Carrinho

A cuia do Chimarrão é feita de Porongo ou Cabaça. Contudo, existem algumas variações, tais como o tamanho da cuia, espessura da casca e alguns tipos de suporte. Outros tipos de Mate utilizam outros materiais de cuia. Entenda essas diferenças no texto a seguir…

Para preparar o Chimarrão utilizamos: erva-mate, água quente, bomba para Chimarrão e cuia de Porongo ou Cabaça. Bom, isso não é novidade para a maioria das pessoas. Mas afinal, qual seria o tipo de cuia mais adequado para meu Chimarrão? Ou, como escolher uma cuia para Chimarrão?

No post de hoje vamos tratar especificamente sobre cuias para Chimarrão. Vamos ensinar tudo sobre as cuias utilizadas para o Chimarrão. Vamos também dar dicas para a escolha da cuia ideal. Boa leitura…

Cuias de Porongo ou Cabaça

Para o preparo do Chimarrão, precisaremos de uma cuia de Porongo ou Cabaça. As cuias de porongo demandam maiores cuidados – leia sobre cuidados com a cuia do Chimarrão. Mas com o tempo a cuia fica curada e adquire um sabor muito legal para a bebida – aprenda a curar a cuia do Chimarrão.

A Cabaça, ou “cabaça doce”, é uma planta de rápido crescimento que fornece um fruto amadeirado, utilizado para a produção das cuias de Chimarrão. 

Pesquisas indicam que sua origem é Africana ou Asiática. Contudo, os índios sul-americanos já utilizavam o fruto mesmo antes da chegada de portugueses e espanhóis – aprenda sobre a origem indígena da erva-mate e Chimarrão. A explicação para este fato de ainda é desconhecida. 

Como escolher uma cuia para Chimarrão

A cuia para o Chimarrão é algo muito pessoal. Não é incomum, em famílias que já consomem o Chimarrão uma cuia pode passar de geração. Ela deve se adequar às suas preferências de cor, espessura e sobretudo o tamanho. 

Na verdade, uma boa cuia deve ter um tamanho adequado (em volume) para a pessoa que irá tomar o Chimarrão nela. Caso você prefira tomar um Mate mais longo, uma cuia maior é adequada. Caso prefira um mate mais curto, uma cuia pequena. 

Um outro fator que gosto de observar é o “encaixe na mão”. Veja no vídeo abaixo como escolher a sua cuia para Chimarrão:

Geralmente classificamos as cuias pelos seguintes parâmetros:

Tamanho da cuia

Com relação ao tamanho, de modo geral, classificamos as cuias como pequenas, médias ou grandes.

Powered by Rock Convert

Material da cuia

Como mencionado anteriormente, o Chimarrão é também caracterizado pela cuia de Porongo. Contudo, outros materiais de cuia são: cerâmica, madeira, porcelana, vidro, aço inox. Veja abaixo outros tipos de cuia:

Pezinho ou suporte

As cuias mais básicas possuem pezinho de estrutura metálica ou então um pezinho de epóxi ou madeira embutidos. Existem também cuias sem pezinho (lisas) que são suportadas por suportes de couro ou madeira.

Espessura do Porongo

A espessura do porongo é um detalhe que influencia no volume final ou no volume de água que caberá na cuia. Dessa maneira, quando for escolher uma cuia na loja mais próxima, tenha em mente que se a cuia é muito espessa, essa camada extra de material ocupa o volume onde estaria a água. O volume interno da cuia torna-se, portanto, menor do que aparenta.

Ainda, devido ao porongo ser material similar à madeira, ele serve como isolante térmico. Isso é essencialmente bom. É o motivo pelo qual, quando você coloca água quente na cuia, você não queima suas mãos. 

Neste contexto, quanto mais espessa for a cuia mais ela isolará a temperatura. Portanto, menos quente você sentirá a superfície externa da cuia, quando servir o Chimarrão.

Gostou das dicas? Deixa um comentário para nós. Nós fazemos questão de responder sempre a todos os comentários. Mas antes…

Uma dica final

a dica especial é a Cuia Mate in Box. As cuias Mate in Box são super versáteis. Elas são recomendadas para tomar Mate ou Chimarrão (Entenda as diferenças entre Mate e Chimarrão em nosso canal do YouTube). Elas têm o tamanho adequado para tomar Mate sozinho ou acompanhado.

Sabe aquele trabalho para limpar a cuia de porongo? As vezes dá trabalho cuidar da cuia de Chimarrão, não é? Pois é, com as cuias Mate in Box isso não acontece. Veja o Review da Cuia Mate in Box:

Um grande abraço e viva o mate!

#mateinbox #vivaomate #mateoutbox #aprendino80C

Selen Sousa

Author Selen Sousa

More posts by Selen Sousa

Leave a Reply