A erva-mate no combate ao colesterol alto. Um remédio milagroso!

baixar-colesterol-erva-mate

A erva-mate é um poderoso aliado para baixar colesterol, afinal possui diversos componentes importantes para a saúde. Entenda em mais detalhes como a planta pode auxiliar no controle do colesterol, além de outras importantes informações.

Pelos maus hábitos que as pessoas têm durante a vida, como sedentarismo ou alimentação rica em gordura, com o tempo há um aumento do colesterol no sangue. Existem diferentes tratamentos e alimentos que auxiliam a baixar colesterol ruim, e a erva-mate apresenta entre seus benefícios esta ação em favor da saúde.

Nesse sentido, é preciso tomar cuidado com resultados elevados de colesterol, pois esta situação pode ser um grande problema para o organismo. Afinal, algumas consequências graves de um colesterol ruim alto são:

  • Entupimento de artérias (aterosclerose);
  • Formação de trombos; 
  • Liberação de êmbolos;
  • Entre outros problemas principalmente cardiovasculares.

Por isso, é essencial que as pessoas verifiquem se os índices de colesterol no sangue estão alterados periodicamente. E para evitar que os valores se mantenham altos, é essencial que uma alimentação balanceada seja adotada por todos.

Ainda que possa parecer uma tarefa difícil eliminar gorduras e outros alimentos prejudiciais à saúde, existem algumas boas opções que auxiliam nessa busca por uma saúde melhor.

Assim, para auxiliar quem busca por soluções naturais e práticas para baixar colesterol, vamos compartilhar de que forma a erva-mate atua nesse processo.

Você também entenderá como incluir a erva-mate no seu dia a dia para que seja utilizada de forma rotineira. E por fim, onde comprar a erva-mate e como preparar um bom mate para consumir a erva-mate diariamente ou sempre que quiser.

vida saudavel de forma simples com erva-mate

Por que a erva-mate ajuda a baixar o colesterol

A erva-mate é uma planta bastante interessante, e tem um grande poder nutricional. Isso pois são diversas propriedades que fazem bem à saúde, e benefícios que auxiliam as pessoas em diversos aspectos.

Entre estes compostos benéficos para a saúde, estão as substâncias que permitem uma menor absorção de gordura dos alimentos que são consumidos. E consequentemente, os níveis de colesterol baixam.

Além deste benefício essencial para baixar colesterol no organismo das pessoas, a erva-mate também tem outras ações muito importantes para manter a saúde em dia.

Benefícios da erva-mate

A erva-mate é uma planta utilizada há muitos anos, com seu consumo tendo iniciado com os grupos indígenas antes mesmo da colonização portuguesa e espanhola na América do Sul.

Os europeus passaram a aceitar o consumo da erva-mate depois de algum tempo, por entender que realmente a planta possuía benefícios para a saúde e disposição de quem a consumia.

Como já mencionamos, são diversos pontos positivos relacionados à utilização da erva-mate no dia a dia. Desde maior disposição para atividades físicas e mentais, até propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, existem ótimos resultados para baixar colesterol, controlar diabetes e prevenir doenças.

Para ter mais detalhes, leia nosso artigo completo sobre os Benefícios da Erva-mate.

Como colocar erva-mate no seu dia a dia e baixar colesterol

Agora que você já entendeu melhor sobre os benefícios da erva-mate para a sua saúde, é importante entender como você pode incluir a erva-mate no seu dia a dia.

Afinal, se o seu objetivo é baixar colesterol ou até mesmo aproveitar a planta para outros benefícios, é importante que o consumo seja prático e se torne um hábito.

São diferentes opções para o consumo da erva-mate, sendo as principais:

  • Mate ou chimarrão (infusão de erva-mate com água quente). Muito comum no Rio Grande do Sul, outros estados da região sul do Brasil, e também outros países do sul da América do Sul.
  • Tereré (infusão de erva-mate com água fria), com grande consumo no Paraguai, onde até existe um feriado nacional em homenagem ao tereré. Contudo, como esta forma de consumo é mais refrescante, pode ser uma boa opção em épocas de calor.
  • Chá mate (erva-mate tostada e moída, preparada com água quente).

Independente da sua escolha, você pode consumir a erva-mate para baixar colesterol e outros benefícios em diferentes horários do dia. Pela manhã, antes mesmo de sair de casa, durante o trabalho ou à tardinha, são os momentos e horários mais comuns para seu consumo.

Porém, como a erva-mate contém cafeína, é preciso ter cuidado para não consumi-la em grande quantidade durante a noite. Isso pois para algumas pessoas o consumo excessivo pode causar insônia.

Onde comprar erva-mate

Para adquirir uma erva-mate de qualidade, tanto para chimarrão quanto para tereré, você deve buscar uma fonte de confiança. Bons fornecedores e atendimento de excelência são essenciais, afinal a erva-mate passa por processamento antes que seja comercializada, e sua procedência deve ser conhecida.

Pensando em tudo isso, a loja do Mate in Box disponibiliza opções para que você escolha a erva-mate de sua preferência, ou então faça a sua assinatura mensal para receber kits exclusivos na sua casa. 

Sempre com erva-mate de alta qualidade para que você tenha cada vez mais saúde.

Como fazer mate

Depois de comprar a sua erva-mate para baixar colesterol e melhorar o funcionamento do seu organismo como um todo, é hora de entender de que forma é preparado o mate.

Para começar, é preciso adquirir uma cuia e uma bomba. Existem diferentes tipos, formatos e materiais utilizados. Entre eles, você pode optar por uma cuia de estilo uruguaio, ideal para o preparo do mate.

Contudo, no Brasil a cuia de porongo, maior e ideal para grupos de amigos, colegas de trabalho ou famílias, é bastante comum também.

O preparo inicialmente pode parecer difícil, mas é só até você se acostumar com os passos necessários. 

E para que você entenda em mais detalhes como fazer mate, leia nosso conteúdo sobre o assunto: Como Preparar Chimarrão.

Conclusão

Para quem luta para baixar colesterol, é importante estar atento a uma boa alimentação e consumir novos alimentos que auxiliem a melhorar a saúde.

A erva-mate é um alimento muito completo, e contribui com diversos benefícios para o organismo. E ao consumir mate, tereré ou chá de erva-mate diariamente, ou algumas vezes por semana, é possível notar diferença na disposição para atividades diárias, além de melhores resultados em exames e prevenção de doenças.

Por isso, é tão importante o consumo da erva-mate, e se você estiver com alguma condição delicada de saúde, é interessante que converse com o seu médico para entender qual a quantidade que pode consumir da planta.