Carrinho

A erva-mate, por oferecer muitos benefícios e ter diversos compostos nutricionais positivos para o corpo humano, é considerada um superalimento. Entenda o que é este tipo de produto, e como a erva-mate se enquadra nesta nomenclatura.

Superalimentos e a erva-mate

Você já para pensar que existem alimentos que são utilizados para diversos fins? Imagine um alimento que, além de proteger o corpo contra infecções, também retira toxinas do organismo e contribui para a disposição e energia essenciais para o dia a dia.

Para completar, esse alimento ainda é capaz de deixar a pele mais bonita, controlar níveis de colesterol e melhorar o seu metabolismo.

Parece brincadeira, não é mesmo? Mas saiba que estes alimentos existem, e são chamados de superalimentos. Estes, estão disponíveis e podem ser consumidos por qualquer pessoa.

Ainda que pareçam ser alimentos muito complexos e caros, um superalimento pode até ser mais acessível do que um lanche ou um cafezinho.

Como existem muitas dúvidas, hoje abordaremos o conceito de superalimento, bem como uma explicação de como a erva-mate se enquadra neste tipo de produto. E de forma simples e clara, listamos as propriedades nutricionais que levam a erva-mate a ser este alimento tão completo.

DIFERENTES-TIPOS-DE-ERVA-MATE

O que é um superalimento

Por ter diversos nutrientes e uma composição bastante rica, um alimento pode ser “promovido” a um superalimento. Além disso, esta composição nutricional deve ser capaz de oferecer diversos benefícios e vantagens ao ser ingeridos.

Como consequência, um superalimento costuma proporcionar melhora na qualidade de vida de quem os consome. 

São alguns compostos presentes em superalimentos:

  • antioxidantes;
  • vitaminas;
  • proteínas;
  • fibras;
  • entre tantos outros com alta capacidade de promover bem estar e saúde para o organismo.

Porém, como são alimentos muito interessantes, e querendo ou não, com um apelo para vendas e marketing bastante grande, existem pessoas que acabam colocando o nome de superalimento em produtos que não possuem tantos benefícios diferentes para a saúde assim.

Por isso, além de buscar um superalimento para contribuir para a sua saúde, é essencial pesquisar sobre o este, para entender se realmente se enquadra neste tipo tão especial de produto.

Afinal, ainda que sejam produtos de qualidade e com procedência conhecida, alguns alimentos simplesmente não se enquadram nos requisitos para ser considerado um superalimento.

Por que a erva-mate é um superalimento?

Considerando tudo o que mencionamos acima, é possível afirmar que a erva-mate é um superalimento válido? Sim! 

Powered by Rock Convert

Isso é verdade pois a erva-mate realmente é um produto natural que possui muitos (muitos mesmo) benefícios para a saúde, além de vários compostos muito importantes para manter o corpo humano saudável.

Você vai entender abaixo quais são estes benefícios e compostos que fazem da erva-mate, um superalimento.

o-super-alimento-erva-mate

Quais são as propriedades nutricionais da erva-mate

A erva-mate é uma planta que vem sendo utilizada há centenas de anos. Seu uso começou antes mesmo da colonização Portuguesa e Espanhola em território sul americano. Contudo, o hábito de consumir a erva se espalhou nesta época, pois foi possível perceber que a planta era bastante benéfica para a saúde.

Conheça a história da erva-mate e do chimarrão clicando aqui.

Principalmente para aqueles que precisavam de mais disposição e energia, além de prevenir doenças e proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas.

Nesse sentido, já foram descobertas e comprovadas diversas propriedades nutricionais interessantes da erva-mate. E como são muitos benefícios e contribuições para o organismo, a planta é considerada um superalimento e pode ser consumida por todos. 

A erva apenas não é recomendada para mulheres grávidas ou pessoas que tenham restrições médicas para o seu uso. Por vezes, a restrição é relacionada à presença de cafeína em sua composição.

Propriedades da erva-mate

  • Alcaloides: cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina;
  • Sais minerais: alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio;
  • Vitaminas A, B1, B2, C e E;
  • Ácido fólico;
  • Taninos;
  • Aminoácidos.

Benefícios da erva-mate

Como tantas propriedades nutricionais positivas, os benefícios da erva-mate para a saúde são uma consequência natural ao realizar o seu consumo.

Nesse sentido, a erva-mate tem como benefícios importantes:

  • Antioxidante, anti-inflamatório e antimicrobiano;
  • Diurético e laxante suave que regula o organismo;
  • Estimulante para funções motoras e cerebrais, e proporciona um metabolismo acelerado;
  • Emagrecimento pois sacia a fome e facilita a digestão;
  • Melhora a pele, além de prevenir o envelhecimento precoce;
  • Combate LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom);
  • Diminui taxa de glicose no sangue;
  • Melhora a circulação sanguínea e funções respiratórias;
  • Afrodisíaco;
  • Fortalece o sistema imunológico.

Consumir a erva-mate como um superalimento

Como foi possível perceber durante o texto, a erva-mate possui muitas propriedades interessantes para o organismo, além de proporcionar diversos benefícios para a saúde e bem estar das pessoas.

E por ter todas estas características positivas, a erva-mate é um superalimento que faz bem para a saúde, além de contribuir para disposição, emagrecimento e controle de questões crônicas como diabetes e colesterol desregulado.

Coloque a erva-mate na sua alimentação! Clique aqui e saiba como.

Quer conhecer mais sobre o mundo da erva-mate? Siga nossas redes sociais!

Ellinton Machado

Author Ellinton Machado

More posts by Ellinton Machado

Leave a Reply