was successfully added to your cart.

Carrinho

Você aprenderá em um passo a passo simples como preparar chimarrão na cuia de porongo. Além disso detalhes sobre a cuia de porongo e suas características.

Como preparar Chimarrão na cuia de porongo

Quem aprecia um bom chimarrão sabe: nada como uma cuia de porongo para a bebida ficar ainda mais especial. Afinal, a cuia deste material é a mais tradicional para o preparo do chimarrão.

Se quiser saber mais sobre os tipos de cuia, clique aqui.

Gaúchos e pessoas de outros estados do Brasil, e até de outros países do sul da América do Sul já consideram o chimarrão como uma tradição em suas vidas. Desde o costume de tomar o chimarrão logo pela manhã, no trabalho, nos finais de semana, ou qualquer outro momento.

Independente da situação, tomar chimarrão é uma ação cheia de significados, e cada utensílio e ingrediente utilizado faz diferença na experiência das pessoas.

Assim, se engana quem acha que o tipo de erva e tipo de cuia utilizados não alteram o sabor da bebida. Como a cuia de porongo é a preferida dos consumidores da bebida de erva mate, explicaremos um pouco melhor sobre ela.

Você também aprenderá, em um passo a passo simples, como preparar chimarrão na cuia de porongo.

Cuia de Porongo

O porongo se trata de um fruto não comestível que se caracteriza principalmente por seu formato grande, composto por uma casca grossa e semestes por dentro.

Ainda que seja usualmente utilizado para fabricação de cuias de chimarrão, também são feitas casas de passarinhos e ainda um instrumento chamado berimbau com o porongo.

Esta é uma planta que hoje pode ser encontrada em pelo menos 4 continentes ao redor do mundo. E essa proliferação auxilia a todos aqueles que apreciam um bom chimarrão em uma cuia de porongo. 

Afinal, o tradicional e famoso chimarrão gaúcho é normalmente preparado nessa cuia, e quanto mais disseminada a planta for, melhor para quem a utiliza.

Cuia de InoxPowered by Rock Convert

Assim, a cuia de porongo pode ser apresentada em diversos tipos e tamanhos, afinal se trata de um produto de origem natural. E mesmo que seja ainda o principal material utilizado para as cuias, alguns outros têm sido utilizados. Entre eles estão madeira, cerâmica e aço inox. 

Como no caso da cuia de porongo é preciso tomar cuidado com a limpeza para evitar mofo, as cuias de cerâmica e aço inox se tornam boas opções. 

Além disso, é comum as pessoas falarem que uma cuia de porongo nova precisa ser “curtida”. Isso significa que após os primeiros preparos de chimarrão nessa cuia, o sabor sofrerá algumas mudanças.

cuia de porongo para chimarrão mate in box

Como preparar chimarrão

Para o preparo do chimarrão, alguns itens são indispensáveis, conforme segue:

  1. Cuia de porongo, ou de outro material da sua preferência;
  2. Bomba;
  3. Cevador (vira-mate), que serve para auxiliar no processo de acomodação da erva mate;
  4. Erva mate de qualidade;
  5. Água morna e quente (temperatura entre 70 e 80 ºC).

Além destes itens, a garrafa térmica também é importante (porém não indispensável), para o preparo de um bom chimarrão. Sua importância se dá na conservação da temperatura da água. Visto que o chimarrão será melhor apreciado se ingerido com a água quente, e a temperatura ideal fica entre 70 e 80 ºC.

Passo a passo de como preparar chimarrão na cuia de porongo

  1. Coloque o equivalente de 2/3 de erva-mate na cuia de porongo, ou até chegar no pescoço;
  2. Acomode a erva sobre um lado da cuia, tape a boca do porongo com o cevador, incline a cuia e faça a erva mate se acomodar em uma das laterais;
  3. Coloque água morna na erva e deixe a cuia encostada por alguns instantes até que a erva absorva essa primeira água;
  4. Tape o bocal da bomba para evitar que a mesma entupa, e introduza-a no fundo da cuia.
  5. Sirva o chimarrão com água quente entre 70 e 80 ºC.

No primeiro contato de água morna com a erva mate, esta não deve estar muito quente ou fervendo, pois a erva vai acabar queimando e passando um sabor mais amargo à bebida.

Como preparar Chimarrão na cuia de porongo

Conclusão

Agora que você entendeu melhor sobre as particularidades da cuia de porongo, e já sabe como preparar um chimarrão de primeira, está na hora de colocar a mão na massa.

Siga nosso passo a passo no preparo do seu próximo chimarrão e aprecie esta bebida tão saborosa e cheia de propriedades benéficas para o corpo humano.

E aí, gostou do nosso blogpost? Acompanhe a gente nas redes sociais! É só clicar na imagem:

imagem para o facebook do mate in box
imagem para o instagram do mate in box
imagem para o youtube do mate in box
Selen Sousa

Author Selen Sousa

More posts by Selen Sousa

Leave a Reply