Comprar erva-mate

loja para comprar erva mate é uma duvida entre muitas pessoas
[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][split_line_heading]

Comprar erva-mate: tudo o que você precisa saber antes de adquirir o seu amargo favorito

[/split_line_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”]
[vc_column_text]

Tudo o que você precisa saber no momento de adquirir sua erva-mate. Quer você esteja na região sul, ou fora dela, você pode ter sempre um produto de qualidade em sua mesa. Saiba como escolher a erva ideal.

[/vc_column_text]
[/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]O chimarrão e o mate já são parte da rotina de milhões de brasileiros. O hábito de matear, que no Brasil se iniciou a centenas de anos na região sul, recentemente está cruzando fronteiras e ganhando também adeptos em outras regiões do país.

Hoje, não é difícil encontrar erva-mate à venda em também em outras regiões do Brasil. Grandes cidades e também pequenas cidades já sentiram no comércio a necessidade de oferecer uma boa erva para chimarrão.

Mas apesar da oferta de produtos nas prateleiras dos mercados e supermercados, será que é assim tão simples encontrar ervas-mate de boa qualidade?

Neste blog post vamos tentar responder a esta e outras perguntas. Vamos também dar todas as dicas para que você possa facilmente encontrar a erva-mate ideal ao seu paladar.

O primeiro passo é saber pelo que se está procurando

Adeptos de outras regiões do país entram na roda do chimarrão por diversos motivos. Benefícios para um estilo de vida fitness, prevenir o envelhecimento, utilizar o mate como uma alternativa saudável ao café, compartilhar um momento especial com os amigos ou mesmo para seguir a tradição do mate.

Seja qual for o seu motivo para apreciar um bom mate, saiba que existem diferentes tipos de mate ou chimarrão. E para cada tipo de mate, diferentes características devem ser consideradas.

Vamos começar por separar os tipos de mate disponíveis no mercado, e na sequência, descrevemos as características a ser consideradas em cada uma delas. Por último, entraremos um pouco nos mérito de onde procurar a erva-mate ideal. Boa leitura! [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]

Tipos de mate

Todas os tipos de mate que descreveremos aqui são preparadas utilizando-se erva-mate em um recipiente e são tomadas com o uso de uma Bomba metálica.

Embora o tipo de recipiente utilizado seja diferente para cada uma delas, todas utilizam água como base líquida. Com exceção do tereré, todas as outras utilizam água quente.

Os principais tipos de mate do mercado são 4 (quatro) e serão brevemente descritos a seguir:

Chimarrão

Infusão quente preparada com erva-mate de moagem fina (padrão PN-01 ou similar).

A erva-mate para chimarrão possui coloração mais esverdeada, com tonalidade geralmente similar ao verde bandeira. Isso devido ao fato de ela ser consumida preferencialmente fresca ou nova, logo após ser colhida e beneficiada. O percentual de galhos e folhas é geralmente 30/70.

Popularmente, dizemos que uma boa erva-mate espuma quando servimos o mate, o que confere uma textura mais “cremosa” ao mate e um maior rendimento.

Mate Argentino

Infusão quente preparada com erva-mate repousada. Isso significa que após ser colhida, sapecada e secada, a erva repousa por cerca de 8 meses antes de ser colocada para o consumo. O tempo de repouso confere à erva uma característica de amargor diferente da erva fresca.

A erva-mate padrão “hermano” geralmente possui um maior percentual de galhos misturado às folhas, cerca de 50/50. O maior percentual de galhos permite que a bebida se torne mais nutritiva, pois segundo aos argentinos, a maior parte dos nutrientes da erva encontra-se nos galhos.

O recipiente utilizado para o mate argentino é geralmente menor que o recipiente do chimarrão. Já a granulometria da erva argentina varia entre 2mm – 4mm.

Mate Uruguaio

Infusão quente também preparada com erva-mate repousada.

Diferente da erva argentina, a uruguaia não utiliza galhos na sua mistura, sendo assim, é uma erva padrão pura-folha. A granulometria da erva utilizada pelos uruguaios é de cerca de 1mm – 2mm.

Tereré

Infusão gelada preparada com erva-mate. A temperatura da água para o tereré é geralmente próxima a 0ºC. É uma bebida utilizada em regiões de clima quente, como o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai.

A erva para o tereré tem moagem mais grossa (2mm- 4mm) e também possui alto percentual de galhos. Ela se parece muito com a erva argentina na proporção de galhos e também na moagem. A diferença básica entre elas é que a erva-mate para tereré não é repousada, mas preferencialmente fresca.[/vc_column_text]

[vc_column_text]Se você quiser se aprofundar um pouco mais nos tipos de mate existentes confira o Blog post Tipos de Erva-mate.[/vc_column_text]
[/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]

Características da erva-mate

Neste texto vamos abordar as características do produto final, mas sem entrar nos muitos detalhes do processo de beneficiamento das ervas, isso é, o que acontece no pós-colheita do produto.

Caso você queira saber um pouco mais sobre os processos de beneficiamento da erva-mate você pode acessar a página “Como é feita a erva-mate?”

Algumas das principais características da erva mate estão enumeradas abaixo:

  1. Características de plantio e manejo
  2. Sapeco
  3. Secagem
  4. Percentual de galhos e folhas
  5. Cancheamento
  6. Granulometria

1. Características de plantio e manejo

Existem dois principais tipos de plantio de erva-mate: nativo e plantado.

A erva-mate nativa é aquela em que o pé de erva-mate cresce em seu habitat natural, isto é, em meio à mata. A planta da Ilex Paraguariensis que cresce à sombra de outras árvores tende a produzir folhas menos amargas e que produzem um chimarrão mais agradável.

Devido à dificuldade de acesso às plantas e à menor produtividade por área, a erva-mate nativa tende a possuir um valor de mercado maior.

Por outro lado, pode-se também plantar a erva-mate em campo aberto. A produção deste tipo de produto é mais fácil e barata, facilitando o acesso ao mercado consumidor. Utilizando-se técnicas de manejo adequadas pode-se também produzir um bom produto final com erva-mate plantada em campo aberto.

Ervas-mate nativa tendem a ter um manejo mais orgânico ou natural, uma vez que a matéria orgânica da própria mata se torna o adubo natural da terra. Já no plantio em campo aberto, a adubagem externa é necessária. Esse adubo pode ser feito com matéria orgânica ou então adubo químico.

No clube de assinatura (Link Mate in Box) apenas trabalhamos com produtos de manejo natural ou orgânico.

2. Sapeco

Logo após a colheita da erva-mate, é feito o processo de sapeco. Neste, os ramos são submetidos à um forte calor, por um curto período de tempo (~10 segundo).

Num processo um pouco mais rudimentar e antigo, as ramas eram colocadas diretamente sobre o fogo, por poucos segundos. Esse processo garante que a erva mantenha um paladar agradável após sua secagem.

Hoje, com o avanço dos processos, é comum fazer o sapeco das ervas sem a presença de fogo ou fumaça, o que preserva ainda mais o sabor da ilex paraguariensis. Várias ervateiras já utilizam tal tecnologia.

Existem ainda ervateiras que preferem manter uma característica mais rústica no seu produto e por isso optam por preservar o método antigo de sapeco.

3. Secagem

O processo de secagem ou desidratação da erva-mate é feito logo após o sapeco. Nele, tanto o volume quanto o peso da erva são reduzidos devido à perda de água. O sabor e os nutrientes da erva são preservados e concentrados na matéria restante.

Carijo

O processo mais primitivo de secagem é conhecido como carijo. Nele, uma grade de madeira é construída de 1 a 2 metros do chão. Sobre ela são colocadas as ramas de erva-mate, que são cobertas por uma lona que abafará o calor.

Logo após isso, um braseiro é aceso logo abaixo às ervas. A erva-mate fica nesse processo lento de secagem durante toda a noite.

O processo acima conferirá um sabor defumado à erva-mate. Este tipo de erva é geralmente vendido no mercado como “erva-mate artesanal”. Ela possui uma coloração verde-oliva, um pouco mais escura do que a erva-mate não defumada.

Barbaquá

Um processo de secagem mais moderno é o barbaquá. Nele, as ramas de erva-mate ficam isoladas do fogo. O calor é conduzido por dutos e chega à erva-mate sem a presença de fumaça.

Este processo é mais rápido e possibilita a secagem de um maior volume de erva em um menor intervalo de tempo.

4. Percentual de galhos e folhas

O percentual de galhos e folhas influencia a intensidade do sabor do chimarrão. Um produto final com maior percentual de folhas é geralmente mais forte e intenso do que aquele com certa presença de galhos.

Em se tratando de erva-mate para chimarrão, o padrão PN-01 é mais utilizado entre as ervateiras. Este, utiliza um percentual de 30% galhos e 70% folhas. Contudo, diferentes ervateiras optam por oferecer produtos de percentuais variados de galhos e folhas.

Como mencionado anteriormente, outros produtos, como erva para mate argentino, uruguaio ou tereré possuem padrões diferentes de percentuais de galhos e folhas.

5. Cancheamento

O cancheamento é o processo em que as folhas são quebradas ou trituradas. O processo de moagem está de certa forma atrelado ao cancheamento.

Para o cancheamento à moda mais antiga, a erva já seca é colocada sobre uma lona e é golpeada com o auxílio de facões de madeira. Esse processo faz com que seja quebrada em fragmentos tão pequenos quanto mais se golpeia.

Já alguns séculos atrás, o cancheamento evoluiu para um cilíndro de madeira, com estacas, que rola sobre a erva-mate seca. Com este processo, a erva-mate também é quebrada e chega aos mesmos estados do processo anterior.

Outros tipos de se canchear a erva-mate são a socagem em pilão e moedores automatizados. Após a chegada da energia elétrica, a socagem evoluiu para socadores elétricos com dentes metálicos.

6. Granulometria

Do processo de cancheamento e moagem da erva-mate, obtém-se o produto final com diferentes granulometrias.

No caso do chimarrão, a moagem tipo tradicional é também a mais fina. Essa qualidade de chimarrão é menos indicada para quem está começando a tomar o chimarrão, pois é um pouco mais difícil poder cevar o mesmo sem entupir.

Enquanto a dita “moída grossa” possui grãos maiores, o que dificulta o entupimento. Em termos gerais, o sabor das ervas não é alterado simplesmente pelo tipo de moagem ou tamanho do grão.

Existem também as ervas para chimarrão do tipo pura-folha em pedaços. Estas ervas são geralmente misturadas aos padrões acima para mudar a consistência do chimarrão. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]

Onde comprar erva-mate para chimarrão

Agora que você já aprendeu tudo que precisa saber antes de escolher a erva-mate ideal, aprenda onde você pode encontrar tais produtos.

Clubes de assinatura de erva-mate

Se você quer saborear o que há de melhor no mundo da erva-mate, ou quer conhecer os melhores produtos indicados pelos melhores especialistas, sugiro a você conhecer um clube de assinatura de erva-mate.

Os clubes de assinatura chegaram com a proposta de democratizar o consumo da erva-mate. Neles, especialistas se encarregam de experimentar os mais variados rótulos e enviar os melhores todos os meses no seu endereço. Assim, você só tem o trabalho de apreciar o seu chimarrão.

Os assinantes não sabem qual será o rótulo de cada mês, o que torna a experiência ainda mais interessante. Você ainda recebe uma cartilha que conta todas as informações sobre o produto que está recebendo.

Comprando erva-mate em lojas físicas

Se você está na região sul do Brasil, é bem provável que você encontre erva-mate de qualidade em diversos pontos de venda na sua cidade, tal como mercados, supermercados mercearias e feiras de rua.

Fora da região sul, é um pouco mais difícil, mas não impossível. Procure erva-mate nas maiores redes de supermercado e também em mercados municipais. Feiras de rua também são propícias a encontrar este tipo de produto.

A primeira característica a ser olhada deve ser a data de fabricação do produto. Por se tratar de um produto muito fresco, o tempo faz com que a erva se oxide e vá perdendo sua cor, aroma e gosto originais. Prefira produtos que foram envasados em até 1 (um) mês, pois estes estarão mais frescos.

Características como tipo, processos de beneficiamento, composição e granulometria são importantes para o chimarrão, mas são características de preferência pessoal de cada mateador.

Na verdade não existe um tipo “melhor” que o outro. Seria como ao escolher um bom vinho. Alguns gostam da uva Cabernet Souvignon, outros preferem um bom Malbec…

O gosto pelo chimarrão é cultivado ao longo do tempo, ao experimentar ervas-mate com características diferentes.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]