[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]O Mate ao estilo uruguaio é preparado utilizando, entre outros elementos, a erva-mate repousada.O mate uruguaio, ou chimarrão estilo uruguaio é uma tradicional maneira de preparo do Mate quente. Vale ressaltar que fazer um mate ao estilo uruguaio é diferente de fazer um chimarrão na cuia uruguaia. Aprenda passo-a-passo como preparar o mate uruguaio.
O Uruguai, em si, não é um país produtor de erva-mate. Apesar do povo uruguaio ser grande consumidor de erva-mate, a maior parte do mate consumido pelo pequeno país vem do Brasil.
A bebida quente ao estilo uruguaio surgiu provavelmente a partir desse contexto. Durante longas viagens para o transporte da erva ao Uruguai, a mercadoria “envelhecia”.
Isso dava àquele produto, características diferentes da erva-mate que era consumida pelo brasileiro, que é mais fresca e esverdeada. A erva-mate padrão uruguaio é mais amarelada, com um sabor forte e marcante.
O diferencial da erva-mate uruguaia
Não demorou para que os uruguaios tirassem proveito do fato de consumirem o produto com idade mais avançada. Eles perceberam que as safras tinham variações ao longo o ano, e era mais madura nos meses de inverno.
A planta da Ilex Paraguariensis é idealmente colhida nos meses de julho e setembro. Nesta época do ano, a planta está em processo de “adormecimento”. Isso faz com que galhos e folhas tenham menos seiva do que no verão.
Este processo faz com que a erva-mate de inverno possua sabor mais suave e agradável ao paladar. Além disso, o sabor característico da Ilex Paraguariensis é acentuado quando a planta é colhida na estação correta.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]
A erva-mate repousada
A erva-mate é então submetida a um processo de maturação, onde repousa por um período mínimo de 8 meses, em temperatura e humidade controladas. O resultado é uma erva de sabor amargo e suave. A coloração característica é dourada, com concentração predominante ou exclusiva de folhas (menos galhos).
Saiba mais sobre ervas-mate repousadas.
Abaixo, você aprenderá a preparar o mate uruguaio. Caso também tenha interesse, podemos lhe ensinar a preparar o Chimarrão na cuia uruguaia.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]
Como preparar o mate uruguaio
A preparação do mate uruguaio é simples e muito parecida com a preparação do chimarrão ou a preparação do mate argentino. Para prepara-lo você irá precisar de:
- Cuia padrão uruguaio (ou coquinho) – saiba mais sobre os tipos de cuia
- Bomba compatível com a cuia
- Erva-mate padrão uruguaio – saiba mais sobre os diferentes tipos de erva-mate
- Água quente
1 – Prepare a água
A temperatura do mate uruguaio é comparável com a temperatura da água do Chimarrão, estando ideal em 73ºC. Como já mencionamos no Blog Post Como fazer chimarrão é possível saber o ponto correto mesmo sem um termômetro, pois nessa temperatura começam a se forma pequenas bolhas no fundo a chaleira.
2 – Sirva a cuia com 1/2 do volume em erva-mate
Devido às características da própria erva, o mate uruguaio “incha” mais do que o chimarrão gaúcho. Portanto, servir com a metade do volume em erva-mate é o ideal.
3 – Prepare a parede de erva-mate para em seguida cevar o mate
Tapando a boca da cuia com uma das mãos, vire-a de lado e balance, de maneira que a erva se posicione de um dos lados. Em seguida, gosto de pressionar a erva compactando a parede para assegurar o não desmoronamento da parede.
4 – Sirva a primeira água (cevar o mate) com a temperatura morna
A primeira água em qualquer tipo de mate não deve ser quente (à temperatura que se toma) para evitar o choque térmico na erva. Como já mencionamos em outros Blog posts, esse choque inicial faria com que a erva alterasse algumas propriedades, causando amargor.
A primeira água no mate uruguaio tampouco pode ser à temperatura ambiente. Pelo fato da erva ser uma pura-folha, a água fria, de menor densidade, faria com que parte da erva boiasse sobre a água, desfazendo assim a parede e provocando o desmoronamento logo na primeira servida.
Portanto, água morna é ideal. Faça uma mistura de água ambiente e água da chaleira em ½ a ½.
5 – Repouse a cuia e espere que a erva absorva a água
Logo após colocada a primeira água, repouse a cuia e espere que a erva-mate absorva a água. O tempo de espera é de 1 a 2 minutos. Quando isso acontecer, a “parede” de erva estará bastante estável e então será o momento correto para introduzir a bomba na cuia.
6 – Introduza a Bomba
Tapando o bico da bomba com o polegar, introduza-a na cuia e encontre uma posição estável para a mesma. Como o mate uruguaio possui uma granulometria maior que a do chimarrão, você pode utilizar o bojo da bomba para “ajeitar” a erva no fundo da cuia, ou a parede.
7 – Aproveite o seu mate!
O mate já está pronto! Neste momento, você já pode servir a primeira água quente e saborear o seu mate.
Para garantir que a água está na temperatura correta, sugerimos que o cevador (pessoa que cevou o mate) tome a primeira cuia, e somente depois, passe adiante. Dessa maneira, você garante que nenhum dos seus amigos irá se queimar com o mate.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]Um grande abraço e viva o mate!
#mateinbox #vivaomate #aprendino80C[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]