Como reduzir a gordura no fígado de forma natural

reduzir-gordura-figado

Entenda o que é gordura no fígado, os riscos de ter essa condição no longo prazo, e como fontes naturais podem ajudar a tratar esta situação.

Diversos motivos podem acabar gerando um acúmulo de gordura no fígado durante a vida. Em mais da metade dos pacientes com essa condição, existe histórico de obesidade e maus hábitos alimentares.

Outros problemas de saúde como triglicerídeos ou colesterol altos, além de diabetes descontrolada, também podem ser causas de gordura no fígado.

Ainda que seja uma condição de risco para os pacientes, é possível realizar tratamentos e reduzir este excesso de gordura no fígado. Nesse sentido, apresentaremos informações importantes sobre a gordura no fígado, bem como formas de reduzir os níveis elevados com o tempo.

O que é gordura no fígado?

Como já mencionamos acima, quando uma pessoa leva hábitos prejudiciais à saúde (além de diversas outras causas como doenças crônicas ou até mesmo alcoolismo), com o tempo pode acontecer um acúmulo de gordura no fígado.

Estes hábitos incluem:

  • Consumo de alimentos muito gordurosos e com excesso de açúcar;
  • Não praticar exercícios físicos;
  • Levar uma vida de muito estresse e pouco sono também podem prejudicar o corpo.

De maneira geral, todas as pessoas possuem gordura no fígado, mas o problema começa quando os valores passam de 5 a 10% das células do órgão preenchidas por gordura. Nestes casos, a gordura no fígado passa a ser chamada de esteatose hepática.

Caso não seja tratada, esta condição pode causar inflamação no corpo, que depois pode evoluir para cirrose.

Mas não há motivos para ficar desesperado, pois este quadro pode ser revertido se o estilo de vida do paciente mudar, e o tratamento for seguido conforme orientações do médico responsável.

Quais são os sintomas?

É comum que quadros de gordura no fígado não tenham sintomas físicos. Contudo, conforme o quadro piora, algumas mudanças podem ser percebidas:

  • Fadiga
  • Dor na parte superior direita do abdômen
  • Confusão mental
  • Fezes sem cor
  • Alterações do sono
  • Tremores

Contudo, para chegar nestes sintomas, a situação já é considerada mais complexa. Portanto, consultas periódicas ao médico e exames clínicos e de sangue são importantes para a prevenção.

Como reduzir a gordura no fígado

Como você já sabe, existem diversos hábitos saudáveis que devem ser adotados pelas pessoas que apresentam alto teor de gordura no fígado. Além disso, alguns medicamentos ajudam a melhorar a condição, mas é preciso uma combinação de fatores para que a situação seja controlada.

1. Efeito da erva-mate para reduzir gordura no fígado

A erva-mate é uma planta muito completa e que possui diversos benefícios para a saúde. Seu consumo pode ser feito como uma forma de prevenir e até mesmo amenizar o excesso de gordura no fígado.

Assim como possui cafeína e antioxidantes que auxiliam a retardar o envelhecimento da pele, a erva-mate também realiza uma desintoxicação no corpo. 

E com isso, tanto o chá mate, quanto o chimarrão ou tereré, ajudam a oxidar a gordura em excesso do fígado, e colaboram no tratamento da esteatose hepática.

Entenda outros benefícios da erva-mate: Benefícios da erva-mate para a saúde.

Como consumir a erva-mate?

O consumo da erva-mate pode ser feito de diferentes formas. Você pode preparar o chimarrão ou tereré, ou ainda tomar um chá de erva-mate fazendo uma infusão da planta em água e coando para beber.

Veja abaixo outras formas de reduzir a gordura no fígado:

2. Fazer dieta para emagrecer

Como boa parte dos pacientes que apresentam quadro de gordura no fígado têm sobrepeso ou obesidade, uma das formas de tratar o problema é com o emagrecimento. Médicos e nutricionistas podem auxiliar você com a melhor dieta para a sua realidade e nível de gordura que precisa ser reduzido.

Mas você já pode começar evitando frituras, gorduras e doces. E ao mesmo tempo, aumentar a ingestão de frutas, legumes, verduras e carnes magras.

Além disso, a inclusão de fontes de fibras também são importantes, visto que estas controlam a velocidade de absorção da glicose no sangue.

3. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Uma das formas de acumular gordura no fígado é a partir do alcoolismo. Por isso, se você já apresenta níveis altos de gordura no fígado, o consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado.

4. Fazer atividades físicas regularmente

Ao levar uma vida menos sedentária, consequentemente o corpo acumula menos gordura. Assim como as células de gordura não se acumulam fazendo com que as pessoas engordem, também não há excesso de gordura no fígado.

Conclusão

Neste texto explicamos o que é a gordura no fígado e como ela pode se acumular. Esta é uma condição que pode apresentar problemas futuros no paciente se não for tratada. Contudo, com acompanhamento médico e mudança de hábitos é possível reverter o quadro e ser saudável novamente.

Nesse sentido, você também entendeu de que forma esta gordura no fígado pode ser reduzida. E ao utilizar estas dicas você pode prevenir não só prevenir a esteatose hepática, como também outras doenças e problemas de saúde.