was successfully added to your cart.

Carrinho

O chimarrão faz parte do dia a dia de muitos brasileiros, e além de ser uma bebida cultural, pode contribuir para a saúde também. Descubra tudo sobre o chimarrão, quais os reais benefícios e um guia rápido sobre como preparar a bebida.

O Chimarrão

O chimarrão é parte da cultura de alguns estados brasileiros, e uma bebida muito simbólica principalmente no sul do Brasil. Assim, a bebida é capaz de unir famílias, amigos e colegas de trabalho em uma roda. E por ser algo tão significativo já faz parte do dia a dia de muitas pessoas.

Mas além de todo o peso cultural, o chimarrão traz também diversos benefícios para a saúde. Algumas propriedades medicinais fazem com que a erva-mate seja fonte de muitos nutrientes.

Neste artigo, você aprenderá tudo sobre o chimarrão. Desde a sua definição e um pouco da história, até os benefícios para a saúde. E para finalizar, um guia para fazer o Chimarrão Mais Rápido do Mundo.

O que é chimarrão

O chimarrão é uma bebida preparada com erva-mate e água quente. Para isso, a erva-mate moída é colocada em uma cuia, normalmente feita de porongo, e uma bomba é utilizada como se fosse um canudo. Para completar, a água utilizada deve ser aquecida a aproximadamente 70-80 ºC.

Em outros países que também consomem a erva-mate como Uruguai e Argentina, a bebida é chamada simplesmente de mate. Já no Paraguai, país considerado o de origem da erva-mate, a bebida mais comum é o Tereré. Esta é uma bebida de erva-mate, porém servido com água gelada.

Mesmo que pareça muito simples para quem já é acostumado, para quem não conhece, o hábito do preparo e a roda de chimarrão para bebê-lo podem parecer até um pouco estranhos.

Mas a intenção aqui é descomplicar tudo isso.

Para começar, a erva-mate é um produto que deve ser plantado, colhido e processado nas ervateiras. Depois disso, chega às lojas e supermercados para que possa ser adquirida pelos consumidores.

Existem hoje diversos tipos de erva-mate disponíveis, que variam em qualidade e sabor. E para que você saiba qual a sua preferida não tem jeito; é preciso prová-las. Ainda que existam os tipos mais clássicos, você pode optar por alguns sabores diferenciados também.

chimarrao fresco com erva-mate com folha

Um pouco da história do chimarrão

A erva-mate, e por consequência o chimarrão, têm uma história antiga na América Latina, e seu consumo começou com os grupos indígenas Guarani e Quíchua.

Mas mesmo com essa origem contada nas lendas e histórias, foi um botânico, naturalista e viajante francês que deu o nome de Ilex paraguariensis para a erva-mate que conhecemos hoje. 

O botânico se chamava Auguste de Saint-Hilare. Ele era parte do primeiro grupo de cientistas vindo da Europa entre 1816 e 1822. E o seu objetivo era realizar pesquisas e explorações no Brasil Colônia.

Porém, ainda que na época o biólogo acreditasse estar em solo paraguaio, mais tarde ele admitiu que seria mais adequado chamar a planta de Ilex brasiliensis. Isso devido ao fato de que a planta foi encontrada pela primeira vez na região correspondente ao Estado do Paraná atualmente.

Mas agora que você já sabe melhor a definição e a história, vamos entrar em um assunto que interessa muita gente. Afinal, o chimarrão é bom mesmo para a saúde?

Quais os benefícios do chimarrão para a saúde

A bebida contém as vitaminas A, B1, B2, C e E. Além disso, contém muitos sais minerais como alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio. Para melhorar, a erva-mate ainda contém alcalóides como cafeína e proteínas, entre outros importantes componentes.

Na verdade, poderíamos seguir falando sobre os compostos do chimarrão por um bom tempo. Mas saber toda a composição química da erva-mate não ajuda muito na prática, não é mesmo?

Por isso, listamos os 6 benefícios do chimarrão para a saúde de forma prática para você.

1. Elimina a fadiga

Primeiramente, como já citamos, a erva-mate contém cafeína, que ajuda a eliminar cansaço e gera mais energia para quem o consome. Só tenha cuidado com a ingestão de chimarrão durante a noite. Para algumas pessoas, a presença da cafeína chega a causar episódios de insônia.

2. Facilita a digestão

Depois, temos que citar que o chimarrão possui propriedades digestivas que são benéficas ao trato intestinal. Contudo, mais um alerta: algumas pessoas relatam que o consumo em excesso do chimarrão gera alguns problemas. Isso acontece porque a erva-mate também tem efeitos laxantes.

Powered by Rock Convert

3. Auxilia na eliminação de líquidos

Um outro benefício do chimarrão é a capacidade diurética da bebida por ser quente. Assim, consumir chimarrão auxilia também aqueles que sofrem com a retenção de líquidos.

É por isso que não adianta beber chimarrão com a intenção de substituir a água do dia a dia. Na verdade, é preciso beber até mais água por causa deste efeito diurético da bebida.

chimarrao gaucho sendo preparado

4. Tem efeitos antioxidantes

Por causa dos compostos fenólicos da erva-mate, o chimarrão auxilia no combate ao envelhecimento celular. Além disso, também atua na regeneração celular, o que gera resultados positivos na pele.

Existem, aliás, diversos produtos de estética com base de erva-mate por possuir ótimos componentes naturais.

5. É um estimulante natural

Por fim, um benefício que une a eliminação da fadiga por causa da cafeína, e a capacidade de aquecer o organismo. Como o chimarrão tem essas características, acaba também proporcionando mais energia para os exercícios físicos.

6. Auxilia na perda de peso

É claro que apenas tomar chimarrão não vai emagrecer. Mas com mais energia para praticar exercícios físicos e a eliminação de água do corpo, os resultados são impulsionados.

Entretanto, também é preciso reforçar a importância do acompanhamento de profissionais capacitados. Assim, você garante que está realmente seguindo as melhores orientações e pode tomar o chimarrão tranquilamente.

Como preparar o chimarrão (rápido)

Muitas pessoas que não conhecem o chimarrão acham que o preparo é um bicho de 7 cabeças, mas estamos aqui para provar o contrário.

Lembrando que já temos um blogpost falando só sobre como preparar chimarrão.

Diferente do que estas pessoas pensam, o preparo do chimarrão não precisa ter muita técnica e ser difícil. É possível, na verdade, preparar a bebida de forma muito rápida e fácil.

Esta técnica é inspirada no Chimarrão Invertido, e conhecida por “O Chimarrão Mais Rápido do Mundo”. Ou então como “Chimarrão de 9 segundos”. Você já deve saber o tempo que demora para prepará-lo, não é mesmo?

Então confira abaixo o passo a passo e não tenha mais dúvidas.

  • Adicione água morna até o pescoço da cuia. Essa é a parte que preenche aproximadamente ¾ da altura da cuia.

OBS: Aqui é importante a água morna pois a água quente pode acabar queimando a erva. E com isso o sabor é alterado.

  1. Adicione a bomba até o fundo da cuia e acomode-a conforme desejar.
  2. Cubra a água com erva-mate, tapando todo o bocal da cuia.
  3. Abra um furo na lateral com o auxílio de uma colher. Para isso, afaste a erva até encontrar a água da camada de baixo.
  4. Complete com água através do furo criado.

E assim você tem um chimarrão perfeito em poucos segundos, pronto para ser apreciado por todos.

Também temos esse tutorial em vídeo logo abaixo:

Posso tomar chimarrão todos os dias?

Depois de saber tudo sobre o chimarrão você já deve ter respondido essa pergunta com um grande SIM.

Afinal, são tantos benefícios e cargas culturais por trás dessa bebida. E de fato as contra-indicações do chimarrão não são muitas.

Mas as contra-indicações existem, e citamos as mais importantes na sequência.

Para as grávidas a bebida não é indicada. Além disso, pessoas com anemia também não devem tomar chimarrão pois diminui a absorção de ferro pelo corpo.

Uma última contra-indicação é para quem tem hipertensão. Isso porque como o chimarrão tem cafeína e acelera o metabolismo, pode causar problemas em hipertensos.

Considerando tudo isso, é possível dizer que você pode sim tomar todos os dias. Porém, é preciso ficar atento às contra-indicações. E também, caso você note algum mal estar durante ou depois do consumo, é interessante diminuir um pouco o consumo.

E aí, curtiu o blogpost? Segue a gente nas redes sociais! Basta clicar em uma imagem abaixo:

imagem para o facebook do mate in box
imagem para o instagram do mate in box
imagem para o youtube do mate in box
Selen Sousa

Author Selen Sousa

More posts by Selen Sousa

Leave a Reply