[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]Conheça a erva-mate, uma das plantas com maior número de benefícios para a saúde já conhecidas pelo homem. Saiba como ela pode ser utilizada, e também como incluí-la na sua rotina alimentar.
A origem do consumo da erva-mate
No início do século XVI, quando portugueses e espanhóis chegaram às Américas, os índios da região sul do continente americano já conheciam e consumiam a erva-mate. Segundo a sabedoria indígena, a planta tinha o poder de revigorar e trazer o bem estar ao homem. Tudo isso porque, ainda segundo os índios, a erva-mate teria sido um presente do Deus da bondade, Tupã.
A eficácia da medicina indígena é algo já comprovado e amplamente conhecido. Vários dos conhecimentos e plantas utilizadas pela medicina indígena são utilizado em nossa medicina ocidental, para a produção de medicamentos, multivitamínicos e suplementos alimentares.
Mas será que precisamos mesmo consumir remédios e suplementos com tanta frequência? Existiria uma maneira de aproveitar ao máximo os benefícios dos alimentos, todas suas vitaminas e minerais, em nosso dia-a-dia?[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]
Uma onda de produtos naturais
Tudo indica que sim. A resposta reside no consumo de alimentos naturais. Alimentos estes que devem estar na sua forma mais “crua”, menos processada. Assim, estes preservam ao máximo a quantidade de nutrientes em sua composição.
Existe hoje uma tendência para o consumo de alimentos orgânicos, saudáveis e naturais. Nutricionistas argumentam que o consumo de alimentos saudáveis é, de fato, a chave para uma vida longeva e saudável.
Benefícios da erva-mate para a saúde
Você deve estar se perguntando: “Mas onde a erva-mate se encaixa nisso?”, não é mesmo? Em tudo!
A erva-mate é um produto natural. Nativo das terras da região sul do continente sul-americano. A Ilex Paraguariensis (nome científico da planta), ou erva-mate, possui muitos benefícios à saúde humana.
Alguns dos principais benefícios da erva-mate estão listados e resumidos abaixo:
- Promove o bem estar mental e físico
- Previne o envelhecimento
- Fonte de vitaminas e minerais
- Ajuda na digestão
- Reduz o colesterol ruim
- Acelera o metabolismo
- Propriedades afrodisíacas
A Ilex é sem dúvidas uma das plantas com maior quantidade de benefícios combinados já conhecidos pelo homem.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]
Como consumir a erva-mate
A erva-mate pode ser consumida e aproveitada de diversas maneiras. Os principais modos, por ordem de importância são:
- Bebidas quentes (Mate e Chimarrão)
- Bebidas frias (Tereré)
- Alimentação (erva-mate ultra-refinada)
- Suplementação alimentar
Neste texto, daremos maior destaque ao elemento número 1, as bebidas quentes feitas a partir da erva-mate. E como mencionados anteriormente, as principais delas são o Mate e o Chimarrão.
Existem algumas diferenças básicas no modo de preparo e na seleção das ervas-mate para Mate e Chimarrão. Contudo, todos eles são fruto da mesma planta e portanto refletem o mesmo efeito sobre sua saúde.
Vamos começar pelo Chimarrão.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]
O Chimarrão
O Chimarrão é também um tipo de Mate. Ao consumir o Chimarrão, você aproveita todos os benefícios oferecidos pela erva-mate.
A peculiaridade do Chimarrão está no tipo de erva específico para o chimarrão e também na utilização de cuias de porongo ou cabaça.
A erva-mate mais tradicional para o preparo do Chimarrão possui uma moagem mais fina. Ela é quase que um pó. Tem a característica de ser bastante esverdeada, o que ocorre principalmente quando a erva de Chimarrão está bem fresca, ou próxima da data de sua fabricação.
A composição mais comum da erva para chimarrão é de 70% de folhas para 30% de palitos da planta. E a cuia mais indicada para tomar este tipo de Mate é a cuia de porongo, já tradicional para o Chimarrão gaúcho.
Ao comprar uma erva-mate para Chimarrão observe principalmente a sua data de fabricação. Por se tratar de um produto natural, sem adição de qualquer conservante, é natural que este vá perdendo suas características de aroma com o tempo. As características mais afetadas pelo tempo e também exposição à luz são:
- Coloração – a erva-mate fresca mantém a cor verde vivo.
- Aroma – um erva-mate fresca ainda mantém o aroma característico
- Sabor e amargor – o sabor ou amargor da erva são tão mais nítidos quando o produto recém “saiu do forno”.
Outras características a serem ressaltadas no momento da compra são as próprias características do produto. O Mate in Box foi a primeira marca a propor uma classificação ostensiva para a erva-mate. Vamos falar um pouco mais sobre a classificação das ervas-mate na sequência.
Aprenda mais sobre a Classificação de ervas-mate.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/2″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][image_with_animation image_url=”14976″ alignment=”center” animation=”Fade In” border_radius=”none” box_shadow=”none” max_width=”100%”][/vc_column][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/2″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][image_with_animation image_url=”15805″ alignment=”center” animation=”Fade In” border_radius=”none” box_shadow=”none” max_width=”100%”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]
O Mate
De modo geral, “Mate” é como designamos as bebidas quentes feitas com erva-mate.
Sendo assim, ouvir uma das seguintes frases significa um bom convite para um mate: “Vamos tomar um mate?”, “Vamos matear?”, “Que tal um mate?, “Vamos apertar um mate?”.
O Chimarrão em si também é um tipo de Mate. Contudo, quando falamos o termo “tomar um mate”, nos referimos a uma bebida mais ampla.
Existem diferentes tipos de Mate, os principais deles são:
- Chimarrão – mate ao estilo gaúcho
- Mate argentino – saiba mais sobre mate argentino
- Mate uruguaio – saiba mais sobre o mate uruguaio
- Outros tipos de mate – pura folha e blends especiais de erva mate
A depender do processo produtivo da erva-mate, as composições e características de do produto final podem ser as mais variadas possíveis. Logo, existe uma infinidade de produtos à disposição do consumidor. Cada qual com uma característica específica.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/2″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][image_with_animation image_url=”14959″ alignment=”center” animation=”Fade In” border_radius=”none” box_shadow=”none” max_width=”100%”][/vc_column][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/2″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][image_with_animation image_url=”14724″ alignment=”center” animation=”Fade In” border_radius=”none” box_shadow=”none” max_width=”100%”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]
Preparando o Mate
O processo de preparação do Mate é muito semelhante ao processo de preparação do Chimarrão. Assista ao vídeo que preparamos para você: [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=4iMPBtJ0tGo” align=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]Caso prefira aproveitar os benefícios da planta de uma maneira mais simples, você pode optar pelo chá de erva-mate.
Chá de erva-mate
Uma outra maneira de fazer um Mate é o bom e velho chá, modo tradicional. Para prepará-lo:
- Separe 1 colher de sopa de erva-mate em uma xícara
- Adicionar água à temperatura adequada (cerca de 73 a 80ºC para o chá)
- Esperar 5 minutos
- Coar
- Servir
O que preciso para começar a tomar Mate
Para iniciar a tomar Mate, o principal é realmente tomar a bebida. Assim como outros hábitos como sushi e a própria cerveja, as pessoas geralmente não aprendem a gostar logo na primeira vez. De modo geral, levam algumas vezes para que o paladar se adeque à bebida.
Ainda, você não precisa investir muito dinheiro para comprar logo os equipamentos. Comece tomando Mate com um amigo que já tenha o hábito. Você logo estará familiarizado e também aprenderá a preparar a bebida.
Com o tempo, caso queira preparar em casa ou matear com seu próprio equipamento, você irá precisar de 4 (quatro) itens principais:
- Erva-mate de qualidade
- Cuia para Mate ou Chimarrão – saiba mais sobre como escolher um cuia para chimarrão
- Bomba – saiba mais sobre bombas para Mate ou Chimarrão
- Garrafa térmica – sugestão de uma boa garrafa térmica
Classificação das ervas-mate
Assim como os vinhos ou cerveja, também cada erva-mate possui características únicas e distintas. O Mate in Box foi proponente do sistema hoje considerado mais abrangente para classificação de ervas-mate.
De maneira geral, 7 (sete) são as características necessárias para que se possa classificar qualquer erva-mate (produto final). São elas:
- Padrão
- Variedade
- Cor
- Amargor
- Aroma
- Percentual de folhas e palitos
- Tempo de repouso – no caso de ervas-mate repousadas
Podemos ainda referenciar o modelo e tamanho de cuia mais adequados ao tipo de erva-mate que se deseja degustar. Dessa maneira o consumidor pode entender as características do produto que está consumindo e, assim, fazer a escolha adequada.
Nas imagens a seguir vemos diferentes tipos de erva-mate, cada qual com a classificação adequada.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/2″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][image_with_animation image_url=”18828″ alignment=”center” animation=”None” border_radius=”none” box_shadow=”none” max_width=”100%”][/vc_column][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/2″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][image_with_animation image_url=”18825″ alignment=”center” animation=”None” border_radius=”none” box_shadow=”none” max_width=”100%”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]
Como conservar a erva-mate
Tenha em mente que os dois principais fatores que fazem os chás envelhecerem são: oxigênio, luz e calor. Sendo assim, prefira comprar ervas mate em pacotes que a protejam ao máximo dessas interferências. As embalagens a vácuo são uma ótima opção.
Depois de comprado e aberto o pacote consuma o produto o mais rápido possível. Opte por conservar a erva dentro de um armário ou mesmo na geladeira.
Caso queira retirar a erva de dentro do pacote, utilize um pote de vidro. Este material é 100% inerte e não reagirá com a erva nem influenciará no gosto da mesma.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]
A popularização do Mate
Por muito tempo o consumo do Mate ficou restrito às regiões “gauchas”. No Brasil, até bem pouco tempo atrás, conhecíamos a erva-mate somente como matéria prima para o chimarrão gaúcho.
Contudo, o Mate vem se popularizando e ganhando espaço em outras regiões do Brasil e do mundo. Jogadores de futebol e personalidades do mundo esportivo já aderiram e ajudam a difundir o Mate em outros lugares. Nos treinos, nas viagens e até mesmo antes dos jogos, o Mate sempre está lá com Lionel Messi, Luis Suárez, Antoine Griezmann, Paul Pogba, entre outros.
Tudo isso graças às propriedades benéficas da erva-mate para a saúde. Atletas amadores e profissionais, pessoas ligadas à saúde e beleza, nutricionistas e personal trainers, todos utilizam ou experimentaram incorporar erva-mate à suas rotinas alimentares.
Hoje, são raros as casas de produtos naturais que não têm produtos de Mate ou Chimarrão à venda. Não é difícil ver nas ruas, shoppings e praças, pessoas preparando e tomando um bom Mate.
Até mesmo nos ambientes de trabalho. Devido à presença da cafeína, em quantidades mais modestas, o mate tem se mostrado uma ótima opção para substituição do café.
Fato é, o Mate está ganhando espaço. Ele está fazendo o movimento de popularização que já fora feito pelo café em meados do século XIV, quando este ganhou escala comercial. Em alguns anos estaremos visitando a Europa e adentrando a uma Matteria para se aquecer com um bom Mate entre amigos.[/vc_column_text][vc_column_text]
Gostou estes texto? Deixe um comentário para nós…
Bons mates!
#mateinbox #aprendino80C #mateoutbox[/vc_column_text]
[/vc_column][/vc_row]