Erva-mate Uruguaia: entenda tudo e saiba onde comprar

erva-mate-uruguaia

Você conhece a erva-mate do tipo uruguaia? Esta erva é diferenciada e vem sendo bastante apreciada no Brasil! Entenda tudo sobre ela no nosso blog!

Talvez você já saiba, mas existem diferentes tipos de erva-mate à disposição das pessoas em supermercados e principalmente nas lojas especializadas. Como o hábito de tomar chimarrão e tereré tem aumentado cada vez mais, surgem diversas formas de preparar as bebidas conforme o local em que você está.

No sul do Brasil, a tradição é tomar o chimarrão com água quente. Já em locais com mais calor, fica complicado inserir este hábito na rotina. Assim, o consumo do tereré cresce com maior força.

Assim como no Brasil, outros países consomem a erva-mate, e o Uruguai é um destes! Assim como a Argentina, o Uruguai possui uma tradição forte de tomar o famoso mate. Preparado em uma cuia pequena e arredondada, o mate Uruguaio é característico do país.

Por aqui, este estilo de cuia tem sido adotado também, e cada vez mais a erva-mate produzida no Uruguai desperta o interesse dos brasileiros.

Pensando nas características diferenciadas da erva-mate uruguaia, hoje vamos explicar em detalhes tudo o que você precisa saber sobre a erva-mate uruguaia.

Erva-mate uruguaia

Esta erva conhecida por ser repousada, é um dos tipos de erva-mate que você pode encontrar. Por ser menos consumida (até mesmo no Uruguai), a erva-mate uruguaia não é tão comum em supermercados. Assim, é mais interessante você buscar por lojas especializadas se tem interesse nesta erva-mate.

Diferente da erva-mate argentina que é bastante palitosa, a erva-mate uruguaia é produzida com mais folhas e por isso sua granulometria é menor.

Contudo, o preparo da erva é bastante similar com aquele da erva-mate argentina. Esta é desidratada e triturada apenas depois de vários meses. Em média, a erva-mate uruguaia demora de 8 a 12 meses para ser finalizada.

Muito tempo depois do que uma erva-mate brasileira, que é processada completamente entre 48 e 72 horas.

Por isso esta erva-mate é conhecida como repousada. Outra forma comum de chamar a erva do Uruguai é dizer que ela é envelhecida. Neste caso, o termo se assemelha à forma como as pessoas se referem a bebidas alcoólicas como vinhos e whiskys que passam por este processo também.

Nesse sentido, a erva-mate uruguaia tem coloração mais amarelada, e não verde como a erva-mate do Brasil. 

Consumo de erva-mate no Uruguai

erva-mate-uruguaia

Se existe um costume praticado pelos uruguaios, este é tomar mate. Ao andar pelas ruas no país, é possível facilmente encontrar diversos locais tomando mate durante a semana e claro, também aos finais de semana.

Algo interessante, e diferente do chimarrão tomado no Brasil, é que o mate do Uruguai é quase individual. Em uma roda de amigos ou familiares, é possível que diversas cuias estejam com seu mate preparado, afinal não é normal que as pessoas a dividam em uma grande roda.

Assim, o Uruguai se torna um grande consumidor de erva-mate. E a erva-mate uruguaia é diferenciada, pois tem características únicas conforme mencionamos acima.

Infelizmente não há uma história bem desenhada que conte de onde surgiu realmente o hábito e forma de preparo do mate. Assim, resta confiar no que é contado de geração para geração, e seguir com o hábito saudável e cheio de cultura.

Como já citamos acima, Argentina e a região sul do Brasil são os outros dois países que possuem este hábito também. Cada país aprecia a bebida de uma forma, mas de fato ter um kit de erva, bomba e erva-mate em casa é quase que uma regra.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre a Cuia Uruguaia!

Porque a erva-mate produzida no Uruguai é amarelada

Como você já sabe, quando falamos no processo de produção de erva-mate uruguaia, os passos que acontecem são diferentes do que no Brasil. Na verdade, basicamente o que muda é o tempo em que a erva fica “maturando”.

No caso da erva do Uruguai, este processo leva meses, enquanto que no Brasil pode levar apenas 2 dias. Por isso, a erva-mate do Uruguai é amarelada e chamada de repousada.

Como consequência dos meses de repouso, o sabor da erva-mate uruguaia também é diferente, sendo mais amarga do que a verde brasileira, por exemplo. De forma bastante similar é a produção da erva mate da Argentina, que também é amarelada e repousada.

Composição da erva-mate uruguaia

O tipo de erva-mate produzida no Uruguai tem seu sabor e aspectos característicos, sendo mais forte e amarga do que a erva-mate do Brasil.

Isso acontece pelo processo de repouso e concentração do sabor da erva-mate. A erva-mate do Uruguai possui uma alta concentração de folhas, diferente da argentina que conta com palitos em sua composição.

Sabendo desta composição diferenciada, já é possível imaginar que a experiência ao provar a erva será diferente do que a erva brasileira ou até mesmo a argentina.

Entenda o que é uma erva-mate que passa pelo processo de repouso: O que é uma erva-mate repousada?

Onde comprar erva-mate uruguaia no Brasil

A erva-mate do tipo uruguaia não é facilmente encontrada no Brasil. Isso acontece por ser específica do Uruguai e não ser tão consumida por aqui.

Portanto, a sua melhor opção será encontrar uma loja especializada para comprá-la. É claro que indicamos a loja do Mate in Box. Afinal, temos diversas opções das melhores erva-mate uruguaia para você escolher, além de toda a comodidade de fazer a sua compra completamente online.

E sem esforços, receber sua nova erva-mate no endereço que quiser.

Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura de erva-mate Uruguaia no Mate in Box!