2 – Preencha aproximadamente 2/3 da do volume da cuia com erva-mate
3 – Construa a “parede seca” de erva-mate
4 – Adicione a primeira água (temperatura ambiente) para “cevar” o mate
5 – Espere a erva absorver a primeira água e em seguida introduza a bomba no chimarrão
6 – Descarte a primeira água do mate (água fria) e agora sirva o chimarrão com água quente
7 – Pronto. Agora é só saborear o seu chimarrão[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner column_margin=”default” text_align=”left”][vc_column_inner column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” width=”1/12″ tablet_width_inherit=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][/vc_column_inner][vc_column_inner column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” width=”11/12″ tablet_width_inherit=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_row_inner column_margin=”default” text_align=”left”][vc_column_inner column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text]Quando começam a tomar chimarrão, todas as pessoas passam pelo processo de aprendizado de cevar as primeiras cuias. É fato que, apesar de ser um processo simples, o aperfeiçoamento da técnica leva algum tempo. Mas calma, seguindo o passo a passo e possuindo as informações chave descritas abaixo, é possível “acertar a mão” e preparar um bom chimarrão já de primeira.O Chimarrão é a bebida mais tradicional e também parte da identidade do Rio Grande do Sul. Neste blog post, vamos ensinar um passo a passo infalível para que você aprenda, de uma vez por todas, como fazer Chimarrão.
Existem diversas maneiras para preparar o chimarrão. Entre algumas maneiras possíveis, é possível fazer com cevador ou com as mãos, chimarrão invertido, estilo formigueiro, decorado ou não, etc.
Neste texto ensinaremos a que talvez seja a mais tradicional delas, que é também muito simples para quem está preparando pela primeira vez. Mas chega de papo e vamos logo ao que interessa…[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]
O que preciso para preparar o chimarrão?
Você irá precisar dos seguinte itens:
- Cuia ou porongo – saiba mais sobre Cuias de Chimarrão ou conheça diferentes Tipos de Cuia
- Bomba para chimarrão adequada para a cuia acima – saiba mais sobre bombas para chimarrão
- Erva-mate para chimarrão – saiba mais sobre os Tipos de Erva-mate
- Água quente
- Cevador de mate ou “vira-mate”
Prefere assistir a um vídeo explicativo? O Mate in Box preparou um vídeo para você. Assista abaixo:[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”full_width_content” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=M9cmf2hBsig” align=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”]
[vc_column_text]Confira mais vídeos como este em nosso canal no YouTube
Como fazer chimarrão: passo-a-passo
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]1 – Comece preparando a água para o chimarrão.
A primeira coisa a se fazer é aquecer e preparar a água. A temperatura correta e confortável para a água do Chimarrão é entre 65 e 75 ºC, a depender da sua preferência pessoal. Pessoas mais específicas juram que 73ºC é a temperatura ideal.
Contudo, não é necessário utilizar um termômetro para saber a temperatura da água. Durante o processo de aquecer a água, você verá que pequenas bolhas começam a se formar no fundo da panela ou chaleira quando esta chega próxima aos 70 ºC.
Dependendo do modelo e material da sua chaleira, e também da intensidade do fogo, a chaleira começa a “chiar” quando as micro-bolhas começam a se formar.
Neste momento, desligue o fogo e reserve a água numa chaleira ou garrafa térmica.
2 – Preencha aproximadamente 2/3 do volume da cuia com erva-mate para chimarrão.
Uma dúvida comum nessa hora é: Quanta erva devo usar?
A depender a cuia, a quantidade ideal exata pode variar. Como descrito no blog post sobre tipos de cuia, cada porongo (planta utilizada para fabricar a cuia para chimarrão gaúcho) possui formato único. Contudo, uma receita praticamente infalível é preencher com erva-mate um volume aproximado de ⅔ do volume da cuia.
Conheça a Cuia Mate in Box. Ideal para tomar aquele mate em casa ou trabalho.
3 – Construa a “parede seca” de erva-mate.
Com uma das mãos segure a cuia e com a outra mão tampe a “boca” da cuia utilizando para isso o “vira-mate”. Você pode substituir o “vira-mate” por qualquer superfície plana, de plástico, metal ou madeira. Contudo, caso não tenha nenhum desses você pode utilizar as mãos mesmo.
Vire a cuia de cabeça para baixo formando um ângulo de aproximadamente 45º entre a cuia e o plano horizontal. Neste momento você deve chacoalhar a cuia. Os galhos e grãos maiores da erva serão naturalmente levados para a parte mais alta (parte de baixo da cuia – uma vez que, neste momento, a mesma encontra-se de cabeça para baixo) e a parte mais fina da erva ficará próxima ao “vira-mate”.
Gire novamente a cuia e posicione a mesma em 45º (dessa vez de cabeça para cima). Retire com cuidado o “vira-mate”, deslizando-o como mostrado no vídeo acima.
Cuidado! Nesse momento a parede de erva já está formada, mas ainda é frágil. Ela pode desmoronar a qualquer momento, por isso não faça movimentos bruscos até que o próximo passo seja completado.
4 – Adicione a primeira água (temperatura ambiente) para “cevar” o mate.
“Cevar o mate” é o nome dado ao processo de preparação do mate ou chimarrão.
Neste momento do processo, temos uma “parede” seca e instável de erva-mate. Portanto, coloque a primeira água do chimarrão para que a parede fique estável, antes de colocar a bomba.
Com a cuia ainda inclinada colocamos água à temperatura ambiente. Cevar o mate com água ambiente ou morna garante que o chimarrão não sinta o “choque” da água quente e preserve o sabor original da erva.
5 – Espere a erva absorver a primeira água e em seguida introduza a bomba no chimarrão.
Repouse a cuia em uma superfície estável por um período entre 1 (um) e 2 (dois) minutos.
Você verá que o nível da água irá diminuir. Isso é normal, pois nesse momento a erva-mate está absorvendo a água e está “inchando” (literalmente). Após este período, a parede do chimarrão já estará consolidada e então é o momento de colocar a cuia na posição vertical (de pé).
Tapando o bocal da bomba, introduza-a na cuia pressionando o bojo contra a parede de erva. Isso garantirá que a bomba fique estável.
6 – Descarte a primeira água do mate (água fria) e agora sirva o chimarrão com água quente.
Neste momento o chimarrão já está cevado. Contudo, como a primeira água do chimarrão era fria, algumas pessoas preferem não descartá-la.
Com a boca, retire a água fria e descarte. Em seguida, sirva com água quente. e pronto…
7 – Pronto. Agora é só saborear o seu chimarrão.
Pronto, o Chimarrão já está cevado. Agora é só colocar a água quente, vê-lo espumar e aproveitar o seu mate!
Compartilhe a bebida com seus amigos e familia. Afinal, servir um chimarrão é sinônimo de hospitalidade e boa amizade.
Esperamos ter ajudado você a preparar o seu chimarrão. Se este for o caso, deixe aqui um comentário para a gente. Vamos adorar ter contato contigo.
Um grande abraço e viva o mate!
#mateinbox #vivaomate #aprendino90c[/vc_column_text]
[/vc_column][/vc_row]