Carrinho

Se você tem curiosidade sobre Tereré, neste texto compartilhamos tudo sobre a cuia de tereré e também muitas informações importantes sobre a bebida!

Cuia, copo ou guampa?

Você sabia que existem diferentes recipientes nos quais você pode servir o tereré? Estas opções incluem a cuia, o copo ou a guampa.

Cada um deles tem um motivo diferente para ser utilizado, mas já é possível perceber que não existem desculpas quando o assunto é tomar tereré. Assim, continue a leitura e entenda as diferenças entre a cuia de tereré, o copo de tereré e a guampa.

O Tereré

A erva-mate é uma planta com diversos usos, sendo um deles o tereré. No Brasil, a bebida é consumida em maior quantidade nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Mas também é famosa em outros países da América Latina, especialmente no Paraguai.

O tereré é servido com água gelada, diferente do chimarrão que é preparado com água quente. Por isso, é uma bebida que ganha adeptos em locais com temperaturas mais quentes. Além de ser mais refrescante, também garante os diversos benefícios da erva-mate. 

Saiba mais sobre todos os benefícios aqui: Benefícios do tereré gelado

Mas o tereré tem um preparo diferente do chimarrão. A começar pela cuia, que pode ser tanto uma cuia de tereré, quanto um copo ou a guampa. Além disso, a erva-mate utilizada também é diferente, por isso alguns detalhes são importantes para que a experiência seja tão boa quanto o esperado.

Como preparar o tereré?

  1. Escolher o copo/cuia/guampa a ser utilizado.
  2. Comprar a erva-mate adequada para tereré.
  3. Escolher a bomba que será utilizada.
  4. Preparar 1 litro de suco de limão com concentração a gosto para servir.

OBS: para uma experiência ainda melhor, adicione gelo ao suco de limão e mantenha-o sempre bem gelado.

Com estes poucos itens necessários, você já consegue preparar um delicioso tereré. O preparo da erva-mate na cuia de tereré não é demorado, e em poucos minutos (ou segundos, para os mais experientes), é possível apreciar a bebida.

Veja o passo a passo completo em vídeo e texto para preparar tereré aqui: Como fazer Tereré – um passo a passo completo.

As particularidades do tereré

Ainda que seja bastante simples de preparar, o tereré tem algumas particularidades que devem ser consideradas.

Um dos principais cuidados é a questão da erva-mate utilizada. Como é uma erva mais grossa, é preciso prestar atenção para a bomba não entupir. Para isso, é interessante usar a cuia adequada e saber sobre os diferentes tipos de ervas.

Na sequência, você vai entender quais as diferenças e motivos para usar uma cuia de tereré, copo de tereré ou ainda a guampa.

cuia-de-terere

Cuia de Tereré

Para quem não dispensa a utilização de uma cuia de tereré para tomar a bebida, existem diversas opções em lojas especializadas.

Quiz - Que tipo de tomador de tereré é você?Powered by Rock Convert

Se você quer saber mais sobre os diferentes tipos de cuia, clique aqui.

Ainda que exista uma cuia específica para tereré, a tradicional cuia de chimarrão também pode ser utilizada. Se a intenção é realmente utilizar uma cuia de tereré específica para esta bebida, a recomendação é utilizar a guampa. Vamos explicar melhor sobre ela abaixo.

cuia-de-terere

Copo de Tereré

Preparar o tereré em um copo é uma opção bastante prática. É uma forma fácil de qualquer pessoa tomá-lo sem precisar comprar outros itens.

Ao escolher esta forma de beber, é preciso tomar cuidado com o excesso de erva que fica depositado no fundo do copo. Como a erva-mate utilizada é mais grossa, a água gelada começa a inchar e pode ficar difícil de tomar o tereré depois de algum tempo.

Outro fator importante é escolher um copo de tamanho adequado. Assim como as cuias de mate ou chimarrão, o tamanho do copo deve ser conforme o hábito das pessoas. Se você gosta de tomar o tereré mais rápido, você deve escolher um copo pequeno. Já se você prefere mais longo, o ideal é pegar um copo grande.

Adquira o seu copo de tereré na loja do Mate in Box.

cuia-de-terere-2

Guampa

Por mais estranho que pareça, a cuia de tereré mais indicada é feita com o chifre de boi. Essa cuia tem um formato especial para o tereré gelado e seu preparo. E na verdade, o formato é muito parecido com um copo. Afinal, a bebida é gelada e realmente é mais interessante bebê-la nesse recipiente especial.

A guampa é fabricada com parte de um chifre bovino, e uma das extremidades é lacrada com madeira ou couro de boi. Além disso, seu exterior é revestido por verniz.

Contudo, ao invés de utilizar a palavra “chifre”, utiliza-se “guampa” por ser uma palavra de origem quéchua e significa exatamente “chifre”. Contam as lendas da origem da erva-mate e do tereré, que foi nas tribos guarani e quéchua que a erva começou a ser utilizada e cultivada.

Conclusão

Independente da forma como o tereré for consumido, a tradição envolvida nesta prática é muito grande. Além disso, a refrescância do tereré e os benefícios da erva-mate também contribuem para que o seu consumo esteja em crescimento.

Por isso, seja em copo ou em cuia de tereré específica como a guampa, tomar tereré gelado vai ser uma ótima experiência para todos.

Assim, o final de semana de sol com a família, o trabalho ou chegar em casa no fim de dia, se tornam momentos ainda mais especiais.

Selen Sousa

Author Selen Sousa

More posts by Selen Sousa

Leave a Reply