Como fazer mate argentino?

Foto de uma cuia de mate em ambiente ensolarado. Cuia para mate uruguaio. Marca Baldo.

Aprenda a fazer o Mate ao estilo Hermano

A erva-mate repousada é uma característica marcante do mate argentino. A presença de galhos e a alta granulometria da erva-mate padrão argentino facilitam o preparo deste tipo de mate, que praticamente não entope nunca. 

O mate argentino é bastante descomplicado. O seu preparo é rápido e o risco de entupir é praticamente zero. Para o mate argentino utiliza-se a erva-mate padrão repousada. Isso significa que após manufaturada a erva repousa por um longo período (cerca de 8 meses) antes de ser embalada e entregue ao consumidor.

Neste texto vamos ensinar tudo e mais um pouco sobre o tradicional chimarrão argentino.

Preparação do mate argentino

A preparação do mate argentino é simples e parecida com a do mate uruguaio.

De modo geral, não é necessário que se tenha uma parede estável de erva. As ervas com granulometria maior tendem a desmoronar com maior facilidade. Contudo, mesmo que a parede desmorone, o chimarrão argentino não irá entupir.

Para prepará-lo você irá precisar de:

  • Erva-mate padrão argentino
  • Cuia padrão argentino
  • Bomba compatível com a cuia
  • Água quente

Veja como o mate argentino é preparado no vídeo abaixo, Review de uma das ervas-mate mais populares na Argentina, a Erva-mate Rosamonte:

 

YouTube video

 

Vamos ao passo a passo da preparação:

1- Aqueça a água do mate

Aqueça a água do mate até a temperatura de 73ºC. Essa temperatura é ideal para infusões de mate quente. Ela permite extrair o melhor da erva-mate, estando ainda agradável para a boca e organismo.

Caso você não tenha um termômetro em casa, não tem problemas. Nessa temperatura, começam a se formar pequenas bolhas no fundo da panela. Você logo saberá quando a água estiver na temperatura correta.

2- Sirva erva-mate na cuia preenchendo-a com 1/2 do volume

A cuia utilizada para o mate argentino possui um formato similar a um copo. A característica do “beiço” ou boca da cuia é menos acentuada que na cuia de chimarrão. Enquanto que a cuia tradicional uruguaia é em formato de coquinho.

3- Construa a parede do mate

Para isso, utilizando as mãos, tampe a boca da cuia, vire a mesma de lado, sacuda algumas vezes e em seguida retire as mãos da abertura.

4- Cevar com a primeira água

Para consolidar a parede, sirva a primeira água do mate. Utilize água em temperatura morna (metade água quente, metade água à temperatura ambiente).

O contato direto com a água quente faria com que a erva sofresse um choque térmico e, de certa forma, alterasse o seu sabor. A água fria não alteraria o sabor da erva, mas a alta densidade poderia fazer com que toda a erva boiasse sobre a água, desfazendo assim a sua parede de erva.

Como já dissemos anteriormente, mesmo que a parede se desmorone, o mate não irá entupir. Você poderá continuar tomando sem problemas. Contudo, uma parede de erva bem formada é sempre mais bonita.

5- Coloque a bomba

Tapando o bico da bomba com o polegar, introduza a bomba na cuia e a posicione de maneira que ela fique estável.

6- Saboreie seu mate

Nesse momento o mate já está pronto! Sirva a primeira água quente e aproveite seu mate.

Caso esteja tomando com amigos, recomendamos que tome o primeiro mate. Assim, você saberá se acertou na temperatura da água e garantirá que ninguém se queime ou prove um mate frio.

 

Para finalizar, uma dica especial: a Cuia Mate in Box é também ideal para cevar o mate argentino. Confira:

 

YouTube video

 

Um grande abraço e viva o mate!

 

#mateinbox #vivaomate #aprendino80C