Minha cuia mofou, e agora? Como tirar mofo da cuia?

cuia-mofada-o-que-fazer

Se a sua cuia está mofada ou com um aspecto estranho, você pode estar com dúvidas sobre o que fazer. No texto você vai descobrir como solucionar o problema!

Você já se deparou com uma cuia de porongo com manchas esverdeadas, chamadas também de mofo verde? Ou até mesmo um mofo branco dentro da cuia? Se este for o caso, não se preocupe. Afinal, hoje vamos mostrar de que forma prevenir e como tirar mofo da cuia.

Algumas dúvidas muito comuns que recebemos serão respondidas neste texto, como por exemplo:

  • Como curar a cuia?
  • Como faço para secar a cuia?
  • Afinal… Como tirar mofo da cuia?

Como é o processo de cura natural da cuia de porongo?

Uma cuia de porongo nova é bem clara e sem nenhuma “marca de experiência” como falamos aqui no Mate in Box. E é possível que você perceba um aspecto diferente depois de tomar os primeiros mates na cuia.

Mas não é preciso se preocupar, pois o processo natural de cura da cuia de porongo envolve uma mudança de coloração. De uma coloração madeira/amarelada, o porongo passa a ficar esverdeado.

E isso é esperado, afinal a erva-mate utilizada tem um pigmento verde muito forte. Portanto, ao observar um aspecto verde escuro na cuia, o processo de cura estará acontecendo.

Com o tempo, e mantendo a limpeza da cuia em dia, todo o porongo terá este aspecto mais esverdeado.

Durante este texto, vamos explicar de que forma você pode acelerar este processo e curar a sua própria cuia de porongo. Tomando todos os cuidados para mexer com o fogo, você pode fazer isso por conta própria.

Agora se a situação for outra, e a sua cuia apresentar pontos brancos e com textura aveludada, a chance de estar mofada é sim bastante grande.

Por que as cuias mofam?

  • As cuias de porongo são porosas e absorvem mais água;
  • Se a cuia não for bem seca, há acúmulo de umidade;
  • Tanto a borda quanto o fundo devem estar bem secos;
  • Deixar a cuia de boca para baixo também contribui para formação de mofo.

Vamos entender melhor cada um destes motivos para criar mofo nas cuias de porongo. Como este é um material poroso, naturalmente a água vai ser absorvida. É por isso que acontece o processo de cura natural que mencionamos acima.

Assim, se você não fizer uma limpeza correta e deixar a cuia 100% seca, o mofo pode começar a se desenvolver. Vale até mesmo colocar a cuia no sol, para que fique realmente seca por dentro e na boca.

Uma prática incorreta que algumas pessoas possuem é lavar bem a cuia com água, mas deixá-la com a boca para baixo secando. Essa ação vai acabar abafando a água que está dentro da cuia, e acumular umidade.

E este ambiente é ideal para o desenvolvimento do mofo. Por isso, evite os pontos citados acima e dificilmente terá uma cuia de porongo mofada.

A cuia mofou! E agora? Como tirar mofo da cuia do Chimarrão

No canal do Youtube do Mate in Box, temos um vídeo que explica em todos os detalhes como você pode tirar mofo da cuia. Por isso, assista ao vídeo e deixe um comentário para sabermos o que você achou!

YouTube video

 

Mas se preferir, também citamos abaixo as principais formas de tirar mofo da cuia de chimarrão.

Como tirar mofo da cuia?

Existem três principais formas:

  1. Eliminar o mofo com o vapor de água fervente;
  2. Secar a cuia ao sol ou com secador de cabelo;
  3. Fazer a cura da cuia com fogo.

Entenda cada uma delas:

1. Eliminar o mofo com o vapor de água fervente

Para tirar mofo da cuia com vapor é preciso esquentar meio litro de água na chaleira. Então, deixe a água ferver e solte o vapor dentro da cuia, pelo bico da chaleira mesmo. 

Depois disso, a cuia já estará esterilizada, e pode ser colocada no sol para secar 100%. O indicado é deixar no sol por cerca de 1 hora.

2. Secar a cuia ao sol ou com secador de cabelo

Depois de limpar a cuia apenas com água corrente, ou até mesmo usando o vapor de água fervente como explicado acima, é hora de secar a cuia corretamente.

Afinal, como já vimos acima, problemas na secagem da cuia podem ser uma razão para o mofo crescer.

  • Ao secar a cuia no sol, não deixe por mais de 1 hora para não danificar o porongo.
  • Se optar pela secagem mais rápida com secador de cabelo, cuidado para não deixar o jato de ar quente em contato com o porongo por muito tempo sem intervalo. O ideal mesmo é que o porongo fique em movimento até que seque completamente.

3. Fazer a cura da cuia com fogo

A terceira opção é curar a cuia com fogo. Este é um processo simples, mas que exige muito cuidado e paciência. Na verdade, todas as vezes que o chimarrão é servido na cuia com a água quente, esse processo já está acontecendo.

Mas a cura através do fogo acaba gerando um processo acelerado.

Veja o passo a passo para fazer a cura da cuia com fogo:

  1. Tirar a grade do fogão para o fogo entrar em contato mais facilmente com a cuia;
  2. Com cuidado, a boca da cuia deve ser girada pelo fogo;
  3. O movimento circular não pode parar para não queimar de fato a cuia.

Depois de queimada, a cuia vai desprender um sabor de amendoim torrado nos primeiros mates.

Este passo a passo inicial é utilizado para a cura da boca da cuia, mas o interior também deve ser curado com o fogo ou carvão para ser um processo completo.

Para que você entenda em mais detalhes como essa cura acontece, veja nosso vídeo no Youtube sobre o assunto:

Curar Cuia com Fogo: aprenda como fazer

YouTube video

Quais as utilidades de fazer a cura da cuia?

Existem dois principais motivos para curar uma cuia:

  1. Tirar o gosto do porongo novo;
  2. Eliminar o mofo de dentro da cuia.

Isso acontece pois o fogo queima as bactérias de dentro da cuia, além de deixar um gosto de torrado no chimarrão depois. Esse gosto será mais marcante nos primeiros mates, mas depois é amenizado.

Conclusão

Neste texto você aprendeu tudo o que precisa saber sobre como tirar mofo da cuia de porongo. Compartilhamos também vídeos bem explicativos para que você entenda cada passo a passo através do nosso canal do Youtube.

Mas se você ainda estiver com dúvidas, é só perguntar aqui nos comentários do blog e também no Youtube.

O Mate in Box está aqui para ajudar você a ter a melhor experiência possível com o seu chimarrão ou tereré. Conte conosco!