Como aumentar a produtividade no trabalho?

Fazer mais com menos é a essência da produtividade. Confira as dicas que separamos para te ajudar a atingi-la ao máximo.

O que é a produtividade?

O que é a produtividade? Com o assunto cada vez mais em alta, é possível encontrar diversas definições e obter diferentes respostas para essa pergunta, além de diversas opiniões de como aumentar a produtividade no trabalho. O primeiro passo é entender que o conceito de produtividade vem mudando ao longo dos anos. Um estudo publicado em 2012 por King et al coloca a evolução da produtividade de uma abordagem antes unidimensional para uma sistêmica, com diversos fatores relacionados na sua determinação.

Para o Instituto Nacional da Produtividade da África do Sul, a “produtividade é uma atitude da mente. É a determinação para melhorar o desempenho de ontem e fazer ainda melhor amanhã. A vontade de melhorar a situação presente, independentemente de quão boa ela possa parecer. É o esforço sustentado para aplicar novas técnicas e métodos.”

Ainda, para o Centro Nacional de Produtividade de Cingapura, produtividade é uma atitude da mente que busca atingir melhorias contínuas nos sistemas e nas práticas que traduzem as atitudes em ações.

Seguindo essas linhas, colocamos a seguir algumas dicas para você aumentar a produtividade no trabalho com pequenas ações no dia a dia!

4 dicas de como aumentar a produtividade

  • Organize as suas tarefas

A primeira dica valiosa para quem quer dar um gás na produtividade é organizar os afazeres. Para isso, você deve estabelecer prazos e metas, assim como níveis de urgência e prioridades. Utilize a tecnologia a seu favor, fazendo uso das ferramentas de produtividade disponíveis no mercado (como por exemplo Freedcamp e Jira), para não correr o risco de acumular tarefas e perder prazos estipulados.

  • Melhore a comunicação interna

A falta de comunicação nas empresas pode comprometer significativamente a produtividade, principalmente quando não há o contato presencial. Uma comunicação falha pode travar trocas de conhecimento entre colaboradores e prevenir que metas e prazos sejam transmitidos de forma objetiva. Por isso, incentive a cultura do diálogo e invista em canais de comunicação (emails, chat, videoconferências…).

  • Faça pausas durante o trabalho

Em tempos de pandemia, com os modelos de Home Office e Teletrabalho muito praticados, é cada vez mais importante estipular um horário para começar a trabalhar, horários de pausa e de fim do expediente. Aproveite os momentos de pausa para alongar. Os alongamentos ajudam a aliviar a tensão e retomar o foco, além de evitar possíveis dores no corpo ao final do expediente.

  • Mantenha hábitos saudáveis: tome mate!

Como já falamos aqui no blog, a erva-mate possui inúmeros benefícios para a saúde. Entre eles, diminui o cansaço físico e mental, agindo como um estimulante natural para o sistema nervoso central. Por isso, pode servir como uma boa alternativa frente a outros estimulantes, como o café.

Além de ser uma boa opção para sua ingestão diária de cafeína, o consumo da erva-mate não apresenta muitos dos efeitos colaterais que ocorrem em algumas pessoas após a ingestão do café, como irritabilidade e insônia.

Assista ao vídeo sobre os benefícios da erva-mate.

YouTube video

 

Então, se a sua meta é aumentar a produtividade no trabalho, comece aos poucos! Se comprometa, aplique as dicas, crie hábitos.