contribui um pouco para o emagrecimento. Afinal, você terá mais energia para a prática de exercícios físicos.[/vc_column_text][vc_raw_html]JTNDaWZyYW1lJTIwd2lkdGglM0QlMjI1NjAlMjIlMjBoZWlnaHQlM0QlMjIzMTUlMjIlMjBzcmMlM0QlMjJodHRwcyUzQSUyRiUyRnd3dy55b3V0dWJlLmNvbSUyRmVtYmVkJTJGbVNNUkNIdURYSnMlMjIlMjBmcmFtZWJvcmRlciUzRCUyMjAlMjIlMjBhbGxvdyUzRCUyMmFjY2VsZXJvbWV0ZXIlM0IlMjBhdXRvcGxheSUzQiUyMGVuY3J5cHRlZC1tZWRpYSUzQiUyMGd5cm9zY29wZSUzQiUyMHBpY3R1cmUtaW4tcGljdHVyZSUyMiUyMGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbiUzRSUzQyUyRmlmcmFtZSUzRQ==[/vc_raw_html][vc_column_text]

Curtiu o vídeo? Siga o nosso canal no YouTube. Custa pouco para você, mas é muito importante para o nosso trabalho!

3. Combate doenças e é bom para a pele

A erva-mate é rica em antioxidantes. Estas subtâncias são responsáveis porretardar e prevenir o envelhecimento celular.

Para se ter uma ideia, o nível de antioxidantes proporcionado pela erva-mate é 90% maior do que o nível do nutriente no chá verde. Praticamente o dobro!

Tal fato fez com que, recentemente, a erva-mate passasse a ser utilizada em produtos cosméticos. A sua pele agradece!

4. Rico em vitaminas e sais minerais

Outro benefício da erva-mate é a presença de vitaminas. As principais delas são: vitaminas A, C e E, além de vitamínas do complexo B.

Dessa forma, o consumo de Tereré gelado ajuda o corpo no processo de retirar o açúcar consumido para aproveitamento dos músculos.

5. Limpa toxinas do organismo

A erva-mate é um excelente diurético natural e por isso, limpa e retira toxinas do seu organismo. 

O efeito diurético provoca a eliminação de líquidos. Isso é excelente para o organismo pois é através da eliminação de líquidos que fazemos a “limpeza” de nosso corpo.

Beba sempre bastante líquidos! Mas atenção: o consumo do Tereré, assim como o chimarrão, não substitui a ingestão de água.

 

Conheça alguns outros benefícios da erva-mate para a saúde neste texto mais aprofundado.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]

Como preparar o Tereré gelado

O preparo do Tereré é muito simples! É necessário apenas ter a erva-mate correta para isso, além de uma cuia adequada.

Quanto ao tipo de cuia utilizada, ela é diferente das utilizadas no chimarrão brasileiro, ou no mate Uruguaio por exemplo. Uma cuia nesse estilo pode ser ideal.

Um outro modelo mais tradicional de cuia para o tereré é chamada de “guampa” e é feita com chifre de boi. Buscar no supermercado ou loja especializada (conheça a Loja Mate in Box) a erva-mate  e equipamentos para o tereré.

Aprenda como preparar o seu Tereré gelado

De maneira geral, preparar o Tereré é muito fácil. Segue um passo-a-passo muito simples:

  1. Adicionar a erva na cuia, de modo que atinja 1/2 do volume;
  2. Deitar a cuia em 45º, deixando a erva em apenas um lado do recipiente;
  3. Molhar a erva com um pouco de água, para que ela “inche” (a erva absorverá parte da água). Continue com o copo inclinado durante esse passo, que deve durar aproximadamente 1 (um) minuto;
  4. Levante a cuia e coloque a bomba;
  5. Pronto! Agora é só se servir.

Preparamos um vídeo explicativo:

[/vc_column_text][vc_raw_html]JTNDaWZyYW1lJTIwd2lkdGglM0QlMjI1NjAlMjIlMjBoZWlnaHQlM0QlMjIzMTUlMjIlMjBzcmMlM0QlMjJodHRwcyUzQSUyRiUyRnd3dy55b3V0dWJlLmNvbSUyRmVtYmVkJTJGNm5Mb1BSamttbW8lMjIlMjBmcmFtZWJvcmRlciUzRCUyMjAlMjIlMjBhbGxvdyUzRCUyMmFjY2VsZXJvbWV0ZXIlM0IlMjBhdXRvcGxheSUzQiUyMGVuY3J5cHRlZC1tZWRpYSUzQiUyMGd5cm9zY29wZSUzQiUyMHBpY3R1cmUtaW4tcGljdHVyZSUyMiUyMGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbiUzRSUzQyUyRmlmcmFtZSUzRQ==[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]Caso esteja à procura de uma boa erva-mate para Tereré, não compre nada sem ler o post a seguir, que mostra porque os Blends do Mate in Box são a melhor erva para Tereré.

Ou caso queira ir direto para a página da Loja, clique aqui.

Tereré com limão

Uma das formas mais famosas de consumir o tereré é com suco de limão misturado à água gelada.

O tereré com limão dá um gostinho especial à bebida, e é apreciado por muitas pessoas. A quantidade de limões que você usar para fazer um suco natural vai depender do seu gosto. Existem pessoas ainda que usam sucos comerciais para facilitar.

O importante é apreciar o tereré gelado da forma que preferir. Prepare entre 1 e 2 litros de suco, misture com gelo ou água gelada, reúna a sua roda de amigos ou familiares e aprecie esta deliciosa bebida.

Algumas outras maneiras de preparo do Tereré

Confira no vídeo a seguir algumas outras maneiras de preparo do Tereré:[/vc_column_text][vc_raw_html]JTNDaWZyYW1lJTIwd2lkdGglM0QlMjI1NjAlMjIlMjBoZWlnaHQlM0QlMjIzMTUlMjIlMjBzcmMlM0QlMjJodHRwcyUzQSUyRiUyRnd3dy55b3V0dWJlLmNvbSUyRmVtYmVkJTJGZkNodEc4c2Y0cTAlMjIlMjBmcmFtZWJvcmRlciUzRCUyMjAlMjIlMjBhbGxvdyUzRCUyMmFjY2VsZXJvbWV0ZXIlM0IlMjBhdXRvcGxheSUzQiUyMGVuY3J5cHRlZC1tZWRpYSUzQiUyMGd5cm9zY29wZSUzQiUyMHBpY3R1cmUtaW4tcGljdHVyZSUyMiUyMGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbiUzRSUzQyUyRmlmcmFtZSUzRQ==[/vc_raw_html][vc_column_text]

Curtiu o vídeo? Siga o nosso canal no YouTube. Custa pouco para você, mas é muito importante para o nosso trabalho!
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][nectar_woo_products product_type=”all” category=”blend-mate-in-box,cuia-mate-in-box,cuias,terere” columns=”4″ orderby=”date” order=”DESC” carousel=”1″ script=”flickity” flickity_controls=”bottom-pagination” autorotate=”true” item_shadow=”1″ per_page=”16″][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]

Contra-indicações do tereré

Apesar dos diversos benefícios para a saúde, não só de glórias vive o tereré gelado. Na verdade, assim como boa parte dos alimentos e bebidas, o tereré também possui alguns malefícios e contra-indicações.

A ingestão da erva-mate por pessoas com anemia deve ser evitada ou pelo menos não deve ser feita em excesso. Isso pois ela diminui a absorção de ferro pelo corpo.

Um dos principais benefícios do consumo do tereré gelado está justamente associado ao fato da erva-mate possuir  certo teor de cafeína.

A cafeína auxilia no aceleramento do metabolismo, fornecendo maior energia para o metabolismo e consequentemente para atividades físicas.

Porém, sabemos que a cafeína em excesso não faz bem para o corpo humano. Por isso, preparamos um vídeo comparando a erva-mate ao café. Confira:[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_raw_html]JTNDaWZyYW1lJTIwd2lkdGglM0QlMjI1NjAlMjIlMjBoZWlnaHQlM0QlMjIzMTUlMjIlMjBzcmMlM0QlMjJodHRwcyUzQSUyRiUyRnd3dy55b3V0dWJlLmNvbSUyRmVtYmVkJTJGbWFwVmpKYk43UHMlMjIlMjBmcmFtZWJvcmRlciUzRCUyMjAlMjIlMjBhbGxvdyUzRCUyMmFjY2VsZXJvbWV0ZXIlM0IlMjBhdXRvcGxheSUzQiUyMGVuY3J5cHRlZC1tZWRpYSUzQiUyMGd5cm9zY29wZSUzQiUyMHBpY3R1cmUtaW4tcGljdHVyZSUyMiUyMGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbiUzRSUzQyUyRmlmcmFtZSUzRQ==[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]aliadas ao consumo excessivo podem levar a um aumento da pressão arterial. Por isso, quem tem problemas com pressão alta deve evitar exagerar na quantidade de tereré consumido.

Grávidas devem evitar o consumo

A erva-mate possui diversos anti-inflamatórios, e a ingestão destes compostos pode prejudicar a criança, tanto durante a gravidez quanto no nascimento. Por isso, o ideal é evitar ao máximo o tereré e o chimarrão nos 9 meses de gravidez

Outro composto presente na erva-mate é a cafeína, e por isso em algumas pessoas o consumo da bebida pode até gerar insônia. Por isso, prefira consumir o Tereré durante o dia. Dessa forma, você evita o possíveis insônias à noite.

 

Esperamos ter contribuido.

Um grande abraço e viva o mate![/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]
Quiz - Que tipo de tomador de tereré é você?