was successfully added to your cart.

Carrinho

O tereré é uma bebida preparada com erva-mate, e o kit tereré auxilia e muito quem está começando com o hábito de tomar tereré no dia a dia ou até em momentos especiais.

Kit Tereré

Ao se interessar pelo tereré, as pessoas se perguntam o que precisam para tomar a bebida. São alguns itens que compõem o Kit Tereré, e é interessante conhecer cada um deles para ter a melhor experiência possível.

O tereré gelado é uma bebida preparada com erva-mate, e é servido com água gelada. Ao mesmo tempo, algumas receitas também utilizam suco de limão gelado.

E mesmo que a bebida típica no sul do Brasil seja o chimarrão, que se trata de uma outra versão do preparo da erva-mate, por lá também o tereré tem ganhado seus admiradores. 

Afinal, no verão o calor é grande, e para não precisar tomar uma bebida com água quente como o chimarrão, as pessoas podem optar pelo tereré gelado. Assim, dentro e fora do Brasil, esta bebida refrescante tem se tornado cada vez mais conhecida.

Por isso, hoje explicaremos tudo o que você precisa saber para montar o seu primeiro kit tereré. Para então consumir o tereré gelado e ainda aproveitar todos os benefícios que a bebida oferece para a saúde.

O que preciso para começar

Para começar a tomar o tereré, o primeiro passo sem dúvidas é buscar uma erva-mate de qualidade, e específica para tereré. Assim, você estará apreciando a bebida como deve ser: com uma boa erva-mate para tereré.

Para entender o que faz uma boa erva-mate para tereré existem alguns fatores importantes. Alguns deles são a ervateira que a produz, o percentual de folhas e palitos, e a embalagem na qual é armazenada.

Contudo, entendemos que esta não é uma tarefa fácil, por isso existem empresas especializadas no assunto que podem ajudar quem ainda não tem experiência com erva-mate.

Portanto, é essencial ler sobre o assunto, ou comprar a sua erva-mate em uma loja especializada para não errar. Além disso, os outros itens como copo ou cuia para tereré e a bomba são muito importantes também.

Para que você fique mais tranquilo, existe um kit de sobrevivência do tereré que deve ser seu fiel escudeiro.

Kit Tereré

Mas o que é este kit de sobrevivência? Na verdade se trata de um Kit Tereré com itens selecionados para que você não erre ao começar a tomar a bebida.

De forma geral, podemos dizer que o Kit Tereré conta com os seguintes itens:

Quiz - Que tipo de tomador de tereré é você?Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Sobre a escolha de uma erva-mate de qualidade para o seu tereré já falamos acima. Portanto, vamos falar em mais detalhes agora sobre os outros itens do kit tereré.

A escolha por uma cuia ou copo para tereré é bem importante, principalmente se a sua escolha for tomar tereré na cuia. Afinal, embora o tereré seja preparado com erva-mate como o chimarrão, as cuias utilizadas são diferentes.

Na verdade, a cuia de tereré se assemelha ao formato de um copo, e é chamada de guampa. Esta cuia é feita com um chifre de boi revestido para que o tereré seja tomado. Assim, é mais interessante adquirir uma guampa para tomar o tereré, ou então optar pelo copo.

É claro que é possível tomar o tereré em uma cuia tradicional de chimarrão, porém aqui recomendamos os itens ideais para compor o seu Kit Tereré.

O próximo item da lista é a bomba, que neste caso é a mesma utilizada no chimarrão. Assim, o importante é que os orifícios pelos quais a água gelada passa carregando o sabor da erva-mate sejam pequenos. Dessa forma a erva-mate não sobe até a boca de quem está tomando.

E para finalizar, a escolha de uma garrafa térmica com revestimentos de aço inox é a perfeita para completar o seu Kit Tereré. Afinal, o revestimento externo e interno de aço inox formam as melhores garrafas térmicas disponíveis no mercado.

Com uma garrafa térmica de qualidade, não é preciso se preocupar com a temperatura da água ou do suco, pois se manterá gelada durante muito tempo.

É assim que se forma o seu Kit Tereré, e você não terá problemas para começar a tomar a bebida sozinho, com os amigos ou acompanhado da família.

Como preparar tereré

E para finalizar, vamos ensinar você a preparar um tereré de forma prática e rápida. Com o seu Kit Tereré montado, será ainda mais fácil.

  1. Comece adicionando a erva na guampa ou copo, até que atinja ¾ do volume.
  2. Deitar a guampa ou copo em 45º, deixando a erva em apenas um lado do recipiente. É interessante pressionar a erva com a bomba para que fique mais firme.
  3. Molhar a erva com um pouco de água, para que ela fique inchada. Continuar com o copo inclinado durante esse passo, que deve durar de 30 segundos a um minuto. 

OBS: Jamais despeje água no topo da erva. Dessa forma você evita o entupimento da bomba.

  1. Despejar a água gelada ou suco de limão.

Conclusão

Em um primeiro contato, quem quer ter os utensílios para preparar seu próprio tereré pode ficar um pouco confuso sobre por onde começar.

Por isso, neste texto explicamos como montar o seu primeiro Kit Tereré e não ter mais este problema.

Ao entender quais são os itens essenciais e suas particularidades, fica mais fácil para você começar.

Gostou do aprendizado? Segue a gente! Nas nossas redes sociais você pode aprender muito mais! Só clicar:

imagem para o facebook do mate in box
imagem para o instagram do mate in box
imagem para o youtube do mate in box
Selen Sousa

Author Selen Sousa

More posts by Selen Sousa

Leave a Reply