Carrinho

Entenda melhor a diferença entre mate e chimarrão, mesmo que o mate e o chimarrão sejam preparados a partir de erva mate e água quente, existem algumas diferenças entre os dois. 

A diferença entre Mate e Chimarrão

Chimarrão, mate, tererê, chá,… São tantas possibilidades de bebidas preparadas com a erva-mate, que pode ser difícil de entender as suas diferenças. Principalmente a diferença entre mate e chimarrão, é especialmente intrigante.

Afinal, as duas bebidas são servidas com água quente, utilizando erva-mate, cuia e bomba. E para entender qual é a real diferença entre o mate e o chimarrão, é importante entender um pouco melhor sobre a abrangência da erva mate (Ilex paraguariensis), bem como os países que consomem as bebidas derivadas desta planta.

Por isso, vamos explicar estes detalhes, e assim será possível entender melhor as diferenças destas bebidas preparadas com erva mate e que são tão saborosas e adoradas em diversos lugares do Brasil e do mundo.

Entenda melhor os benefícios da erva-mate para saúde aqui.

mostrar a cuia de porogono para chimarrão mate in box

Onde é consumido o chimarrão ou o mate

A erva mate é uma planta nativa das regiões subtropicais e temperadas da América do Sul. Assim, pode ser encontrada na Argentina, Uruguai, Bolívia, Brasil e no Paraguai.

Desde o período antes das colonizações portuguesa e espanhola na região, as tribos locais já utilizavam a planta para diversos usos. O principal motivo era para dar mais disposição para o dia, e também para aproveitar os diversos benefícios da planta.

E é a partir da erva mate que prepara-se os tão famosos chimarrão e mate. Dessa forma, estas bebidas são largamente consumidas nestes países do sul da América do Sul, sendo que no Brasil o Rio Grande do Sul é o estado que mais consome chimarrão.

Contudo, há consumo da bebida em outros estados do país também, sendo que este está em crescimento em diversas regiões.

O que é mate?

O mate é a bebida preparada com erva mate e água quente, e apreciada principalmente pelos Argentinos e Uruguaios. De forma geral, nestes países é utilizada uma cuia específica, pequena e arredondada.

Isso se dá pela cultura destes países, que prefere utilizar uma cuia menor para beber o mate. Assim, é comum encontrar pessoas em parques ou até mesmo em caminhadas no dia a dia, com uma cuia individual de mate.

Powered by Rock Convert

O interessante neste caso é entender que existe uma tradição por trás do hábito de tomar o mate. Independente do horário ou local, será uma experiência especial e cheia de significado.

O que é chimarrão?

O chimarrão também é preparado com erva mate e água quente, assim como o mate. Contudo, a cuia utilizada costuma ser maior, e são comuns as rodas de chimarrão. Seja em casa, com os amigos ou até mesmo no trabalho.

Nas rodas, existem regras para que todos sejam servidos na sua vez. Além disso, é recomendado não passar muito tempo com a cuia em uma só pessoa na roda. Afinal, todos querem tomar a bebida, mas ainda assim manter a tradição de dividir a cuia com mais pessoas.

Assim, o chimarrão é consumido em grande quantidade no Rio Grande do Sul, e também em outros estados brasileiros, principalmente Santa Catarina e Paraná.

Contudo, como hoje existe uma mistura de culturas por todos os lados, é possível encontrar pessoas tomando chimarrão, mate ou até mesmo o tereré (erva mate especial, servida com água gelada) em diversos lugares do Brasil e do mundo.

Qual a diferença entre mate e chimarrão?

Em resumo, a principal diferença entre o mate e o chimarrão, é que o chimarrão é consumido no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul. E por outro lado, o mate é mais apreciado na Argentina e Uruguai.

E assim como qualquer tradição, existem as particularidades nos diferentes lugares. Como já mencionamos acima, o mate é preparado em uma cuia menor, e o hábito é um consumo mais individualizado da bebida.

Já o chimarrão é preparado com uma cuia maior, e as pessoas costumam criar rodas de chimarrão para compartilhar a bebida.

E é claro que existem aqueles que mesmo que tenham nascido e sejam acostumados com uma forma de tomar o chimarrão ou o mate, acabam gostando mais da outra forma. E isso é bastante interessante. Afinal, nada melhor do que aprender sobre diferentes culturas e tradições enquanto aprecia a bebida.

E aí, gostou do nosso blogpost e quer saber mais sobre erva-mate? Segue a gente nas redes sociais! É só clicar em uma das imagens abaixo:

Selen Sousa

Author Selen Sousa

More posts by Selen Sousa

Join the discussion One Comment

Leave a Reply