was successfully added to your cart.

Carrinho

O porongo é o material mais utilizado para produzir cuia de chimarrão. Entenda a origem deste fruto, e as etapas para o seu processo de fabricação. Por isso, descubra como são feitas as cuias de porongo a partir daqui:

Como são feitas as cuias de porongo?

As cuias de porongo são bastante comuns para os amantes de chimarrão. E de fato, uma dúvida bastante grande que existe é como são feitas as cuias de porongo. Isso porque esse é um material muito tradicional para a fabricação das cuias de chimarrão.

Muitas pessoas dizem que uma cuia de porongo até passa um sabor diferenciado para a bebida. Preparado com erva mate e água quente, o chimarrão servido na cuia de porongo tem um toque ainda mais especial.

Assim, para que a experiência de tomar chimarrão seja ainda mais completa, você pode adquirir uma cuia de porongo e apreciar todo este sabor.

Nesse sentido, vamos explicar como são feitas as cuias de porongo, como este tipo de cuia surgiu, e quais as etapas do processo de produção das cuias de porongo.

O que é o Porongo

O porongo é um fruto não comestível que tem tamanho bastante grande, e é composto por uma casca grossa e sementes em seu interior.

Por ter origem natural, o porongo pode ter diferentes formatos e tamanhos, variando também os tipos de cuia de porongo que existem. 

Além disso, a cuia de porongo requer alguns cuidados especiais quanto a sua limpeza. Isso é importante para evitar acúmulo de mofo na cuia, que deve ser limpa sempre que o chimarrão não for mais consumido.

Para completar, como já mencionamos, o sabor do chimarrão é diferente se servido em uma cuia de porongo. Afinal, se trata de um fruto, e é possível perceber que a cor do porongo vai mudando conforme o tempo passa. 

Afinal, a erva-mate é uma planta com coloração verde escura e que libera pigmentação no recipiente onde é servido. Por isso, alguns consumidores de chimarrão dizem que é preciso “curtir” a cuia de porongo até que o sabor ideal seja alcançado.

De onde surgiu o porongo

O fruto utilizado para confeccionar cuias de chimarrão e outros tipos de recipientes tem seu uso há muito anos na América do Sul.

Considerando isso, a teoria mais aceita é de que a planta chegou até as Américas através do Oceano Atlântico, com origem no continente da África.

Esta conclusão foi possível em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia. Eles comprovaram que o DNA do porongo das Américas é muito similar ao DNA do fruto Africano.

Powered by Rock Convert

Foi através deste estudo que eliminou-se a teoria de que o porongo teria se espalhado através da Ásia para o restante do mundo.

Assim, há 10 mil anos, o porongo começou a ser utilizado pelos povos indígenas para transporte de líquidos e alimentos. E depois, quando o hábito de tomar chimarrão começou a se espalhar, o fruto passou a ser utilizado para este fim também.

Para que você entenda melhor como funciona o plantio e beneficiamento do fruto até virar uma cuia de chimarrão, explicamos em mais detalhes abaixo.

Como são feitas as cuias de porongo: processo de transformação

A plantação do porongo acontece entre os meses de julho a setembro, com poucos registros em outubro. Depois de alguns meses, em janeiro, acontece a primeira colheita do fruto.

Depois da colheita é feito um processo de raspagem manual ou com escovão de aço, para que a cor amarelada característica seja conferida ao fruto.

É nesse momento que inicia-se o processo de beneficiamento do porongo e o fruto é transformado em cuia.

O porongo é, então, cortado na parte de cima, que já tem o formato da cuia de chimarrão. Após uma etapa de passagem de uma corrente natural de ar para o fruto não rachar, é realizada a limpeza do interior do porongo.

Então uma etapa de lixação acontece no bocal e no interior do porongo, fazendo com que tenha a textura bem lisa como são as cuias de chimarrão.

Para finalizar é realizado um acabamento com uma cera de polir e um motor de alta rotação. Dessa forma, a cuia ganha um brilho uniforme na sua superfície, e o resultado é uma cuia de chimarrão lisa e polida.

Conclusão

Agora que você já sabe como são feitas as cuias de porongo, é possível entender os motivos de existirem cuidados específico com as cuias fabricadas neste material.

Afinal, é preciso tomar algumas precauções para manter este fruto natural bem conservado, e garantir o sabor diferenciado para o chimarrão.

E aí, curtiu nosso blogpost e quer aprender mais sobre o mate? Segue a gente nas redes sociais! É só clicar em uma das imagens abaixo:

imagem para o facebook do mate in box
imagem para o instagram do mate in box
imagem para o youtube do mate in box
Selen Sousa

Author Selen Sousa

More posts by Selen Sousa

Leave a Reply