Diferenças entre Mate Argentino e Uruguaio

mate-argentino-vc-uruguaio

Você já parou para pensar nas diferenças entre o mate Argentino e o mate Uruguaio? Para finalmente entender, leia nosso conteúdo completo sobre o assunto!

Muitas pessoas que apreciam bebidas de erva-mate entendem que existem variados produtos e formas de consumi-la. Entre elas as mais comuns são o chimarrão, tereré, chá e o mate.

De maneira geral, a grande diferença do tereré para o mate e chimarrão é a temperatura na qual a bebida é servida. No caso do tereré, é uma bebida gelada, enquanto que o mate e o chimarrão são servidos com água quente.

Até aí tudo bem… mas e a diferença entre mate e chimarrão? Ok, também não é tão complicado. Afinal, a erva-mate de chimarrão é verde e preparada em aproximadamente 48 horas. Por outro lado, a erva-mate argentina ou a erva-mate uruguaia ideal para o mate leva entre 6 a 12 meses para ser preparada!

Agora, para entender a diferença entre o mate preparado na Argentina, e aquele preparado no Uruguai, precisamos abordar alguns outros detalhes. Veja neste texto tudo sobre as diferenças entre o mate argentino e uruguaio.

Erva-mate Argentina e Uruguaia, repousar é preciso

A primeira característica importante da erva-mate argentina, assim como a erva-mate uruguaia, é que a erva tem característica de repousada. Isso pois o processamento da planta até chegar ao consumidor final pode levar até 12 meses para ser finalizado.

Dessa forma, a erva-mate dos países vizinhos tem coloração amarelada. Afinal, com o tempo a coloração verde da erva acaba sendo substituída por uma coloração amarelada e um sabor mais amargo.

Mas esta é a grande similaridade entre a erva-mate argentina e a erva-mate uruguaia. Então, onde está a diferença entre estes dois estilos de mate tão típicos de cada um dos países?

Saiba mais: Entenda tudo sobre os diferentes tipos de erva mate.

Presença de palitos, a principal diferença

A grande diferença, que influencia no sabor e estrutura do mate argentino e do mate uruguaio é a presença de palitos na erva-mate.

A erva-mate argentina possui essa característica, pois é uma produção própria realizada dentro do país. E assim, os argentinos preferem uma erva-mate com uma composição mais palitosa, e consequentemente um mate mais fácil de preparar.

Por esta composição diferenciada, é difícil ver um mate argentino que fique entupido na hora de sugar o líquido com a bomba.

Já no Uruguai, o consumo de erva-mate com composição com menos palitos é mais volumosa. E por isso, o mate uruguaio acaba sendo bastante parecido com o chimarrão do sul do Brasil.

Contudo, os utensílios, principalmente a cuia utilizada, são diferentes do que no Brasil. Mas mesmo assim, ao tomar o mate uruguaio é possível perceber que a erva-mate é mais fina, e a experiência muda quando comparado ao mate argentino.

Qual o melhor? Mate Argentino ou Mate Uruguaio?

Como tudo nessa vida, não há como dizer qual o melhor mate, ou outra bebida preparada com a erva-mate. Pelo contrário, por aqui estamos sempre inovando e convidando as pessoas a experimentar.

Assim, você deve sim entender as diferenças dos dois tipos de mate que existem. E caso você tenha alguma sensibilidade maior, já consegue identificar alguma bebida que não seria interessante para você.

Mas se você está aberto a novas experiências e novos sabores, o melhor é experimentar as diferentes formas de se preparar uma mesma planta para ser consumida. Busque uma erva-mate de qualidade, se possível compre a cuia específica para mate, e tenha a melhor experiência com cada uma das bebidas.

Onde comprar erva-mate Argentina e Uruguaia no Brasil

Se você busca por erva-mate argentina, ou erva-mate uruguaia para tomar um mate, você deve encontrar um local de confiança para comprá-las. Por isso, pesquise lojas especializadas que possam oferecer produtos de qualidade para você.

É claro que você pode ir até um supermercado e procurar por uma erva-mate com embalagem descrevendo os produtos. Mas você terá menos trabalho e mais garantia de sucesso na sua escolha ao realizar suas compras com uma empresa que entende as diferenças de cada item disponível.

Por isso, convidamos você a conhecer a loja do Mate in Box, onde você encontrará erva-mate argentina e erva-mate uruguaia. E além disso, kits completos para o seu mate, chimarrão ou tereré.