Chás de Saquinhos vs. Chás a Granel: qual a melhor opção?

chas-saquinhos-chas-granel

Quais as vantagens dos chás de saquinho? E quanto aos chás a granel? Entenda tudo sobre os diferentes tipos de chás no texto!

Se você gosta de um chá quentinho à noite, ou até mesmo um chá gelado para refrescar durante o dia, deve conhecer os “chás de saquinho”. Estes estão disponíveis por todos os lados, são industrializados e produzidos em massa.

Mas você já ouviu falar de chá a granel? Isso mesmo, chás vendidos mais frescos, sem tantos processos industriais, e claro, com um sabor muito melhor.

Antes de mais nada, é preciso dizer que não existe um chá que faça mal para a sua saúde. Mas consideramos importante esclarecer os diferentes tipos de chá. Assim, você aprenderá mais sobre o chá a granel, e entenderá qual se adequa melhor à sua rotina e preferências.

Por que os chás de saquinho são tão famosos?

A indústria de chás é bastante expressiva no Brasil e em todo o mundo. Sendo ervas utilizadas há muitos anos, a indústria viu a oportunidade de lucrar ao deixar o processo mais escalável.

Foi assim, por influência dos americanos, que há anos os chás estão sendo vendidos e produzidos em grande escala. Os famosos saquinhos, ou sachês, contam com folhas trituradas e prontas para entrar em contato com a água quente em poucos segundos.

Por ser algo muito prático, os chás vendidos dessa forma realmente conquistam consumidores por todos os lugares. Contudo, a tradição das folhas de chá ainda é forte para algumas pessoas. 

E assim, o chá a granel começa a ganhar forças para mudar um pouco a realidade da indústria de chás em saquinhos.

A tradição de tomar chá é grande no mundo todo

Para quem realmente aprecia um chá, ou opta por aproveitar ao máximo seus benefícios, tomar chá é muito mais do que uma bebida quente ou gelada.

E as tradições chegam a ser milenares como na China e outros países asiáticos. Assim como fazem parte de culturas como na Inglaterra.

Tudo isso acontece porque os chás tem muitas qualidades. Esta é uma bebida:

  • Que conta com muitos nutrientes;
  • Que gera uma experiência sensorial;
  • Saborosa;
  • Aromática;
  • Saudável;
  • Entre diversas outras características.

Os efeitos da produção em massa de chás de saquinhos

Como acontece com outros alimentos, por ser uma produção em grande escala, alguns itens importantes como preservação do sabor e integridade das ervas utilizadas se perde.

Normalmente, o processo de triturar as folhas e adicionar conservantes para aumentar a validade, acabam enfraquecendo o poder dos chás. Quando alguém decide comprar um chá a granel, por outro lado, os componentes naturais são mantidos. E ao colocar as folhas mais inteiras em contato com a água, os benefícios e qualidades do chá são mantidas.

Vantagens dos chás de saquinho

Ainda que existam diversos problemas relacionados com a produção em massa de chás em sachês, alguns pontos devem ser considerados ao escolher qual o tipo de chá será adquirido.

1. Praticidade

Sem dúvidas, a grande vantagem de um chá em saquinho é a praticidade de preparo, e também a grande disponibilidade em supermercados e armazéns.

2. Diversidade de sabores

Como a produção dos chás de saquinho acontece em massa, e a demanda é bastante alta, também são disponibilizados diversos sabores e até misturas de chás para quem quer dois ou mais sabores em uma mesma bebida.

Vantagens dos chás a granel

Contudo, os chás a granel acabam ganhando nos requisitos qualidade, sabor e benefícios para a saúde. Veja as principais vantagens dos chás a granel:

1. Qualidade diferenciada

Chás a granel são normalmente colhidos e preparados à mão, sem a utilização de maquinário pesado. Por isso, é possível escolher as melhores folhas da planta, e assim manter a qualidade muito mais alta do que no caso de chás de saquinhos.

Acima de tudo isso, nos chás a granel os consumidores têm a certeza de que estão consumindo as melhores partes da planta. Infelizmente, nas indústrias acabam acontecendo misturas com talos e folhas de baixa qualidade.

2. Garantia dos benefícios à saúde

Muitos chás são utilizados pois possuem ótimos benefícios à saúde. O chá mate, por exemplo, é capaz de substituir as doses de cafeína do café. Além de ter efeitos positivos para quem busca emagrecer, por exemplo.

E os chás a granel são capazes de proporcionar todos os benefícios prometidos e comprovados por estudos.

3. Sabor intenso

A terceira grande vantagem de adquirir chás a granel é o sabor. Afinal, com as melhores e mais jovens folhas da planta, o sabor também será mais intenso. Para quem gosta de chás mais fortes, esta é uma ótima opção.

Contudo, se você optar pelo chá a granel e não quiser um sabor tão marcante, é só deixar a infusão das folhas por menos tempo antes de começar a apreciar a bebida.

4. Não há geração de lixo

Diferente dos chás de saquinho, em que o sachê vai para o lixo, nos chás a granel não existe geração de lixo. Se você pensar no seu consumo individual, não parece muito resíduo, afinal o saquinho é pequeno. Contudo, se somar o consumo de uma região inteira, o acúmulo de lixo começa a ficar bastante grande.

Conclusão

Durante este texto, mencionamos alguns pontos importantes sobre os chás de saquinho vs. chás a granel. Agora você já pode ter mais clareza sobre as vantagens e desvantagens de cada opção.

O importante é que você tenha o conhecimento para escolher os chás que façam bem para a sua saúde e também proporcionem uma boa experiência quando consumidos.