Erva-mate Argentina: tudo o que você precisa saber

bebida energética de erva-mate fácil pratica caseira gostosa

Você conhece a erva-mate do tipo argentina? Entenda tudo sobre esta erva tão interessante e muito consumida na Argentina, e saiba onde comprar a sua!

Se você já sabe alguma coisa sobre erva-mate, já deve estar ciente de que existem diferentes tipos da erva disponíveis no mercado. São diversas formas de preparar a erva para ser consumida, granulometria e até mesmo sabores adicionados.

Nesse sentido, pode ser difícil escolher um tipo específico de erva-mate para começar o consumo. 

Uma opção quando as pessoas possuem esta dúvida, é experimentar os diferentes tipos e, sentindo o sabor de cada uma, entender qual é a sua favorita.

Porém, isso tudo pode levar muito tempo e não se torna uma opção viável hoje.

Pensando em facilitar a sua experiência ao tomar o mate ou chimarrão, hoje vamos explicar em detalhes tudo o que você precisa saber sobre a erva-mate argentina.

Desde o que diferencia esta erva-mate das outras, e seu consumo bastante grande na Argentina, até informações mais específicas sobre sua composição.

E por fim, compartilhamos com você o melhor lugar para comprar erva-mate argentina diretamente do Brasil.

Erva-mate argentina

Este é um dos tipos de erva-mate disponíveis no mercado. Assim como a erva-mate brasileira, a produzida na Argentina é bastante consumida atualmente. Contudo, existem algumas características bastante específicas da erva-mate argentina.

Isso acontece porque a erva-mate preparada no país dos Hermanos é processada de forma diferente. No Brasil, o processo de desidratação e trituração final da erva-mate acontece em um período de 48 a 72 horas.

Já na Argentina (e também no Uruguai), esse processo pode levar de 8 a 12 meses para ser finalizado em média. Assim, a erva-mate final é muito diferente.

Nesse sentido, a erva-mate argentina tem como principal característica ser amarela e se tratar de uma erva-mate repousada. Além disso, possui maior quantidade de palitos em sua composição.

Ao longo deste texto vamos explicar em maiores detalhes tudo isso!

Porque a erva-mate produzida na Argentina é amarelada

Como já mencionamos acima, o processo de produção da erva-mate argentina é diferente de outras ervas. 

Afinal, durante meses a erva-mate fica repousando até chegar no ponto ideal para que seja finalizada e enviada para os consumidores.

Durante todo este tempo de repouso, a erva-mate acaba perdendo sua colocação verde, e ganhando um tom amarelado.

Assim, pode até ser considerada envelhecida. Contudo, o sabor não se perde, e a erva-mate repousada é mais amarga e marcante do que outras ervas produzidas no Brasil, por exemplo.

Consumo de erva-mate na Argentina

Considerando essa característica tão diferente da erva-mate tradicional na Argentina, a dúvida mais comum que surge é: O consumo deste tipo de erva-mate é comum? 

Para responder isso, é possível fazer pesquisas sobre a cultura da Argentina, ou pisar em suas terras. E facilmente você perceberá que o mate Argentino é bastante presente nos costumes e no dia a dia do país. Até mesmo no café da manhã, o mate é tradicionalmente consumido.

Assim como acontece no Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros, na Argentina todas as casas possuem um kit para preparar o mate. Cuia, bomba e uma boa erva-mate.

Como bons Argentinos, eles consomem basicamente a erva-mate produzida internamente no país. E ainda que as plantações de erva-mate argentina tenham se iniciado nos pampas com o povo Guarani, hoje a bebida é apreciada em todo o território do país.

E até hoje, as maiores produtoras de erva-mate são as regiões de Corrientes e Misiones. Sua localização geográfica próxima do Sul do Brasil ajuda a entender o motivo pelo qual a cultura do mate é tão predominante no sul do Brasil e no Uruguai também.

Mas como já mencionamos, cada país tem sua erva-mate e forma de consumir a bebida características, sendo a argentina diferenciada por ser uma erva-mate repousada.

Confira os motivos pelos quais Messi e Suarez tomam mate em nosso post!

Composição da erva-mate argentina

O tipo de erva-mate produzida na Argentina possui um sabor característico, mais forte e amargo do que a erva-mate do Brasil.

Isso se dá pela quantidade de palitos e folhas presentes na erva. Além disso, a produção de uma erva-mate repousada também contribui com este sabor mais acentuado da erva-mate argentina.

Considerando esta composição diferenciada, você já pode ter uma ideia de como será a experiência ao provar uma erva-mate deste tipo! De maneira geral, você sentirá diferenças quando comparar com a experiência da erva-mate brasileira.

Saiba mais detalhes sobre a erva mate repousada: O que é uma erva-mate repousada?

Onde comprar erva-mate argentina no Brasil

A erva-mate do tipo argentina é produzida no país vizinho, e por vezes pode ser difícil encontrar uma erva de boa qualidade no Brasil.

Contudo, você pode evitar transtornos e escolher a sua erva-mate argentina diretamente na loja do Mate in Box.

Dessa forma, você garante a qualidade e procedência de uma erva-mate argentina cheia de sabor. E ainda recebe diretamente na sua casa, ou onde for mais conveniente para você!

Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura de Ervas Argentinas no Mate in Box!