Café vicia? Nós temos o remédio para você!

cafe-vicia-remedio

Quando consumido em excesso, o café pode ser perigoso para a sua saúde. Entenda como a erva-mate é uma opção melhor e com muitos benefícios!

Você provavelmente gosta de café, ou conhece alguém que aprecia a bebida. Afinal, no Brasil o consumo de café é bastante alto. Seja como um hábito diário, ou em casos mais profundos, o vício em cafeína.

De maneira geral, o café se consumido em moderação, faz muito bem para a saúde. Diversos profissionais da saúde como médicos e nutricionistas indicam que o café faz bem para o coração, para o cérebro e bem-estar dos pacientes.

Contudo, como qualquer outro vício, o excesso de cafeína pode gerar um vício e trazer problemas para a saúde das pessoas. Assim como a nicotina presente no cigarro, a cafeína também pode atuar no cérebro de forma que os consumidores sintam a necessidade de consumi-la novamente.

Pensando nos efeitos positivos da cafeína no corpo humano, porém os riscos que o consumo excessivo de café pode causar, neste texto vamos explicar como a erva-mate pode ser a solução para os seus problemas!

Quais são as fontes de cafeína disponíveis?

Ao observar a estrutura da cafeína como uma substância química, ela é definida como um alcalóide do grupo das xantinas. Além da cafeína, este grupo também compreende a teofilina e teobromina.

Nesse sentido, não é apenas o café que tem cafeína em sua composição. A erva-mate é outra fonte natural de cafeína, e que possui menos efeitos colaterais do que a cafeína que vem do café.

Isso acontece pois cada fonte de cafeína vai liberar este composto de uma forma diferente, além de conter uma dose diferente da cafeína também. Se consumida de forma controlada, a cafeína pode prevenir a doença de Parkinson, assim como o diabetes. Contudo, ao ser consumida em excesso como em doses muito grandes de café, os batimentos cardíacos podem ficar alterados e causar problemas graves de saúde.

Quais os benefícios da cafeína?

Por ter uma absorção rápida pelo corpo, a cafeína rapidamente chega à corrente sanguínea. Ela é importante por diversos motivos, veja os principais benefícios da cafeína:

  • Melhora o humor;
  • Proporciona energia para o corpo;
  • Combate a depressão pois estimula a produção cerebral de neurotransmissores como serotonina e dopamina;
  • Aumenta a concentração;
  • Possui ação antioxidante;
  • Otimiza a capacidade respiratória pois causa a dilatação dos brônquios pulmonares;
  • Possui efeito termogênico e auxilia na utilização de gordura como fonte de energia para o corpo.

Porém, muito cuidado, pois quando o café é consumido em excesso, e a dependência acontece, ficar sem a cafeína pode causar fortes dores de cabeça, tonturas, tremores e ansiedade.

Prefira outras fontes de cafeína!

Ainda que o café seja a fonte de cafeína mais conhecida pelas pessoas, conforme mencionamos acima, a erva-mate também é uma ótima fonte da substância.

De forma natural, a planta possui doses saudáveis de cafeína e pode ser consumida sem complicações pelas pessoas. Mas é preciso se manter informado caso você tenha algum problema crônico de saúde. Afinal, este será um novo item que será inserido na sua alimentação.

Benefícios da erva-mate

Nesse sentido, além da presença da cafeína e contribuição para concentração e energia para o corpo durante o dia a dia, a erva-mate conta com diversos outros benefícios.

  • Estimula o corpo e a mente;
  • Diminui colesterol e triglicerídeos;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Tem benefícios para a pele e para os cabelos;
  • É uma planta rica em vitaminas e sais minerais;
  • Um excelente diurético natural;
  • Entre outros benefícios.

Por estes motivos, e além de apresentar uma dose reduzida de cafeína, e efeitos similares ao café, uma ótima opção para se curar do vício em café é começar a consumir a erva-mate.

Como consumir a erva-mate

Independente da forma como a erva-mate for consumida, os benefícios se mantêm. Por isso, você pode escolher se quer consumir a bebida quente ou gelada.

Com água quente: Chimarrão ou mate

Uma das opções para consumir a erva-mate é através do chimarrão, ou mate como é conhecido na Argentina e Uruguai.

A bebida quente é bastante tradicional nestes dois países, além de fazer parte da cultura do sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul.

Entenda como preparar o chimarrão no nosso conteúdo completo!

Com água gelada: Tereré

Por outro lado, se você preferir uma bebida mais refrescante, pode optar pelo Tereré. Este é mais comum no Paraguai, e em estados brasileiros mais quentes como o Mato Grosso.

Uma erva-mate diferente deve ser utilizada, específica para tereré, além de a água gelada ter a opção de adicionar suco de limão para a bebida ficar ainda mais saborosa.

Saiba tudo sobre o Tereré em nosso artigo.

Não seja dependente do café, existem opções mais saudáveis para a sua vida

Neste texto você compreendeu de que forma o café, tão apreciado pelos brasileiros, pode ser perigoso se consumido em excesso.

E para que você não se torne dependente desta bebida, apresentamos outra boa fonte de cafeína e diversos outros benefícios. A erva-mate é capaz de trazer um novo hábito e rotina para o seu dia, seja em casa ou no trabalho.

Além disso, você ainda pode escolher entre consumir o chimarrão ou mate (quente), e também o tereré (gelado).

Faça a sua assinatura no Mate in Box para receber mensalmente ervas selecionadas no nosso box!