was successfully added to your cart.

Carrinho

Sabe-se que o chá verde tem sido usado nas culturas chinesa e japonesa há séculos. A bebida é repleta de propriedades nutricionais que ajudam a prevenir doenças e deixam o organismo mais fortalecido. Conheça os benefícios do chá verde para a saúde.

O que é o Chá Verde?

O chá verde é oriundo da planta Camellia sinensis, a mesma que origina o chá preto e o chá branco. A partir das folhas dessa planta são produzidos os tipos de chá, que são divididos em categorias dependendo do tipo de processo a que são submetidas. 

A principal característica do chá verde é que as folhas não sofrem fermentação. Após a colheita, elas recebem uma vaporização e depois vão para a secagem. Dentro da categoria dos chás verdes, os japoneses ainda subdividem conforme a composição do mix (folhas de primeira colheita, colheita de verão e outono, folhas grandes, misturadas a talos, selecionadas, com grãos grelhados…). 

De uma forma geral, o seu sabor é levemente amargo e o aroma sempre remete a natureza e frescor. 

Tipos de Chá Verde

Alguns dos tipos mais comercializados são:

Chá Verde Sencha: a maior parte dos chás que recebem a denominação geral de chá verde são do tipo sencha. O sabor é mais equilibrado, cor verde claro e bem perfumado. É servido no Japão a qualquer hora, como o cafezinho no Brasil;

Chá Verde Bancha: já foi considerado um chá de segunda classe, por ser feito de folhas mais maduras. É um chá muito mais rico em catequinas, justamente pela maior exposição ao sol;

Chá Verde Genmaicha: grãos integrais de arroz torrado (o gemmai, semelhante a pipoca) são adicionados ao sencha ou bancha, ganhando um delicioso sabor e cheiro agradável de cereal grelhado. Muito apreciado, especialmente por aqueles que ainda não se habituaram ao amargor do chá verde;

Chá Verde Houjicha : às folhas do chá, são misturados os talos e caules, que são torrados, dando ao houjicha um gosto fresco e saboroso e aroma marcantemente agradável. Geralmente é consumido logo após a refeição. 

Powered by Rock Convert

Chá Verde Matcha : O matcha é um chá verde em pó, de altíssima qualidade. Após a secagem, as folhas são trituradas em moinho de pedra e transformadas em pó. O matcha é usado na tradicional Cerimônia do Chá. Seu pó verde finíssimo é misturado à água quente e imediatamente batido (com um acessório próprio de bambu), para incorporar ar e reduzir o amargor, adquirindo aspecto espumoso e cremoso. Seu sabor, embora refinado e exclusivo, é extremamente amargo.

Benefícios do Chá Verde para a saúde

Sabe-se que ele é rico em flavonoides chamados catequinas, fitoquímicos responsáveis pela maior parte de suas propriedades para a saúde. Confira alguns benefícios do chá verde a seguir:

  • Auxilia a quebra das gorduras do corpo
  • Traz saciedade
  • Acelera o metabolismo
  • É um potente antioxidante
  • Combate o colesterol
  • Melhora o humor
  • Otimiza a digestão
  • Protege nossa cognição

Posso tomar Chá Verde todos os dias?

O chá verde pode ser consumido diariamente. Tenha em mente que a quantidade máxima de chá verde indicada é de 4 xícaras ao dia, ou 600 ml. Mais do que isso é passível de efeitos colaterais.

Como utilizar na minha dieta

É bastante comum associar o consumo do chá verde a um estilo de vida mais saudável. A planta possui grande quantidade de antioxidantes, cafeína, aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro que proporcionam mais saúde. 

O chá verde contém um composto chamado epigalocatequina galato, que pode aumentar o gasto energético. Quem consumir cerca de 250 miligramas dessa substância (cerca de três xícaras de chá verde) consegue acelerar o metabolismo e queimar 100 calorias extras por dia, aproximadamente.

Em um estudo realizado com 10 homens saudáveis, o chá verde aumentou o gasto energético em 4%.

Outros chás bons para a saúde

Assim como o chá verde, outros chás que possuem propriedades medicinais são:

  1. Chá Mate, como já falamos no post benefícios da erva-mate;
  2. Chá de Hibisco, que auxilia no controle do colesterol;
  3. Chá de Gengibre, poderoso anti-inflamatório natural;
  4. Chá de Boldo, como já falamos no post benefícios do chá de boldo.
Isabela Coutinho

Author Isabela Coutinho

More posts by Isabela Coutinho

Leave a Reply