Como são feitas as cuias de porongo

Você sabia que as cuias de porongo são as mais comuns por quem toma chimarrão? Entenda a origem deste fruto, e as etapas para o seu processo de fabricação até chegar às suas mãos!

O que você verá neste texto:

Muitas pessoas costumam tomar chimarrão em cuias de porongo, mas não sabem exatamente como funciona o processo de fabricação. Além disso, tantos outros não sabem que o porongo se trata de um fruto na verdade. E este é tratado para que se transforme no conhecido porongo das cuias de chimarrão.

Pensando nisso, no texto de hoje vamos abordar todos estes pontos para que você entenda tudo sobre as cuias de porongo!

As cuias de porongo são as mais comuns

As cuias de porongo são bastante comuns para os amantes de chimarrão. E de fato, uma dúvida bastante grande que existe é como são feitas as cuias de porongo. Isso porque esse é um material muito tradicional para a fabricação das cuias de chimarrão.

natural histories: 500 years of rare scientific illustrations from the american museum of natural history archives – the marginalian dragon pharma steroids how to take useful progress pictures

Muitas pessoas dizem que uma cuia de porongo até passa um sabor diferenciado para a bebida. Preparado com erva mate e água quente, o chimarrão servido na cuia de porongo tem um toque ainda mais especial.

Assim, para que a experiência de tomar chimarrão seja ainda mais completa, você pode adquirir uma cuia de porongo e apreciar todo este sabor.

O que é o Porongo

O porongo é um fruto não comestível de tamanho grande, e é composto por uma casca grossa e sementes em seu interior.

Por ter origem natural, o porongo pode ter diferentes formatos e tamanhos, variando também os tipos de cuia de porongo que existem. 

Além disso, a cuia de porongo requer alguns cuidados especiais quanto à sua limpeza. Isso é importante para evitar acúmulo de mofo na cuia, que deve ser limpa sempre que o chimarrão não for mais consumido.

Saiba mais: Minha cuia mofou, e agora? Como tirar mofo da cuia?

cuia-de-porongo

A mudança de cor e sabor do chimarrão na cuia de porongo

Como já mencionamos, o sabor do chimarrão é diferente se servido em uma cuia de porongo. Afinal, se trata de um fruto, e é possível perceber que a cor do porongo vai mudando conforme o tempo passa. 

Afinal, a erva-mate é uma planta com coloração verde escura e que libera pigmentação no recipiente onde é servida. 

Por isso, alguns consumidores de chimarrão dizem que é preciso “curtir” a cuia de porongo até que o sabor ideal seja alcançado.

De onde surgiu o porongo: entenda a linha do tempo

O fruto utilizado para confeccionar cuias de chimarrão e outros tipos de recipientes tem seu uso há muito anos na América do Sul.

Considerando isso, a teoria mais aceita é de que a planta chegou até as Américas através do Oceano Atlântico, com origem no continente da África.

Esta conclusão foi possível em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia. Eles comprovaram que o DNA do porongo das Américas é muito similar ao DNA do fruto Africano.

Foi através deste estudo que eliminou-se a teoria de que o porongo teria se espalhado através da Ásia para o restante do mundo.

Assim, há 10 mil anos, o porongo começou a ser utilizado pelos povos indígenas para transporte de líquidos e alimentos. E depois, quando o hábito de tomar chimarrão começou a se espalhar, o fruto passou a ser utilizado para este fim também.

Para que você entenda melhor como funciona o plantio e beneficiamento do fruto até virar uma cuia de chimarrão, explicamos em mais detalhes abaixo.

cuia-de-porongo-1

Como são feitas as cuias de porongo: 7 etapas importantes

  1. A plantação acontece entre julho e setembro;
  2. Em janeiro a primeira colheita é feita;
  3. Processo de raspagem;
  4. Processo de beneficiamento do porongo
  5. Corte no formato da cuia de chimarrão;
  6. Lixação do bocal e interior do porongo;
  7. Procesos de acabamento.

cuia-de-porongo-2

Entenda abaixo as etapas em mais detalhes:

A plantação do porongo acontece entre os meses de julho a setembro, com poucos registros em outubro. Depois de alguns meses, em janeiro, acontece a primeira colheita do fruto.

Depois da colheita é feito um processo de raspagem manual ou com escovão de aço, para que a cor amarelada característica seja conferida ao fruto.

É nesse momento que inicia-se o processo de beneficiamento do porongo e o fruto é transformado em cuia.

O porongo é, então, cortado na parte de cima, que já tem o formato da cuia de chimarrão. Após uma etapa de passagem de uma corrente natural de ar para o fruto não rachar, é realizada a limpeza do interior do porongo.

Então uma etapa de lixação acontece no bocal e no interior do porongo, fazendo com que tenha a textura bem lisa como são as cuias de chimarrão.

Para finalizar é realizado um acabamento com uma cera de polir e um motor de alta rotação. Dessa forma, a cuia ganha um brilho uniforme na sua superfície, e o resultado é uma cuia de chimarrão lisa e polida.

Conclusão

Agora que você já sabe como são feitas as cuias de porongo, é possível entender os motivos de existirem cuidados específicos com as cuias fabricadas neste material.

Afinal, é preciso tomar algumas precauções para manter este fruto natural bem conservado, e garantir o sabor diferenciado para o chimarrão.

Se você está buscando uma cuia de porongo e outros itens essenciais para um bom chimarrão, acesse a loja do Mate in Box e adquira os seus!