InovaMate – Erva-mate e saúde

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/12″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”11/12″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]Entenda tudo sobre a InovaMate, empresa que cria produtos a partir de erva mate para oferecer um estilo de vida saudável para seus clientes.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]

InovaMate

INOVAMATE é uma empresa familiar do Rio Grande do Sul, que se localiza na região do Vale do Taquari. A cidade sede da empresa é em Ilópolis, que teve seu nome escolhido justamente em homenagem à Ilex paraguariensis (a erva mate).

Esta empresa tem uma proposta diferente para a produção de produtos derivados de erva mate. E na verdade, a INOVAMATE é focada em desenvolver produtos de qualidade e que tragam um estilo de vida mais saudável para aqueles que adquirem seus produtos.

Assim, são produzidas infusões de erva mate com diversas especiarias como: coco, gengibre, funcho, canela, e diversos outros.

Ainda que a erva mate sozinha já tenha diversos nutrientes e compostos que trazem benefícios para a saúde, a INOVAMATE busca ainda melhores resultados através de seus produtos especialmente pensados para este fim.

Por isso, ao buscar por produtos de erva mate com alto valor nutricional, a marca MateQuero da INOVAMATE é uma ótima opção.

Nesse sentido, abordaremos a história da criação da INOVAMATE neste texto. Assim você entenderá melhor como tudo começou.[/vc_column_text][image_with_animation image_url=”28696″ alignment=”center” animation=”Fade In” hover_animation=”none” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]

A história da Erva Mate

A Ilex paraguariensis é uma planta nativa da Mata Atlântica, e pode ser encontrada de forma natural em alguns estados do Brasil. Além disso, também é encontrada em países vizinhos do sul da América do Sul como Paraguai e norte da Argentina.

Este é um dos grandes motivos que explica a fama do chimarrão e tereré nestas regiões. Estas bebidas são preparadas a partir de erva-mate com água quente e gelada, respectivamente.

Dessa forma, os estados brasileiros em que a erva mate nasce de forma natural são:

  • Mato Grosso do Sul;
  • Paraná (principalmente no Vale do Rio Iguaçú);
  • Santa Catarina;
  • Rio Grande do Sul (Alto Vale do Taquari com 60% da produção do Estado, Vale do Rio Pardo, Alto Uruguai, Região de Palmeiras das Missões e Região de Machadinho).
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]

Quando o consumo de Erva Mate começou

A história do surgimento da erva mate e sua tradição no Brasil começaram com os índios Guaranis. Eles a utilizavam pois suas propriedades eram muito benéficas para a saúde e disposição do índios. Além disso, foram eles que criaram os rituais de união relacionados com bebidas derivadas de erva mate.

Por isso, desde bem pequenas as crianças já aprendem que além de degustar a bebida, existe uma simbologia e tradição muito grandes por trás do consumo de erva mate nestas regiões do país.

Além disso, os países vizinhos como Paraguai, Argentina, e também o Uruguai, também possuem esse hábito similar ao dos brasileiros. Contudo, a forma de preparar a bebida de erva mate varia entre as regiões.

No Paraguai e Mato Grosso do Sul, por exemplo, o costume é beber tereré (preparado com água gelada). Já nas regiões e países mais ao sul da América do Sul, onde as temperaturas são mais frias no inverno, a tradição é beber chimarrão ou mate como é chamado no Uruguai e Argentina.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]

A bebida que conquistou os imigrantes

Como tomar chimarrão e tereré já eram uma tradição na cultura dos índios, esta foi repassada para os imigrantes que chegaram da Europa em algumas regiões dos estados mencionados acima.

E hoje, a bebida se espalha por outros estados brasileiros e países ao redor do mundo. Afinal, o sabor característico da erva mate, junto a toda a cultura que a bebida carrega, são muito fortes. Assim, se torna ainda mais fácil de aumentar o seu consumo em regiões onde a tradição não é tão grande. [/vc_column_text][image_with_animation image_url=”28697″ alignment=”” animation=”Fade In” hover_animation=”none” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]

Como surgiu a INOVAMATE

Como já mencionamos, a INOVAMATE surgiu em meio a toda esta tradição e cultura do cultivo da erva mate no estado do Rio Grande do Sul.

Sua origem, ainda no início do cultivo da planta, se deu no século passado. E hoje, a INOVAMATE é uma empresa criada e gerida por um membro da terceira geração de mateicultores da uma família da região do Vale do Taquari no Rio Grande do Sul. A família Roman, que há muito anos cultiva a erva mate no estado.

A história começa por volta do ano 1900, quando o Brasil recebeu um grande número de imigrantes de diversos países. Muitos deles eram Italianos, que se alocaram em São Paulo, nas fazendas de café. 

Contudo, um outro grupo de Italianos chegou ao Rio Grande do Sul, mais especificamente na região conhecida por Serra Gaúcha. Com o tempo, acabaram migrando para outra região do estado: o Vale do Taquari.

E como esta é uma região com grande produção de erva mate, os imigrantes que chegaram lá começaram a cultivar a planta.

A colheita era realizada pelos agricultores familiares, e enviada aos carijós e barbaquás que realizavam o beneficiamento da erva mate de forma artesanal. Dessa forma, a família Roman criou um empreendimento chamado barbaquá da família Roman.[/vc_column_text][image_with_animation image_url=”28686″ alignment=”” animation=”Fade In” hover_animation=”none” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]

Pesquisa e novas tecnologias para a Erva Mate

Foi dentro deste contexto histórico e familiar que a INOVAMATE surgiu como uma empresa incubada pela Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Seus fundadores são Clovis Roberto Roman (da família Roman), e Ariana Helena de Oliveira Maia.

Dessa forma, a proposta da INOVAMATE é justamente utilizar de pesquisa e tecnologia para desenvolver uma bebida não alcoólica de erva mate. Assim, os fundadores prezam pela união da natureza e da ciência, para proporcionar ainda melhores produtos para aproveitamento da planta.

Por ser uma região estratégica para a produção da erva mate, a localização da INOVAMATE se dá em Ilópolis. Como a região é uma grande produtora de erva mate no Rio Grande do Sul, o desafio da INOVAMATE é fabricar produtos diferenciados com a matéria prima.

Com isso, a empresa contribui com o desenvolvimento da sustentabilidade socioeconômica e ambiental nesta região. E como consequência, são criados produtos de erva mate para contribuir ainda mais com a cadeia produtiva da planta.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”]

[/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]

Gostou do nosso blogpost? Acompanhe a gente nas redes sociais e aprenda tudo sobre erva-mate! É só clicar em uma da imagens abaixo:

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/3″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][image_with_animation image_url=”23494″ alignment=”center” animation=”Fade In” img_link_target=”_blank” hover_animation=”none” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default” img_link=”https://www.facebook.com/mateinbox/”][/vc_column][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/3″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][image_with_animation image_url=”23495″ alignment=”center” animation=”Fade In” img_link_target=”_blank” hover_animation=”none” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default” img_link=”https://instagram.com/mateinbox”][/vc_column][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/3″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” overlay_strength=”0.3″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][image_with_animation image_url=”23497″ alignment=”center” animation=”Fade In” img_link_target=”_blank” hover_animation=”none” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default” img_link=”https://youtube.com/mateinbox”][/vc_column][/vc_row]