O chá mate é uma bebida feita a partir da planta Ilex paraguariensis, que é o nome científico da erva-mate. Possui propriedades antioxidantes, diuréticas, estimulantes, entre outras.
Para que serve o chá Mate Leão?
O chá Mate Leão, da mesma maneira que o chá mate, é feito a partir das folhas e talos da erva-mate, de nome científico Ilex paraguariensis.
Fonte de minerais como manganês, magnésio e cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E, a planta possui propriedades antioxidantes, diuréticas, estimulantes, afrodisíacas e levemente laxantes.
E o chá preparado com a erva-mate está associado a diversos benefícios. Entre eles, podemos destacar a diminuição dos níveis de colesterol, a proteção ao coração, o combate aos radicais livres causadores de doenças e do envelhecimento precoce e a melhoria da digestão.
Acredita-se ainda que a bebida age como estimulante para o cérebro, auxilia a aceleração do metabolismo, contribui com a queima de gordura em excesso e protege o fígado.
Dessa forma, o chá Mate Leão serve para quem quer usufruir dos tantos benefícios e propriedades dessa bebida.
Confira outros benefícios da erva-mate para a saúde.
Qual a composição do chá Mate Leão?
O chá Mate Leão pode ser comprado de algumas maneiras distintas, entre elas: a granel, ou a bebida já pronta, com as suas mais diversas variações, para ser consumida gelada.
Segundo o fabricante, na versão a granel, existem apenas folhas e talos de mate tostado (Ilex paraguariensis St. Hil.). Já na versão pronta para beber, a lista de ingredientes é a seguinte:
-Água, açúcar, extrato aquoso de mate, regulador de acidez ácido cítrico e antioxidante ácido ascórbico.
Como preparar o chá Mate Leão
Preparar o chá mate é fácil e rápido. Tudo o que você precisa é de água quente e as folhas de mate tostadas, como explicamos nas etapas a seguir:
- Ferva 1 litro de água numa panela;
- Desligue a água quando levantar fervura e, em seguida, adicione de 3 a 4 colheres de chá mate leão tostado;
- Tampe a panela e deixa descansar de 5 a 10 min;
- Coe e sirva.
Agora, se você quer preparar o famoso (e delicioso!) Chá Mate Leão que os vendedores ambulantes vendem nas praias do Rio de Janeiro, siga essas recomendações:
- Da mesma maneira como a primeira receita, ferva 1 litro de água, adicione 3 colheres de chá mate tostado, e deixe descansar por 10 min;
- Coe o chá mate leão e deixe esfriar naturalmente;
- Adicione 10 colheres de açúcar e o suco de 2 limões;
- Leve à geladeira;
- Sirva com muitoooo gelo!!
Inside portrait of gym attractive and happy young African American woman elliptical exercise machine gymnastics at the fitness club smiling drink cheerful stock photos – Alamy dianabol supplement fitness champion sandra caputo at the off shore championship
A dica do Especialista – Prepare um Mate gelado muito gostoso!
No vídeo abaixo, o nosso Alquimista mostra uma receita especial para preparo da bebida gelada do Mate tostado. Confira:
Curtiu o vídeo? Siga o nosso canal no YouTube. É muito importante para o nosso trabalho!
Obs.: Você também pode montar a sua própria variação do Chá Mate Leão. Substituindo o açúcar branco por mel ou açúcar mascavo, por exemplo. Ou o suco de limão por 250 ml de suco de laranja fresco. Você ainda pode servir com um pauzinho de canela e um pouco de cravo da índia.
Posso tomar chá Mate Leão todos os dias?
A versão natural do chá, por ser preparada a partir das folhas de erva-mate tostadas, pode ser tomada seguindo as mesmas indicações do chá mate, chimarrão ou tereré. Já as versões prontas da bebida, que podem trazer a adição de conservantes, açúcar e corantes, devem ser tomadas com mais cautela, sempre respeitando os limites recomendados por profissionais da saúde.
É válido lembrar que devido ao grande teor de cafeína do chá mate, exagerar na bebida pode causar insônia, hipertensão, entre outros.
A origem do Chá Mate Tostado
Curiosamente, essa história tem tudo a ver com o futebol. Especificamente com a Copa do Mundo de 1950, no Brasil. Veja o porque:
Contraindicações
- Quem tem problemas cardiovasculares deve evitar o consumo da erva-mate, que pode causar batimentos cardíacos irregulares;
- Mulheres que estejam grávidas ou em processo de amamentação dos bebês também não devem tomar a bebida. A justificativa é que a erva-mate pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer;
- Por conter cafeína em sua composição, acredita-se que o chá mate faz mal também para pessoas que sofrem com distúrbios relacionados à ansiedade;
- Quem tem sensibilidade à cafeína e desenvolve alguma queimação gástrica como a azia também deve evitar a bebida;
- A cafeína encontrada na erva-mate também pode piorar a diarreia a os sintomas da síndrome do intestino irritável.
Outros chás bons para a saúde
Além do Chá Mate Leão, outros chás que possuem propriedades medicinais são:
- Chá Mate original (erva-mate), como já falamos nesse post;
- Chá Verde, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e possui ação termogênica;
- Chá de Hibisco, que auxilia no controle do colesterol;
- Chá de Gengibre, poderoso anti-inflamatório natural.