Como fazer chá mate tostado carioca

cha-mate-tostado

O chá mate é uma bebida muito refrescante e saudável, pois mantém os nutrientes da sua matéria-prima erva-mate. Aprenda a fazer o seu chá mate tostado!

O chá mate gelado é consumido em grande escala em todo o Brasil, principalmente por ser uma bebida saborosa e refrescante. Pensando na importância dessa bebida para a cultura do nosso país, hoje vamos contar um pouco da história do mate gelado.

Além disso, você vai aprender uma receita muito simples para fazer o seu próprio chá mate gelado em casa! Confira o conteúdo que preparamos abaixo.

História do mate gelado: O que o Mate tem a ver com o Futebol?

Para começar, vamos contar a história de como o chá mate chegou no Rio de Janeiro. Mas de você preferir, pode assistir ao vídeo completo no nosso canal do Youtube

Chá Mate Leão | O que o Mate tem a ver com o Futebol? | História do Mate Gelado | Coisas do Mate

YouTube video

Imagine que o ano é 1950, ano de copa do mundo aqui no Brasil. Enquanto no futebol as lembranças não foram muito boas, uma importante herança cheia de sabor ficou marcada na cultura dos cariocas.

Essa herança, como você já deve imaginar, é o chá mate tostado gelado! Essa bebida é tão marcante no Rio de Janeiro que é conhecida como “chá mate tostado carioca”.

O cenário onde isso aconteceu foi o seguinte: a empresa Leao Junior, criadora do Matte Leão, queria criar uma bebida doce, refrescante, e que se assemelhasse em partes com o chá preto inglês.

O objetivo era conquistar os estrangeiros que estavam no país, e fazer sucesso durante a copa do mundo. E parece que funcionou mesmo!

Você sabe qual é a matéria-prima do Chá Mate gelado?

Mesmo que você já tenha o hábito de consumir o chá mate gelado, pode ser que não saiba qual é a matéria prima e também processo de preparo da bebida.

O que muitos não sabem é que o mate gelado é feito com a mesma matéria-prima do chimarrão. Isso mesmo, a erva-mate do chimarrão e do tereré também é utilizada para o chá mate gelado. 

Porém no caso do chá mate, o processamento é diferente pois passa por uma etapa de tostagem. É durante a tostagem que a erva-mate se transforma de verde para o tom escuro do chá mate. E ainda libera o sabor caramelado marcante da bebida.

E além de saboroso, o chá mate gelado é refrescante e saudável, mantendo os mesmos benefícios da erva-mate tradicional. 

Saiba mais: Benefícios da erva-mate para a saúde.

Como o chá mate se mantém forte nas praias cariocas

Um outro ponto que não podemos esquecer é sobre quem trouxe os holofotes para o chá mate gelado. Estes personagens importantes foram os mateiros, que até hoje usam seus uniformes laranjas e carregavam mate e suco de limão pelas praias cariocas.

Os mateiros normalmente saem da periferia do Rio de Janeiro e vão até as praias vendendo a bebida refrescante. Eles passam o dia inteiro circulando pelas praias, do Leme ao Pontal, vendendo o mate gelado.

Dessa forma a cultura do chá mate segue forte e banhistas podem se refrescar durante o calor do verão do Rio de Janeiro.

Mas afinal… Como é feito o mate gelado?

Vamos descrever agora a forma de preparo tradicional do chá mate tostado carioca! Mas não se preocupe, você também vai entender como preparar o seu próprio mate gelado em casa.

Na noite anterior à venda, os mateiros enchem uma panela de água, colocam o mate tostado ali, e deixam cozinhando por alguns minutos. Durante a noite a bebida fica esfriando, e pela manhã o mate é coado e colocado em um barril. Mas eles sempre têm 2 barris: um de mate, e outro de suco de limão.

Não é um trabalho fácil como você pode perceber, mas como a tradição do chá mate tostado é muito forte no Rio de Janeiro, a venda da bebida nas praias se torna uma oportunidade de negócio.

Leia também: Chás de Saquinhos vs. Chás a Granel: qual a melhor opção?

Duas formas de preparar um chá mate gelado saboroso e refrescante

1. A receita mais tradicional

Para essa receita, você vai precisar de: 

  • Filtro de café e suporte
  • Erva-mate tostada
  • Água quente e água morna
  • Limão siciliano
  • Açúcar a gosto
  • Gelo

Observação: para fazer essa receita, você deve seguir basicamente os mesmos passos de fazer um café.

Uma dica para proteger o recipiente (se for de vidro) que você escolher para preparar o chá mate tostado: 

  • Coloque um pouco de água morna no fundo para que a temperatura do vidro fique mais próxima da temperatura da água quente que você vai adicionar depois. Assim o seu vidro não corre o risco de trincar pela mudança brusca de temperatura. 
  • Depois de deixar a água morna em contato com o fundo do vidro por alguns segundos você pode descartá-la.

Veja o passo a passo no vídeo: 

Como Fazer: Chá Mate Tostado “Carioca” | Mate gelado – Temporada de Verão 80C

YouTube video

2. Mate tostado na cafeteira

A segunda opção, mais prática e rápida, é preparar o chá mate na cafeteira normal, utilizando o filtro de café.

Você também pode se interessar por: Produtos naturais com erva-mate.

Escolha a sua receita preferida e aproveite

Utilizando qualquer forma de preparo do chá mate tostado, o resultado final será o mesmo: refrescância, sabor e nutrientes para a sua saúde.

Afinal, este é um produto à base de erva-mate, muito rico e com diferentes formas de ser consumido. Seja quente, gelado, puro ou com frutas, para se refrescar no verão ou se aquecer no inverno.