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Muito usada na medicina tradicional, alternativa, e até na culinária, a erva-cidreira é constantemente confundida com o capim-cidreira. Aprenda como preparar o chá de erva cidreira e seus benefícios à saúde.

O que é a erva cidreira?

A erva cidreira, de nome científico Melissa officinalis, é nativa da Europa meridional. Pertence à família da hortelã e do boldo, e é também conhecida como Melissa. É muito confundida com o capim-cidreira (ou capim-limão), mas suas propriedades são bem distintas, embora ambas façam muito bem a saúde.

As folhas são maiores e mais claras que as da hortelã, ovadas a romboidais com a margem crenada.

mãos segurando ramos de erva cidreira

Alguns benefícios do chá de erva cidreira

A seguir, listamos alguns benefícios comprovados do chá de erva cidreira:

Efeito calmante: A erva cidreira se destaca pela ação calmante, sendo que seu óleo essencial é utilizado na aromaterapia por seu efeito sedativo leve. Assim, ela ajuda a diminuir problemas de insônia, ansiedade e reduz o estresse. 

Diminui as cólicas: Pode ser indicada em casos de cólicas menstruais porque ela proporciona o relaxamento, inclusive dos tecidos, ajudando a aliviar estas dores.

Diminui os gases: Ajuda a reduzir a produção de gases, provavelmente devido à sua capacidade de relaxar os tecidos.

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Ação antioxidante: Possui forte ação antioxidante. Por isso, irá combater os radicais livres e evitar o envelhecimento celular, prevenir câncer, evitar a degeneração da mácula, proteger o coração e evitar doenças cerebrais degenerativas.

Como preparar o chá de erva cidreira

A melhor maneira de consumir a erva cidreira é sob a forma de chá em infusão. Utilize entre 1 e 4 gramas de folhas da planta preferencialmente fresca para cerca de 150 ml de água. 

  1. Ferva a água;
  2. Coloque a água quente sobre as folhas de erva cidreira em um recipiente;
  3. Deixe abafando entre cinco e dez minutos;
  4. Coe e aguarde; 
  5. Tome o chá morno, entre 10 e 15 minutos após o preparo, preferencialmente sem adoçá-lo.

Quantidade recomendada de erva cidreira

Segundo o formulário de fitoterápicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária a orientação é ingerir entre 1 a 4 gramas de folhas por cada 150 ml de água, sendo que a pessoa pode ingerir o chá entre duas e três vezes ao dia. Portanto, a pessoa não deve ingerir mais de 12 gramas de folhas de erva cidreira ao dia ou ultrapassar 450 ml do chá.

Contraindicações

Pessoas que fazem uso de medicamentos ou suplementos sedativos (calmantes) devem consultar o médico antes de consumir a erva cidreira. Por seu efeito sedativo, existe a possibilidade da erva cidreira interagir com esses medicamentos. Altas quantidades de erva cidreira podem levar a uma frequência cardíaca mais lenta e a hipotensão.

Outros chás bons para a saúde

Além do Chá de Erva Cidreira, outros chás que possuem propriedades medicinais são:

    1. Chá Mate (erva-mate), como já falamos nesse post;
    2. Chá Verde, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e possui ação termogênica;
    3. Chá de Hibisco, que auxilia no controle do colesterol;
    4. Chá Branco, que previne o envelhecimento cutâneo e é capaz de combater doenças imunológicas.
Isabela Coutinho

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