was successfully added to your cart.

Carrinho

O chá-branco possui vitamina B, C, K, cafeína, antioxidantes, manganês, potássio e ácido fólico. A partir desses nutrientes, possui importantes propriedades medicinais. Conheça os benefícios do chá branco para a saúde.

O que é o Chá Branco?

O chá branco é produzido a partir da mesma planta que o chá verde, a Camellia sinensis, mas as folhas e os brotos que são utilizados na sua produção são retirados da planta ainda jovem, antes que as flores desabrochem, quando os brotos ainda permanecem protegidos por pelos finos.

Após a colheita, as folhas e brotos são cozidos num processo de vaporização e então levados à secagem, sem inserir nenhum tipo de fermentação. Esse processo simplificado faz com que a planta retenha as suas propriedades relacionadas à saúde corporal.

Benefícios do chá branco

O chá-branco possui vitamina B, C, K, cafeína, antioxidantes, manganês, potássio e ácido fólico. A partir desses nutrientes, o chá-branco pode acelerar o metabolismo, queimar gorduras, desinchar o organismo e ainda neutralizar a ação dos radicais livres sobre as células. Ainda, pode auxiliar na diminuição do colesterol ruim (LDL). 

A seguir, elencamos alguns benefícios importantes do chá branco:

  1. Prevenir o envelhecimento cutâneo – entre todos os chás, é o mais rico em substâncias antioxidantes. Esses nutrientes são capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce das células;
  2. Combater doenças imunológicas – uma pesquisa americana da Universidade Pace  constatou que a bebida combate as bactérias causadoras da pneumonia e das cáries. Ademais, aumenta a imunidade do corpo;
  3. Prevenir doenças cardíacas – controla a pressão arterial e possui ação vasodilatadora, fortalecendo e aumentando a capacidade dos vasos sanguíneos. Além disso, o chá branco pode atuar na diminuição das taxas de LDL (o colesterol ruim que bloqueia as artérias), evitando problemas cardíacos, como aterosclerose e infarto;
Powered by Rock Convert

Chá branco emagrece?

O chá branco, assim como o chá verde, possui propriedades que auxiliam na queima calórica:

  • Os polifenóis juntamente com as catequinas e derivados, contidos no chá branco,  formam complexos com as enzimas digestivas. Assim, diminuem a absorção de lipídeos e açúcares;
  • O chá branco também acelera o metabolismo, devido a presença de cafeína. Ele estimula a queima calórica;

Pesquisadores na Alemanha mostraram em experimentos reportados em junho de 2009 na Nutrition & Metabolism que, enquanto o chá evita a geração de mais células de gordura, ele também estimula a queima de gordura. Quando eles criaram células de gordura humanas em laboratório, eles também descobriram que após tratá-las com um extrato de chá branco, essas células continham menos gordura.

Posso tomar chá branco todos os dias?

É importante que seu consumo não seja exagerado, visto como o seu alto teor de cafeína pode provocar irritabilidade, tremedeira e insônia. A quantidade de consumo diária recomendada é de uma a duas xícaras.

Precauções e contraindicações 

Apesar de conter teores menores de cafeína do que o café, por exemplo, esta bebida não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que amamentam. Pessoas que possuem problemas de pressão, úlceras gástricas, diabetes ou insônia também devem evitar o chá branco. Nesses casos, é importante consultar o médico antes de fazer uso dessa bebida. 

Outros chás bons para a saúde

Além do Chá Branco, outros chás que possuem propriedades medicinais são:

    1. Chá Mate (erva-mate), como já falamos nesse post;
    2. Chá Verde, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e possui ação termogênica;
    3. Chá de Hibisco, que auxilia no controle do colesterol;
    4. Chá de Gengibre, poderoso anti-inflamatório natural.
Isabela Coutinho

Author Isabela Coutinho

More posts by Isabela Coutinho

Leave a Reply