Dificuldades para comprar erva-mate: uma pesquisa do Mate in Box

Source: @helloquence

Quais suas dificuldades para comprar erva mate? Foi pensando nisso em que realizamos essa pesquisa.

Dificuldade para encontrar erva-mate de qualidade não é um problema encontrado apenas por pessoas que residem fora da região Sul do Brasil. Aponta uma pesquisa do Mate in Box.

Uma pesquisa feita pelo Mate in Box, entrevistou consumidores de erva-mate, residentes em diversas regiões do Brasil e também do exterior. A pesquisa foi feita entre junho de 2017 e fevereiro de 2018, quando o clube de assinatura de erva-mate ainda dava seus primeiros passos.

Os objetivos da pesquisa

O objetivo da pesquisa foi entender como os consumidores se relacionam com a erva-mate e também com a cultura.

Inicialmente pretendíamos entender melhor os problemas dos mateadores para ter acesso à nossa bebida favorita, se é que existiam problemas. Simultaneamente, queríamos saber se a tradição permanece viva com as pessoas, mesmo que elas já não estejam morando no sul do Brasil.

Dessa pesquisa inicial surgiram dados bastante interessantes e que nos ajudaram a entender o consumidor, para que na sequência pudéssemos oferecer algo valioso.

O público da pesquisa

Salvas algumas exceções, todos os entrevistados têm origem da região sul do Brasil. O gráfico abaixo mostra o percentual de pessoas entrevistadas, dividido as mesmas por estados e regiões:

Percentual de entrevistados por região

Percentual de entrevistados, por região. (Fonte: própria)

 

No total, 106 pessoas foram entrevistadas. Todas as entrevistas foram feitas por Skype ou telefone. Procuramos ter um contato bem próximo para descobrir as reais “dores”* e ao mesmo tempo todos os “ganhos”* percebidos pelos mateadores em relação à erva-mate.

Resultados

Problemas encontrados pelos mateadores

O estudo mostra que uma vez adquirido o hábito do Chimarrão, a pessoa o leva para onde for. De modo geral, 80% dos entrevistados enfrentam problemas na hora de encontrar ou comprar a erva-mate ideal, seja porque não encontram erva de qualidade na sua região, porque o preço está elevado ou por se deparar com ervas já oxidadas (velhas). Acredite, isso também ocorre dentro da região Sul do Brasil.

Sobre o consumo

De acordo com a pesquisa, foi constatado que o consumo médio de erva-mate de uma família, no caso dos entrevistados, é de 1,8 kg/mês. Ainda, 90% dos entrevistados estariam dispostos a provar novos tipos ou marcas de erva-mate.

Conclusão

Logo percebemos que a população tem consciência a respeito das propriedades medicinais da erva-mate.

É bem verdade que a Ilex Paraguariensis possui um efeito estimulante, acelerando o metabolismo. Ela também possui diversos minerais e antioxidantes. Estes últimos também são absorvidos pelo organismo ao consumir a infusão com água. Dessa forma, ela faz bem a saúde.

Contudo, mesmo com todos os atributos mencionados acima, é unanimidade entre os mateadores que um dos maiores prazeres do mate está em reunir a família ou amigos para conversar e apreciar um bom Chimarrão.

 

* Tradução literal para os termos: “Pain” e “gain”. Vistos na bibliografia: “Lean Startup”, de Eric Ries.