Carrinho

Conheça os principais tipos de cuia utilizadas para o mate, e saiba qual o tipo de erva-mate indicado para cada padrão de cuia.

Ontem fui ao mercado público em Florianópolis em busca de uma nova cuia de erva-mate. Ao chegar na banca de artefatos para mate me deparei com diversos tipos de cuia para mate e Chimarrão. Além disso, também encontrei variados tipos de erva-mate.

Várias pessoas perguntavam ao vendedor sobre os tipos de cuia, com qual erva-mate utilizar cada cuia, se deveriam utilizar bombas diferentes, entre outras dúvidas. Mas afinal, qual o tipo de cuia correto para cada tipo de erva-mate?

Neste blog post vamos mostrar os principais tipos de cuia disponíveis no mercado e também mostrar tipos de erva-mate que podem ser utilizados com cada um deles. Boa leitura…

 

Este blog post está também disponível em vídeo. Clique abaixo para assistir:

Confira mais vídeos como este em nosso canal no YouTube

 

Por muito tempo a cultura do mate foi algo restrito à América do Sul. Mas hoje, o mate e Chimarrão estão ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo. Portanto, não é difícil se deparar com pessoas que têm ou tiveram essa mesma dúvida, no Brasil, ou mesmo na Europa.

Esclarecimentos

Antes de mais nada devemos alertar que, para preparar, apreciar ou curtir o seu mate, não existe certo ou errado. Cada pessoa pode e deve consumir o mate da maneira que acredita ser a mais adequada. São aceitáveis tanto os rituais mais tradicionalistas, quanto àqueles que preferem tomar o mate à sua própria maneira.

Contudo, é fato também que cada povo na América do Sul desenvolveu hábitos para tomar o mate nos moldes da sua região. Ou seja, para tal eles utilizaram o tipo de erva-mate que mais se adequava ao seu clima, e também os recipientes e bombas que estavam ao seu alcance.

Dito isso, vamos os principais tipos de cuia conhecidos…

Cuias para chimarrão gaúcho

No Brasil, o “Chimarrão” é o tipo de mate mais popular. O chimarrão pode utilizar diferentes tipos e formas de cuia. Na maioria das vezes a cuia é feita do Porongo, uma planta que hoje é presente em pelo menos 4 continentes. A cuia para o chimarrão gaúcho na maioria das vezes possui beiço, pescoço, corpo e umbigo. Para esse tipo de cuia, a erva mais utilizada é a gaúcha tradicional. Erva de cor verde vibrante, moída fina, médio ou grosso, ao melhor estilo gaúcho.

Algumas variações da cuia de chimarrão estão surgindo recentemente. Cuias feitas de madeira, cerâmica e aço inox estão ganhando espaço. Estas duas últimas surgem como boa opção para as pessoas que querem evitar o escurecimento ou formação de mofo na cuia.

cuia para chimarrao de porong cabaça para tomar terere

Cuia de porongo, sem “pézinho”, com beiço, para chimarrão.

Cuia de porongo, estilo “bago de touro”, sem “pézinho”, para chimarrão.

cuia de porongo com pezinho decorado para chimarrao

Cuia de porongo, com “pézinho”, para chimarrão.

       Cuias para mate utilizadas em outras culturas

O mate uruguaio, assim como o argentino, utilizam cuias ou recipientes menores. Na língua espanhola, a cuia é conhecida como “mate”, enquanto no Brasil mate é a própria erva. Para os “hermanos” a erva é “yerba”, enquanto a bomba é “bombilla”. Para tomar o mate argentino e uruguaio utiliza-se erva-mate repousada, que possui um sabor mais amargo.

Cuia para mate argentino

A cuia para o mate argentino também possui variadas formas. Geralmente o pescoço dessas cuias é menos acentuado, muitas vezes tendo um formato mais parecido com o de um copo.

O recipiente para o mate argentino tem um volume geralmente menor que o recipiente do chimarrão. A erva-mate utilizada pelos argentinos possui uma mistura de paus e folhas da planta. Por possuir uma granulometria maior, ela pode ficar depositada no fundo do recipiente, e ainda assim, não irá entupir o mate.

Cuia estilo argentino, feita de porongo (cabaça).

Cuia estilo argentino, feita de madeira.

Cuia estilo argentino, com enfeites.

Cuia para mate uruguaio

No Uruguai o formato de cuia mais difundido é o estilo “coquinho”.  Esta cuia nada mais é que uma cabaça em formato de bola. Geralmente a cuia uruguaia é enfeitada com algum tipo de acabamento metálico na abertura.

A erva-mate uruguaia é bastante parecida com a argentina, exceto pelo fato de os uruguaios preferirem ervas pura-folha. Isso confere um sabor ainda mais forte ou amargo ao mate.

Cuia uruguaia, estilo “coquinho”.

Cuia estilo uruguaio, com “pézinho”.

Cuia estilo uruguaio, revestida em couro.

Alguns estilos não convencionais de cuias

Alguns outros estilos e materiais de cuia incluem: cerâmica, aço inox com parede dupla, madeiras diversas, silicone, entre outros. Eles podem ser utilizados para diversos tipos de ervas-mate, tal como: erva-mate para chimarrão, erva-mate repousada (argentina e uruguaia), ou erva mate pura-folha (blends Mate in Box).

Powered by Rock Convert

Veja abaixo:

Cuia térmica em aço-inox, para mate e chimarrão.

Cuia feita em plástico inerte, para mate.

Cuia de silicone inerte, para mate.

Conclusões e aprendizados

Certamente existem tipos de cuia que não foram citados aqui, mas que são comuns em dadas regiões. Contudo, a maioria das outras cuias disponíveis se assemelham, de alguma maneira à alguma das cuias aqui apresentadas, seja na sua forma, material, ou mesmo na maneira de preparo e consumo do mate.

É importante salientar que não há certo ou errado. A beleza da nossa bebida está em apreciar o mate à sua maneira. Particularmente, gosto de experimentar novas maneiras, novas ervas, novas cuias, novos sabores. Quando viajo, faço questão de experimentar a cultura daquela região. Nada se compara ao aprendizado!

Um grande abraço e viva o mate!

 

#vivaomate #mateinbox #mateoutbox #aprendino80C

Selen Sousa

Author Selen Sousa

More posts by Selen Sousa

Join the discussion 4 Comments

  • Sam disse:

    Que bacana esse post. Sempre bom aprender e compartilhar conhecimento!
    Esse é um dos clubes de mate mais legais que já vi até hoje. Obrigada por sempre compartilhar ótimas informações e dicas!
    abraço!

  • Selen Sousa disse:

    Oi Sam, que bom que gostou do Blog!
    Mais informações chegam no Blog a cada semana. Toda 2ª feira temos posts novos.
    Além disso, todas as 5ª feiras sai vídeo novo no nosso canal do YouTube.
    Acompanhe conosco e viva o mate!

  • Jeff disse:

    Não se costuma utilizar cuia de madeira para o chimarrão gaúcho? Há algum comprometimento em utilizá-lo?

  • Paulo Martins disse:

    Jeff… pode ser usada cuia demadeira, para chimarrão… cuia de porcelana, vidro temperado, polímero plástico atóxico, alumínio, silicone e o tradicional “porongo” (ou porungo, cuia, cabaça… dependendo a região do Brasil, muda a nomenclatura). São poucas madeiras que podem ser usadas, por não serem tóxicas e por aguentarem temperatura elevada sem rachar, dentre as poucas, a tradicional “Carnaúba”, mas já pesquisei sobre a Peroba Rosa, Caneleira, dentre outras, por exemplo!

Leave a Reply