O gengibre é nativo das florestas tropicais do sul da Ásia, é amplamente utilizado na culinária e para fins medicinais. Conheça os benefícios do chá de gengibre para a saúde.
O que é o gengibre?
Acredita-se que o gengibre, também conhecido pelo seu nome científico Zingiber officinale, seja originário do sul da China antiga. De lá, se espalhou para a Índia, Ilhas Molucas, resto da Ásia e África Ocidental. Durante o primeiro século, a Europa importou gengibre da Índia devido ao lucrativo comércio de especiarias amplamente explorado pelos romanos. Na Idade Média, o preço de meio kilo de gengibre era o mesmo do que de uma ovelha. No século XV, com a descoberta do Novo Mundo, o gengibre foi trazido ao Caribe, onde cresceu com facilidade. Hoje, a Índia é o maior produtor de gengibre do mundo, com cerca de 33% da produção mundial, seguida da China e do Nepal.
O gengibre tem benefícios econômicos e nutricionais. Pesquisas modernas confirmam que o consumo de gengibre ajuda a reduzir a náusea e o vômito. O gengibre também pode ser usado para prevenir úlceras de estômago, ajuda na redução de gases no trato intestinal, dificulta a invasão de bactérias como a Salmonella, e ajuda no combate a resfriados comuns.
Para que serve o chá de gengibre?
O gingerol, substância presente no gengibre responsável pelo seu sabor picante, possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o nosso organismo.
O gengibre é também indicado quando falamos em problemas estomacais, pois combate enjôo, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite.
As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e podem potencializam a queima de gordura corporal.
Benefícios do chá de gengibre
A seguir, listamos três benefícios do chá de gengibre:
- Alívio de náuseas
Uma pesquisa divulgada no Nutrition Journal investigou os efeitos da ingestão de pequenas doses de gengibre por mulheres grávidas, e constatou que os sintomas das náuseas foram menores naquelas que ingeriam a raiz. Apesar do consumo de gengibre ser considerado seguro em mulheres grávidas pelos autores, recomenda-se a orientação de um médico ao fazê-lo.
- Ajuda a controlar o diabetes
Assim como a erva-mate, existem estudos associando o efeito do consumo do gengibre com o diabetes. Os gingeróis, substâncias presentes no gengibre, ajudam a controlar o diabetes tipo 2. Os estudos relacionam a ingestão dessa planta com a melhora na secreção de insulina. Um desses estudos, publicado no Iranian Journal of Pharmaceutical Research, comprovou que o alimento pode reduzir a glicose no sangue. Foram analisados 41 participantes com o quadro e que consumiram 2 g de pó de gengibre por dia, eles reduziram em 12% o nível de açúcar no sangue.
- Combate infecções
Mais uma vez o gingerol, substância presente no gengibre fresco, é responsável por diminuir o risco de infecções no organismo. Foi comprovado cientificamente que o gengibre diminui o crescimento de diferentes tipos de bactérias. O alimento também combate as bactérias orais que estão relacionadas a doenças inflamatórias nas gengivas, como gengivite e periodontite. Essa informação foi divulgada na publicação científica Phytotherapy Research. E por fim, o gengibre fresco também combate o vírus sincicial respiratório, uma das principais causas de infecções respiratórias em recém-nascidos e crianças pequenas.
Como preparar o chá de gengibre
O gengibre pode ser encontrado nos mercados em diversas formas, como por exemplo in natura, conserva, em forma de cápsula, cristal ou pó. A melhor dessas formas para fazer o chá é utilizar a raiz pura. Na hora de comprar, prefira ela íntegra e fresca, com casca mais lisa, sem furinhos, que não esteja murcha ou mofada. A parte interna deve estar amarelada e não muito fibrosa.
Preparar o chá de gengibre é muito fácil, basta seguir os seguintes passos:
- Lave a raiz do gengibre;
- Rale a raiz, ou corte em fatias pequenas;
- Coloque a água e o gengibre em uma panela ou leiteira, e deixe ferver de 10 a 15 min.
- Coe e sirva.
- Você pode adicionar limão, canela, noz-moscada, mel ou outra especiaria de sua preferência para deixar o seu chá ainda mais saboroso!
Contra indicações e efeitos colaterais
Embora não exista uma quantidade adequada de ingestão estabelecida, estudos sugerem que benefícios podem ser alcançados com o consumo de 2 a 3 g de gengibre por dia.
Tendo em conta os riscos que podem decorrer da ingestão de gengibre, se você é hipertenso, diabético, tem problemas com a coagulação do sangue ou está grávida, só use gengibre de acordo com o seu médico pois, só este profissional o poderá aconselhar devidamente.