Chimarrão e tereré: boas práticas para tomar a bebida sem se contaminar com o Coronavírus (COVID-19)

chimarrao_terere_coronavirus

Será que é possível continuar tomando chimarrão e tereré mesmo com o Coronavírus (COVID-19) em nossas vidas? Confira!

Em março de 2020, o Brasil começou a sofrer com os primeiros contágios de pessoas pelo novo Coronavírus, o COVID-19. Desde o começo, as orientações para evitar o aumento dos casos começaram a circular, e você provavelmente já sabe o que precisa ser feito.

Hoje vamos mostrar para você como continuar o consumo de chimarrão e tereré com boas práticas importantes neste momento.

Quais são as recomendações sobre o COVID-19?

O Brasil é um país muito grande, no qual cada estado está tomando atitudes diferentes. E a cada dia que passa, novas decisões são tomadas e tudo muda rapidamente.

Contudo, alguns cuidados são indicados desde sempre, e entre as maiores recomendações temos:

  • Lavar as mãos com água e sabão com frequência, por pelo menos 20 segundos;
  • Quando não houver acesso à água e sabão, utilizar álcool em gel com concentração de 70% de álcool;
  • Evitar contato social em restaurantes, bares, comércio e atividades não essenciais. Em alguns lugares, a circulação de pessoas já está mais reduzida a fim de prevenir ainda mais o surto no país;
  • Buscar por auxílio médico quando apresentar sintomas graves como febre e falta de ar.
  • Não compartilhar itens de uso pessoal como toalhas e talheres.

Como estes cuidados afetam o consumo de chimarrão e tereré?

É no último ponto sobre o compartilhamento de itens pessoais que entra o consumo do chimarrão e do tereré. Afinal, estas bebidas são tradicionalmente consumidas entre mais pessoas, o que não é indicado neste momento.

Através deste contato, os riscos de contaminação aumentam, e por isso deve-se evitar tomar chimarrão ou tereré com outras pessoas, ainda que sem sintomas.

É possível consumir chimarrão e tereré?

Sim. Você não precisa parar de consumir seu tradicional chimarrão ou refrescante tereré. Além do hábito que as pessoas possuem, a erva-mate também é uma planta muito poderosa e com diversos benefícios para a saúde.

Assim, se você deseja continuar tomando chimarrão ou tereré, veja as boas práticas para não se contaminar com o COVID-19:

1. Utilize os equipamentos individuais

Para isso, é importante ter cuia e bomba individuais, e se possível também opte por diferentes térmicas que mantém a água quente ou gelada. Esta questão da térmica é importante pois as mãos são locais de contaminação, e ao utilizar a térmica você poderá estar contaminando o exterior dela sem saber.

Por isso, a melhor opção é utilizar itens individuais. Muitas vezes as pessoas até possuem mais de uma cuia, bomba ou copo de tereré, mas têm alguns itens preferidos. Nestes casos, você não precisa se preocupar em comprar novos itens.

Mas caso você não tenha os equipamentos extras, a melhor opção é realizar a compra e se prevenir ao máximo.

2. Faça uma limpeza completa depois de tomar o chimarrão ou tereré

Além disso, você deve realizar uma boa limpeza da cuia, bomba e qualquer item que for utilizado. Assim como a limpeza das mãos e da casa são indicadas, também é preciso manter os itens do chimarrão e tereré bem higienizados.

3. Pense em você e também nas outras pessoas

Por fim, uma boa prática que todos devemos realizar é a empatia, pensar no próximo e cuidar ao máximo de todos. Assim, com cuidados básicos e um pouco de esforço de cada um, será possível manter hábitos tão importantes como tomar chimarrão e tereré. E ainda, preservar a saúde de todos.

Quiz - Que tipo de tomador de tereré é você?